Este texto é para você que está em busca das melhores bicicletas para iniciantes. Esse é um equipamento super versátil para a prática da pedalada. E dependendo do seu objetivo, é possível escolher o modelo perfeito para pedalar casualmente ou para a prática do ciclismo.
Por isso, confira a seguir uma lista com as melhores bicicletas para iniciantes. Saiba o que você deve considerar na escolha do equipamento certo para atender suas necessidades. Além disso, veja também a resposta para dúvidas comuns relacionadas a esse equipamento.
Como escolher uma bicicleta para iniciantes?
Essa é uma decisão muito importante, de forma que, para tomá-la, você deve levar em conta uma série de fatores. Nesse sentido, fatores como o objetivo de usar o aparelho, suas características técnicas, nível de ajuste, marca e preço.
Objetivo
Em primeiro lugar, é muito importante pensar na modalidade de ciclismo que você quer fazer. Para pedaladas casuais, apenas para diversão ou nos fins de semana, por exemplo, é melhor optar por um modelo específico.
Já se você quer uma bicicleta de uso diário para trabalhar, um equipamento mais robusto é recomendado. Agora, no caso de querer competir, ou encarar o ciclismo seriamente de forma esportiva, o melhor é apostar em uma bicicleta profissional. Assim, tudo é uma questão de avaliar o que você quer fazer.
Tipo de bicicleta
Existem vários tipos de bicicletas disponíveis no mercado hoje em dia. Entre os principais estão, por exemplo:
- Bicicletas de estrada;
- Bicicletas de montanha;
- Além disso, bicicletas híbridas;
- Bicicletas de cidade;
- Bicicletas elétricas;
- Entre outras.
Assim sendo, você precisa escolher o equipamento focado no tipo específico de ciclismo que deseja fazer.
Ajuste
Esse é outro detalhe que faz toda a diferença na escolha das melhores bicicletas para iniciantes. A estrutura do modelo escolhido precisa se ajustar em seu corpo de forma adequada. Dessa forma a bike deve ser confortável e segura para atender suas necessidades.
Nesse sentido, é fundamental avaliar se os seus componentes estruturais são ideais para você. Isso inclui, por exemplo:
- O tamanho ideal de quadro, conforme sua altura. Para pessoas de 1,65 a 1,71 metros, o melhor é que ele seja pequeno. Já se você mede entre 1,72 e 1,76 metros, o quadro deve ser médio. Entre 1,77 e 1,82 metros, o melhor é o tipo grande e para 1,83 e 1,90 metros, o indicado é o extra grande;
- A altura de selim confortável. Existem três tipos básicos de bancos, sendo eles de passeio, esportivo e de desempenho. O primeiro é focado para ciclistas casuais. Já o segundo é para pedaladas técnicas e difíceis. Por fim, o terceiro é para uso diário;
- Os mecanismos de mudança de marcha. Quanto mais marchas uma bicicleta tiver, maior o nível de conforto na pedalada e as opções de velocidade dela;
- Os tipos de freio, que podem ser de V-Brake, mecânico ou hidráulico. O primeiro é o mais simples e barato, mas não tão forte. Já o segundo é mais resistente, sobretudo em terrenos mais difíceis. Por fim o terceiro é recomendado para uso constante.
Qualidade e durabilidade
As melhores bicicletas para iniciantes devem oferecer, independentemente do modelo, garantia de qualidade e durabilidade. Para isso, é preciso escolher um equipamento que tenha uma boa marca, em uma loja qualificada e que lhe dê garantia para a compra.
Disponibilidade de assistência técnica
Complementando o tópico acima, esse aspecto diz respeito a garantia de assistência oferecida no local onde você comprar sua bicicleta. Assim sendo, verifique como o local trabalha com esse tipo de questão, para que você fique bem assessorado se necessário.
Preço
Por fim, é necessário que você tenha um valor pré-estabelecido para comprar o equipamento ideal. Após escolher o tipo de bicicleta que melhor atenderá suas necessidades, avalie o valor do modelo, conforme sua relação custo-benefício.
Como escolher as melhores bicicletas para iniciantes?
Agora é hora de você conferir quais são as melhores bicicletas para iniciantes disponíveis na atualidade.
Caloi Vulcan Câmbio SunRun
A Caloi é uma marca tradicional no mercado de bikes. E esse modelo tem um design prático, quadro de alumínio, amortecimento e freio eficiente. Além disso, o equipamento conta com 29 marchas e selim anatômico e ajustável:
- Vantagens: modelo ideal para uso no dia a dia, eficiente e confortável;
- Desvantagens: não há acessórios extras inclusos, o que acaba a tornando muito básica;
- Onde comprar: em sites como Amazon, Americanas e Shoptime.
