Você sabia que existem diversos benefícios do ciclismo, que vão desde a saúde até o condicionamento físico?
Portanto, se você estiver pensando em usar aquela bicicleta parada no armário, aqui estão alguns benefícios do ciclismo que o deixarão mais feliz, mais saudável e mais entusiasmado para continuar pedalando.
Quais os Benefícios do Ciclismo?
Fortalecimento Cognitivo
Uma revisão dos estudos de 2011 confirmou que o exercício aumenta a força do cérebro e ajuda a evitar a doença de Alzheimer nos idosos e uma revisão da literatura científica realizada em 2017 sobre os benefícios do exercício no tratamento do Alzheimer concluiu o mesmo – que o exercício melhora a função cognitiva e ajuda a retardar o declínio.
Crianças são ainda mais positivamente impactadas pelo tempo na bicicleta e que o exercício pode ajudar a controlar questões como o distúrbio do déficit de atenção.
Recuperação mais rápida
Um estudo descobriu que pacientes idosos com dores no joelho e osteoartrite realmente melhoraram sua condição quando o ciclismo foi introduzido em suas rotinas, provando que à medida que envelhecemos, o tempo de exercício – mesmo apenas girando alguns minutos por dia – pode ser extremamente benéfico.
Melhoria da saúde do coração
O ciclismo também é ótimo para sua saúde – embora não só porque você goste muito de pedalar (embora essa seja uma ótima razão, também!). Um estudo mostro que pessoas mais ativas diariamente tinham 31% menos chances de desenvolver pressão arterial alta.
Outro estudo de 2018 no British Journal of Sports Medicine descobriu que fazer exercícios físicos pode reduzir a pressão arterial alta tanto quanto os medicamentos prescritos. Não descarte seus remédios ainda, mas considere adicionar mais viagens suadas ao seu plano de treinamento com a aprovação do seu médico.
Maior Atratividade
Os ciclistas eram vistos como mais inteligentes e mais frios do que as outras pessoas, e disseram que um ciclista seria seu atleta preferido em um encontro às escuras.
Menos gordura
Não deveria ser uma surpresa que a perda de peso seja um dos grandes benefícios do ciclismo regular, mas é preciso repeti-lo. Sim, a dieta é um componente muito importante para a perda de peso e de gordura, mas a ciência mostra que o exercício também é útil.
Diminuição do risco de câncer
A manutenção de um peso saudável, exercícios regulares e uma dieta consciente (pense: muitas folhas verdes, proteínas magras e grãos saudáveis) ajudam a diminuir o risco de câncer.
Aqueles com um nível mais alto de aptidão física à medida que se aproximavam da meia-idade estavam com um risco menor de câncer de pulmão e colorretal.
Maior Autoestima
Não é surpresa que o exercício em geral (e o ciclismo em particular) ajude a melhorar sua autoestima. Ao terminar um treino realmente duro, seu corpo irá liberar um monte de hormônios que o farão sentir mais confiante.
Vida Mais Longa
De acordo com um estudo realizado em 2011 com os ciclistas do Tour de France, o ciclismo na verdade aumentou a longevidade dos corredores. Em média, os ex-profissionais viveram 81,5 anos em comparação com os 73,5 anos da população em geral: um aumento de 17%!
Um estudo sugeriu que até mesmo os passageiros ocasionais da bicicleta são beneficiados: Para os indivíduos que mudam do carro para a bicicleta, foi estimado que três a 14 meses de vida poderiam ser ganhos em comparação com as potenciais desvantagens do trajeto de bicicleta.
Outro estudo de 2018 mostrou que pedalar entre apenas um e 60 minutos por semana poderia reduzir o risco de morte precoce em até 23%.
Envelhecimento Mais Lento
Os pesquisadores descobriram que o ciclismo de alta intensidade (e outros treinamentos com intervalos de alta intensidade) pode ter grandes benefícios antienvelhecimento até o nível celular.
Um estudo de 2017 descobriu que as pessoas que faziam exercícios de alta intensidade tinham um aumento na capacidade mitocondrial.
Um declínio nas mitocôndrias pode levar ao declínio físico, de modo que quanto melhor suas mitocôndrias funcionarem, mais rejuvenescidas você estará – todo o caminho até o nível celular.