A equipe feminina do Brasil no esqui cross-country fez história e conseguiu garantir vaga nos Jogos Olímpicos de Inverno Milano Cortina 2026. O país conseguiu o feito com Jaqueline Mourão e Eduarda Ribera, com uma vaga garantida no feminino e outra no masculino.
O desempenho histórico do Brasil no cross-country chama atenção não apenas no cenário esportivo tradicional, mas também nas plataformas digitais, onde casas de apostas acompanham de perto o avanço. Jogue com responsabilidade.
Os Comitês Olímpicos Nacionais (CONs) têm a autoridade sobre a representação do país, portanto, cabe a eles definir os atletas selecionados. Como o COB garantiu presença nos dois gêneros, sendo no masculino Sub-23, teremos no mínimo dois representantes, mas é possível conquistar mais vagas pelo ranking de nações.
Milano 2026: o que já sabemos da competição?
Os Jogos Olímpicos de Inverno Milano Cortina 2026 serão realizado entre os dias 6 e 22 de fevereiro do próximo ano, na Itália, nas cidades de Milão e Cortina d’Ampezzo.
Será a terceira vez que o país recebe os Jogos Olímpicos de Inverno, depois de Cortina 1956 e Torino 2006. Agora, ocorre novamente em Cortina após 70 anos, além de agora contar com o peso da capital da moda.
Entre as novidades, será a primeira vez do esqui de montanha nos Jogos Olímpicos. Além disso, estarão presentes: esqui alpino, hóquei no gelo, esqui estilo livre, patinação de velocidade, patinação de velocidade em pista curta, esqui cross-country, patinação artística, snowboard, bobsled, skeleton, luge, salto de esqui, curling, biatlo e combinado nórdico.
Outro ponto para a competição foi a escolha do logo, realizada por votação popular. O logo vencedor recebeu 871 mil votos.
“Pense no gesto de uma criança. Um gesto simples, espontâneo que ganha vida em um vidro embaçado, revelando o que está por baixo e traçando o número 26 na superfície,” explicou o comitê Milano Cortina 2026.
A expectativa é de contar com cerca de 3.500 atletas, representando 93 nações, que disputarão medalhas diante de um público estimado em dois milhões.
A Cerimônia de Abertura está marcada para 6 de fevereiro de 2026, no Estádio San Siro, em Milão. A de Encerramento será no dia 22, na Arena de Verona.
Medalhas foram divulgadas
A organização das Olimpíadas de Inverno Milão-Cortina 2026 revelou como serão as medalhas da competição. Elas trazem o tradicional símbolo olímpico em um dos lados e, no verso, uma inscrição com o nome do evento e o local.
“Cada medalha, seja olímpica ou paralímpica, é uma história gravada em metal: ela fala de esforço, determinação, sacrifício e das esperanças daqueles que viveram para chegar ao pódio”, disse Giovanni Malago, presidente da Fundação Milano-Cortina 2026.
Durante os Jogos de Inverno, serão entregues 245 medalhas de ouro, 245 de prata e 245 de bronze. Nas Paralimpíadas, os atletas disputarão 137 medalhas em cada uma das três categorias.