O esqui estilo livre é uma forma de esqui que dá mais liberdade ao esquiador para ser criativo. É diferente de outros eventos de esqui, como o esqui alpino, devido à flexibilidade de cada evento.
Há múltiplas variáveis em jogo, incluindo: brainstorming de uma rotina, lidar com obstáculos (moguls), e até mesmo correr com outros ao mesmo tempo.
Como Funciona o Esqui Estilo Livre?
Há seis eventos diferentes no esqui livre: moguls, cross, half pipe, slopestyle, ballet de esqui e antenas.
O half pipe, o slopestyle, o ballet de esqui, as antenas e os moguls são todos eventos que são pelo menos parcialmente decididos pela capacidade do concorrente de realizar manobras criativas nos esquis.
Na metade do tubo, os atletas viajam pelo que parece ser um tubo sem a metade superior, e realizam truques. O esqui inclinado envolve descer uma colina coberta de obstáculos, como trilhos, enquanto executam voltas, giros e saltos.
O ballet de esqui é uma rotina de dança cronometrada feita em esquis, enquanto em uma superfície plana. Todos os itens acima são classificados pelos juízes, e a pontuação mais alta ganha.
Moguls também é um evento criativo, mas a velocidade também é levada em conta na pontuação. Os esquiadores descem uma colina coberta de magnatas (montes de neve) e executam dois saltos onde podem tentar uma reviravolta.
Sua pontuação é de 60% de curvas, 20% de velocidade e 20% de saltos aéreos. As curvas são uma medida pelos juízes de como o esquiador manteve seu corpo reto enquanto passava pelos magnatas.
Os saltos aéreos são também baseados no juiz e são classificados tanto em dificuldade quanto em forma. A velocidade é simplesmente o quão rápido o percurso foi concluído.
O esqui cross é o único evento de estilo livre que não tem um vencedor escolhido pelos juízes. Os esquiadores competem simultaneamente descendo uma colina, tentando ser os primeiros a cruzar a linha de chegada.
História do Esqui Estilo Livre
O esqui freestyle é uma disciplina mais moderna no reino dos esportes de esqui, outros dos quais têm uma longa história que remonta a centenas de anos.
O esqui livre se desenvolveu a partir destes esportes mais antigos, como o esqui alpino e o downhill, e assim, é natural que muitos dos primeiros praticantes do esqui livre tenham vindo dos países onde estas primeiras formas de esqui foram popularizadas.
As evidências de praticantes de esquiadores que realizam manobras aéreas podem ser rastreadas até o início do século XIX, onde atletas de países como Noruega, Áustria e Itália (de onde surgiu o esqui alpino) eram registrados realizando cambalhotas e outros truques em esquis.
Na década de 1920, os esquiadores nos Estados Unidos já tinham adquirido o hábito de fazer voltas, giros e outros truques, muito parecidos com seus colegas europeus. Ao longo da década de 1930, o estilo livre começou lentamente a se desenvolver em seu próprio esporte de esqui, abrindo o caminho para futuras competições.
A prática do esqui livre começou a ganhar destaque nas décadas de 1950 e 1960. Em 1952, depois de ganhar duas medalhas olímpicas no esqui alpino, o esquiador norueguês Stein Eriksen montou alguns dos primeiros espetáculos de esqui acrobático de todos os tempos, cobrando US$1.000 para aqueles que desejavam assistir e ver suas acrobacias aéreas.
O esqui livre decolou nos Estados Unidos nos anos 60, em conjunto com movimentos sociais que enfatizavam a liberdade de expressão e a libertação da autoridade estabelecida.
A prática do esqui freestyle ganhou um apelido carinhoso nos Estados Unidos, com praticantes se referindo a ele como “hotdogging”.
Ao longo dos anos 60 e 70, o “hotdogging” cresceu em popularidade, com a primeira competição de esqui freestyle a ser realizada em 1971. Entretanto, foi impedido de se tornar um verdadeiro esporte profissional devido a uma série de lesões de atletas.
O súbito aumento do esqui livre chamou a atenção de organizações de esqui do mundo inteiro e, em 1979, a modalidade foi oficialmente reconhecida pela Fédération Internationale de Ski (FIS), também conhecida como a Federação Internacional de Esqui.
A FIS tentou regular o novo esporte do esqui livre a fim de reduzir alguns de seus elementos mais perigosos, e em 1980, foi realizada a primeira Copa do Mundo FIS.
Confira: