OTênis de Mesa paralímpico é uma adaptação do tênis de mesa para atletas com uma gama de deficiências. O esporte segue as regras estabelecidas pela ITTF (Federação Internacional de Tênis de Mesa) com algumas modificações para jogadores em cadeira de rodas. Os atletas são classificados de acordo com suas deficiências nas classes de deficiência de Classe 1 a 11.
As partidas de tênis de mesa paraquedismo incluem cinco conjuntos de onze pontos cada e são geralmente jogadas no melhor dos cinco formatos. O esporte foi incluído nas Paraolímpicas de Verão em 1960 em Roma e, desde então, competiu regularmente. O primeiro Campeonato Mundial do esporte foi realizado em 1990 na Holanda, depois em 1998 e depois organizado a cada quatro anos.
Como Funciona o Tênis de Mesa Paralímpico?
O tênis de mesa faz parte de todos os Paraolímpicos desde os primeiros Jogos realizados em Roma, em 1960, e é um dos oito esportes originais. Não fez sua estreia nos Jogos Olímpicos quase 30 anos depois, em Seul 1988.
A competição de tênis de mesa paraolímpico incluiu eventos individuais e duplos, com um máximo de três classes por gênero em cada um deles.
O primeiro Campeonato Mundial de Tênis de Mesa paralímpico só foi realizado muito depois de sua introdução aos Jogos Paraolímpicos e foi realizado em Assen, na Holanda, em 1990.
Equipamento
As cadeiras de rodas utilizadas no esporte têm duas rodas grandes e uma roda pequena. As cadeiras de rodas podem ter uma ou no máximo duas almofadas cuja altura é limitada a 15 cm.
Em eventos de equipe e de classe, o corpo do jogador acima dos joelhos não deve estar preso à cadeira, pois isso poderia melhorar o equilíbrio.
Os mesa-tenistas paralímpicos usam camisas leves de mangas curtas ou sem mangas com shorts ou um par de calças.
Área de jogo
O espaço de jogo não deve ter menos de 14m de comprimento e 7m de largura e o piso não deve ser de concreto nas competições internacionais.
Em eventos de cadeira de rodas, o comprimento da mesa deve ser de pelo menos 40cm da linha final da mesa; o espaço de jogo deve ter cerca de 8m de comprimento e 6m de largura e o piso pode ser de concreto, ao contrário de outros eventos.
Curiosidades do Tênis de Mesa Paralímpico
- O tênis de mesa foi incluído nos primeiros Jogos Paralímpicos em Roma, em 1960, 28 anos antes de o esporte fazer sua estreia olímpica. Consistia em 11 medalhas, seis para os homens e cinco para as mulheres.
- Todos os eventos eram para atletas em cadeiras de rodas, até que os Jogos Paralímpicos de Toronto 1976 incluíram os primeiros eventos para jogadores de pé. Agora o esporte inclui uma gama de atletas com deficiências físicas e intelectuais.
- O tênis de mesa foi inventado na Grã-Bretanha na década de 1880. Jogado pelas classes altas, o jogo era jogado na mesa de jantar, utilizando artigos domésticos para equipamentos. As pessoas usavam pilhas de livros como rede, uma rolha de champanhe como bola e tampas de cigarro como taco. Em 1900, o esporte estava evoluindo rapidamente e crescendo em popularidade como um esporte organizado.
- Os jogos são jogados como o melhor de cinco conjuntos de 11 pontos cada. De fato, o tênis de mesa paralímpico segue muitas das regras básicas em relação ao equipamento, processo de jogo e pontuação em sua versão encorpada. Uma diferença é que existem regras especiais com relação à parte do saque da bola em algumas classes. Sob as regras olímpicas, a bola deve ser colocada na palma da mão aberta, jogada no mínimo 16 cm no ar e golpeada. No tênis de mesa paralímpico, onde isso não é possível, a bola pode ser arremessada colocando-a sobre o cotovelo ou sobre a raquete.
- A polonesa Natalia Partyka e a australiana Melissa Tapper competiram nos Jogos Paralímpicos e Olímpicos Rio 2016. Partyka, quatro vezes campeã paralímpica de simples, também competiu nos Jogos Olímpicos de Londres 2012 e Pequim 2008.
- Os atletas de tênis de mesa paralímpicos são agrupados em 11 classes de acordo com o impacto de sua deficiência em seu desempenho: cadeira de rodas (classes 1-5), em pé (classes 6-10) e deficiência intelectual (classe 11). Dentro das classes de cadeira de rodas e de pé, quanto menor o número, maior o impacto da deficiência sobre a capacidade de competir de um atleta.
- As dimensões da mesa e da rede usada no tênis de mesa paralímpicos são exatamente as mesmas dos Jogos Olímpicos, com uma modificação para jogadores que usam cadeiras de rodas; as pernas da mesa são fixadas pelo menos 40cm dentro da linha final, para evitar que os jogadores batam na mesa quando se aproximam dela.