Os exercícios de boxe são cada vez mais populares e não apenas para os boxeadores em treinamento. A pessoa comum que nunca entrará em um ringue competitivo pode se beneficiar deste tipo de treinamento. Envolve cardio, agilidade e força. A aptidão para o boxe pode ser um novo desafio gratificante e divertido.
Quais os Benefícios do Boxe?
Com uma intensa cardio, treinamento de força, trabalho principal, agilidade e trabalho de pés, tudo em um só treino, como não poderia haver benefícios? Os adeptos dos exercícios de boxe têm bons motivos para se deliciar com eles. Estes são apenas alguns dos muitos motivos para tentar por si mesmo ou para oferecer boxe aos clientes:
Impulsionar a Saúde Cardiovascular
Um dos maiores benefícios do boxe é que ele melhora sua aptidão cardiovascular, o que por sua vez reduz seus riscos de doenças cardiovasculares, pressão alta, diabetes e outras condições crônicas.
De fato, um estudo chegou a descobrir que a classificação de um boxeador está correlacionada com a capacidade aeróbica . Aqueles que estavam mais bem classificados eram mais aptos.
A evidência vem de estudos de aptidão cardiorrespiratória em geral, mas de treinos de HIIT em particular. Os treinos de alta intensidade seguidos de um período de descanso são particularmente bons para o seu coração.
Um estudo examinou os participantes com excesso de peso e obesidade e descobriu que os treinos HIIT proporcionavam mais benefícios em menos tempo em comparação com os treinos de intensidade moderada.
Outros estudos comparando os treinos de intensidade moderada e HIIT constataram que a pressão arterial em particular responde melhor ao treinamento de alta intensidade.
Boxe define o corpo
O treinamento de força é outro componente importante das aulas de fitness de boxe. Muitas aulas fazem intervalos de trabalho de força alternados com o soco de um saco e outros movimentos técnicos. Mesmo quando os exercícios de boxe não incluem movimentos de resistência específicos, eles aumentam a força de todo o corpo.
Isto porque você precisa de todo o seu corpo para boxear. Lançar um soco corretamente envolve todo o corpo e a maioria dos grupos musculares. Você precisa de seu núcleo para se estabilizar, seu corpo inferior e quadris para girar e dar força ao soco e, é claro, a parte superior do corpo para dar o golpe.
Desenvolva a resistência
Um exercício de boxe não é fácil. É uma experiência intensa. Não importa qual seja seu nível de habilidade ou aptidão física, uma boa sessão de boxe deve colocá-lo na arena e ser muito desafiadora. Muitas pessoas gostam disso inerentemente, mas também é bom para sua condição física, pois aumenta a resistência e melhora a resistência.
Se você assiste regularmente às aulas de boxe, você achará mais fácil fazer exercícios mais longos e mais intensos. Os exercícios de boxe são grandes acréscimos aos planos de treinamento se você participar de eventos de enduro como corrida à distância e triatlos.
Peso saudável
Qualquer tipo de rotina física pode ser uma excelente forma de auxiliar na perda de peso ou na manutenção de um peso saudável. No entanto, está provado que o boxe supera outros tipos de exercícios para queimar calorias de forma eficiente.
Primeiro, é um exercício HIIT, que aciona o metabolismo para continuar disparando em todos os cilindros bem após o término da sessão. Depois, há o componente de força. À medida que você constrói músculos, você queima mais calorias o tempo todo.
Os exercícios de boxe são rápidos e desafiadores. Uma sessão de uma hora de duração pode queimar 600 ou mais calorias, dependendo de seu peso e nível de esforço.
Melhora o equilíbrio e a coordenação
O componente de agilidade do boxe é ótimo para o equilíbrio, enquanto que a punção melhora a coordenação mão-olho. Mesmo sem movimentos específicos do núcleo durante a parte de treino de força, o boxe constrói esses músculos. Os movimentos necessários para o boxe constroem a força do núcleo, o que, por sua vez, ajuda a um melhor equilíbrio.
Os clientes mais velhos e aqueles com necessidades particulares de saúde se beneficiam especialmente da força do núcleo e de melhorias no equilíbrio.
Estudos têm usado a terapia baseada no boxe para melhorar a coordenação e o equilíbrio em pacientes com Parkinson. Os exercícios de boxe modificados reduzem os riscos de quedas e lesões nesta e em populações similares.
Aptidão física
A aderência à aptidão física é um grande desafio nas academias e para todos os treinadores. Pode ser difícil manter as pessoas voltando para mais treinos, por muitas razões. Quanto mais interessante e variada for a forma física, mais provável é que as pessoas se mantenham fiéis a ela.
O boxe é divertido, mesmo para as pessoas que não têm interesse em esportes violentos. Quando a única coisa atingida é um saco e há riscos mínimos de segurança, qualquer um pode fazê-lo e a maioria desfruta dele.
Melhora Mental
Todos esses benefícios físicos são suficientes para encorajar a maioria das pessoas a experimentar o boxe, mas há mais. A natureza intensa do treino, o desafio físico e mental e a liberação de bater em algo com força contribuem para os benefícios de saúde mental dos exercícios de boxe:
- Reduzir o estresse e outras emoções negativas
- Encontrar liberação emocional em um ambiente seguro
- Levantar um mau humor depois de um dia difícil
- Dormir melhor à noite depois de um intenso exercício físico
- Ganhe autoconfiança ao enfrentar um desafio e se fortaleça