Conhece os tipos de toque no voleibol?O vôlei é um jogo fantástico que usa sua coordenação e coloca sua aptidão física à prova.
A ideia é acertar a bola com as mãos de modo que a bola encontre um espaço vazio na parte adversária do campo e toque o chão, mas isto é conseguido usando diferentes tipos de toque no vôlei usando nossos antebraços e mãos.
Quais São os Tipos de Toque no Voleibol?
Os tipos de toque no voleibol mais comuns são o saque, a manchete, o levantamento e a cortada. Todas elas possuem características específicas e formas de executar.
Saque
O primeiro golpe em um jogo de vôlei é o saque. Dependendo da liga ou do nível daqueles que jogam, um saque pode ser por baixo, por cima, ou um saque tático.
Os saques por baixo usam um punho fechado ou a palma da mão aberta para bater a bola sobre a rede usando um movimento por baixo da mão. Este tipo de tacada proporciona mais loft do que outros saques.
Os saques por cima envolvem jogar a bola para cima no ar primeiro e bater a bola usando um movimento por cima da mão sem que seus pés saiam do chão.
No nível profissional, o saque com salto é usado para obter mais altura na rede e potência atrás da cortada, e envolve o mesmo movimento de braço e mão do serviço por cima da mão, mas os pés deixam brevemente a superfície da quadra enquanto você salta para bater a bola.
Manchete
Um dos acertos mais essenciais e básicos no vôlei é a manchete, um tipo de “passe do antebraço”, e normalmente usado como a primeira batida quando a bola passa por cima da rede para passar a bola para um companheiro de equipe.
Isto permite que a equipe se prepare para um ataque mais planejado de volta sobre a rede. Elas são divididas em dois tipos, regular e o mergulho.
A regular é usada quando a bola cai acima da cintura e não requer uma mudança significativa de postura para bater. Agora, o mergulho ocorre abaixo da cintura e requer uma posição mais baixa no chão para salvar uma bola de bater na quadra. Isto é mais usado depois de uma cortada do outro time, e ajuda a absorver o impacto da batida para permitir um melhor controle da bola.
Levantar
Um levantar é outra forma de passagem, que é tradicionalmente o segundo golpe após a batida. O levantamento envolve bater a bola no ar para alinhar a cortada perfeita para o terceira toque.
Esta forma de passe é o “passe aéreo”, que tipicamente usa os dedos em um movimento ascendente ou aéreo para direcionar a bola para mais perto da rede.
O objetivo é aproximar a bola o suficiente da rede para ser cortada, mas não tão perto que ela possa ser interrompida por um bloqueador no lado oposto da rede. Um levantador deve ser especialmente cuidadoso, pois o contato prolongado com a bola em um set pode se tornar no “carregar” da bola, resultando na perda de ponto.
Cortada
A cortada é um golpe usado para direcionar o vôlei com força para uma área específica da quadra. Após o levantamento ter colocado a bola no ar perto da rede, um membro da equipe pode pular no ar e usar a força de seus músculos do braço e do ombro para aumentar a velocidade da bola em direção a uma área da quadra adversária que não esteja defendida.
As cortadas podem ser entregues de duas maneiras: com a mão aberta, usando um movimento de “estalar” do pulso para colocar o giro superior na bola de vôlei para dificultar o retorno do adversário; ou entregues com o punho fechado, embora a palma aberta proporcione uma melhor capacidade de apontar a bola.