Conhece a famosa manchete no voleibol? O passe é a base do voleibol, pois é a forma como você vai realizar um ataque eficaz e é uma das habilidades mais importantes do voleibol.
A manchete no voleibol é o método de passe que é usado quando a bola está abaixo da cabeça e é tipicamente o primeiro toque dos três contatos.
Quando a bola está acima da cabeça, a maioria dos jogadores fará um passe com um levantamento iminente. Quando se trata de passar ou cortar a bola, a forma e o posicionamento de seu corpo é um fator muito importante.
Como Funciona a Manchete no Voleibol?
Ficar na Posição
É impossível fazer a manchete no voleibol com precisão se você estiver fora de posição.
Uma vez que a bola esteja indo na sua direção, chegue a um ponto que lhe permita estar atrás da bola antes que ela chegue. Seus quadris devem acabar virados para o alvo enquanto mantém a bola na frente.
Além disso, lembre-se de se mover com as mãos livres.
Movimentar-se com as mãos juntas em uma posição de colisão retarda significativamente seu movimento e resultará em você estar fora do lugar.
Ao invés disso, você deve dar o melhor de si para se mover em uma posição pronta (joelhos dobrados e peso para frente).
Posicione-se
A manchete perfeita começa com a base perfeita e a base é suas pernas e seus quadris.
Seus quadris devem estar de frente para seu alvo, seu peso deve estar ligeiramente para frente, e seus joelhos dobrados atléticos e a largura dos ombros separados.
Esta posição permite que você aponte a bola para seu alvo (para o levantador), enquanto mantém um forte sistema de apoio da parte inferior do corpo.
Criar a Base
A base é a criação de uma base estável e uniforme com seus braços para manchetar a bola de lá.
Esta base é criada juntando seus pulsos e antebraços para criar uma superfície plana.
Há dois tipos de bases para você experimentar, pois cada pessoa prefere um estilo ou outro baseado em seu nível de conforto:
- Mãos juntas, uma em cima da outra voltada para cima.
- Bola de uma mão em um punho e enrole a outra mão ao redor dela.
- Independentemente da posição da mão que você escolher, você deve procurar manter sua plataforma o mais plana possível.
Ao puxar os cotovelos em direção ao corpo, mantendo a posição da mão e do braço, você também manterá as coisas agradáveis e planas.
Além disso, não tente entrelaçar seus dedos enquanto escolhe a posição das mãos, pois isto leva muitos a encravar ou quebrar os dedos e é uma forma ineficiente de fazer uma plataforma.
Preparar para o contato
Este é o ponto onde tudo deve estar alinhado e pronto para bater a bola de vôlei.
Sua base deve ser plana, seus ombros e quadril devem estar de frente para o alvo, seus joelhos devem estar ligeiramente dobrados e você deve se sentir forte na parte inferior do corpo.
Fique Baixo
O contato com a bola deve ocorrer ao redor da altura da cintura. Entretanto, não se deve chegar à altura da cintura para chegar à bola.
Isto fará com que você se incline para frente e sua plataforma será agora perpendicular ao piso em vez de quase paralela a ele.
Você deve estar abaixando o corpo dobrando os joelhos e os quadris, quase como se estivesse sentado.
Passe
Às vezes, uma manchete no voleibol se direciona sozinha enquanto a bola vem com tal força que ela salta com bastante firmeza.
Entretanto, se este não for o caso, você terá que fornecer alguma força própria para o seu passe de lance. Isto não é feito balançando para cima na bola.
Ao invés disso, você deve usar suas pernas para empurrar seu tronco em direção ao seu alvo enquanto move ligeiramente seus braços para frente e para cima através da bola.
Retomar Posição na Quadra
Uma vez que sua manchete no voleibol esteja completa, você deve reiniciar para uma posição apropriada para sua próxima jogada.
Se você for um jogador da zona de defesa, deve voltar à sua postura o mais rápido possível para se preparar para cobrir seus companheiros de equipe.
Se você estiver na zona de ataque, deve estar fazendo a transição para a cortada para se preparar para um possível levantamento a sua direção.