O jab no Boxe é um golpe simples de executar, tornando-a o soco mais importante de um boxeador. O golpe leva muito pouca ou nenhuma energia para arremessar, e sendo o mais próximo do alvo, geralmente é o tiro mais rápido para pousar.
Um bom soco é importante por uma série de razões e o ajudará a ganhar rodadas ao ultrapassar seus adversários, além de interromper seu ritmo e ocupar sua visão.
Além disso, o jab também pode ser utilizado como uma forma de criar, manter e fechar a distância entre você e seu oponente. O poder do jab vem do tempo, velocidade e precisão, ao contrário da força bruta exigida de muitos outros socos.
Como Funciona o Jab no Boxe?
Embora seja pouco provável que cause um nocaute ou qualquer tipo de dano palpável (a menos que seja pousado repetidamente), o jab é uma ótima maneira de fingir e avaliar a reação de seus oponentes, ajudando-o a prever como eles respondem aos ataques.
Além disso, o jab no boxe é uma boa maneira de encontrar seu alcance e ditar o ritmo da luta. Este é um tiro que pode ser dado mesmo que você esteja fora de alcance, a fim de distrair os oponentes e mantê-los adivinhando.
Os golpes nos braços e nas luvas têm uma maneira de agitar os oponentes e causar-lhes pânico, tornando-os assim mais propensos a se colocarem em uma posição vulnerável.
Lançar um jab no boxe de forma eficaz tem tudo a ver com intensidade, colocação e instalação.
É importante equilibrar os dois pés com as mãos para cima e os cotovelos para dentro e lançar para frente como um chicote. Geralmente, você vai querer que seu punho comece na vertical e torça para a horizontal após o impacto. Torcer seu corpo é opcional, pois o soco pode ser jogado apenas com o braço, às custas da força.
Mantenha seus cotovelos aconchegados para proteger seu corpo e evite telegrafar seus socos. Ao arremessar, certifique-se de atirar seu ombro para frente enquanto torce para criar um belo estalido de modo que seu ombro toque sua mandíbula. Fazendo isso, você terá o máximo alcance para fora de seu golpe e também protegerá seu queixo com seu ombro.
No boxe, a maioria dos lutadores tem o pé voltado para fora na mesma direção que os quadris, permitindo maior torque ao pisar, mas tenha em mente que se você é um praticante de Muay Thai, você vai querer manter seus quadris quadrados durante a maior parte do tempo.
Oh, e por favor, não exagere e coloque muito peso sobre seu pé dianteiro: você corre o risco de se jogar para fora de posição e ser contrabalançado.
Falhas comuns no Jab no Boxe
Há uma série de problemas comuns que podem ocorrer quando se joga um jab:
- Há uma vontade de tentar e bater com muita força. O desejo de jogar o soco com força muitas vezes resulta na transferência do peso do boxeador para a perna dianteira. Isto tem o efeito de prejudicar o equilíbrio e torná-lo muito vulnerável ao contra-ataque. Lembre-se, o soco muitas vezes será jogado à medida que você avança, então jogar o peso na perna dianteira é um risco muito alto!
- O soco é “telegrafado”, ou seja, eu adversário consegue ler o seu movimento. Estes movimentos são muitas vezes a elevação do cotovelo para o lado ou o punho caindo levemente, ambos os quais são dados por brindes mortos.
- O boxeador permite que o soco se torne um movimento da parte superior do corpo. Certifique-se de que a rotação da parte superior do corpo seja gerada pelo empurrão da perna dianteira.
Um soco bom e confiável vale o aprendizado. Suspeito que se você perguntasse a qualquer boxeador concorrente qual mão ele ou ela preferiria dispensar, seria a mão que não fosse a do jab, ainda que este seja o braço fisicamente mais forte.