Bicicleta Elétrica Liberty Lithium
Seguindo a lista de melhores bicicletas para iniciantes, esse é um modelo super confortável e prático. Com quadro de alumínio, essa bike conta com motor de alta potência, permite várias alavancagens, conta com sinalizador e painel eletrônico:
- Vantagens: vários recursos de potência e velocidade, além de conforto e segurança;
- Desvantagens: bateria mais pesada e design esportivo feito para curtas distâncias;
- Onde comprar: você a encontra em sites como Amazon, Magazine Luiza e Americanas.
Mountain Bike Sense One
Esse é um modelo focado em oferecer alta performance para a pedalada esportiva. Dessa forma, ele tem quadro de alumínio, suspensão dianteira de 100 mm de curso e 21 marchas. Por fim, a bicicleta tem ainda freios hidráulicos que proporcionam mais segurança:
- Vantagens: design anatômico com excelentes recursos de performance esportiva;
- Desvantagens: opções limitadas de regulagem para maior conforto do ciclista;
- Onde comprar: disponível na Amazon, Decathlon e Netshoes.
Bicicleta Urbana KSW aro 29
Entre as melhores bicicletas para iniciantes urbanas, esse modelo se destaca. Esse equipamento tem quadro de alumínio, freios V-Brake suspensão dianteira. Outro diferencial é o seu aro de tamanho 29 e suas 24 marchas:
- Vantagens: excelente custo-benefício, com conforto e qualidade para o dia a dia;
- Desvantagens: trata-se de um modelo limitado apenas para pedalar em terrenos leves;
- Onde comprar: disponível na Amazon, Americanas e Netshoes.
Sense Activ – Aro 700 – 27V
Esse é um modelo de bicicleta híbrida focada em pedaladas urbanas. Seu quadro é de alumínio e seus freios são hidráulicos. Ela conta com transmissão Shimano de 27 velocidades, freio a disco hidráulico e acabamento em aço para maior durabilidade:
- Vantagens: bicicleta bastante versátil, com recursos para pedalar em vários locais;
- Desvantagens: custo mais elevado em comparação a outros modelos da lista;
- Onde comprar: você a encontra em sites como a Amazon, Carrefour e Magazine Luiza.
Bicicleta MTB KLS Sport Gold
Por fim, esse é um modelo mais básico, mas com ótima relação custo-benefício. Essa bicicleta conta com freio a disco mecânico para maior segurança, além de quadro de alumínio. Seu selim é super confortável, e ela possui também trocador de marchas Grip Shift:
- Vantagens: um dos melhores custos do mercado com relação aos seus benefícios;
- Desvantagens: feita especificamente para uso recreativo e trilhar curtas;
- Onde comprar: disponível na Amazon, Americanas e Shoptime.
Dúvidas
Por fim, veja alguns esclarecimentos de dúvidas sobre as melhores bicicleta para iniciantes.
Existem melhor marca de bicicleta para iniciantes?
De forma geral, o mais importante é escolher um modelo que tenha bons recursos. Mas há algumas marcas que se destacam nesse sentido, como por exemplo:
- Caloi;
- Sense One;
- RockRider;
- Groove.
Como escolher o tamanho certo da bicicleta?
O mais importante é que você siga a seguinte relação:
- Bicicletas pequenas (15’’), são ideais para pessoas de até 1,71 metros;
- Já as médias (17’’) devem ser usadas para quem tem até 1,76 metros;
- Bicicletas grandes (19’’) é para quem tem até 1,82 metros;
- Por fim, bicicletas extra grandes (21’’) é para pessoas até 1,90 metros.
Qual o diferencial da bicicleta para iniciante?
Os modelos de bicicleta desse tipo se destacam pelo maior conforto, funcionalidades básicas ideais para suas necessidades, vários recursos de ajuste e melhor custo-benefício.
Qual os melhores acessórios para bicicleta para iniciantes?
O mais indicado é que esse tipo de bicicleta tenha alforjes, sinalizadores, retrovisores, para-lamas e campainha. Além disso, compartimentos para armazenar água também são muito úteis.
É necessário usar capacete ao pedalar?
Mesmo não sendo algo permitido por lei, o uso do capacete é muito importante para ciclistas de todos os níveis. Isso faz toda a diferença para a segurança das pessoas e a proteção de forma geral. Assim, ele se torna indispensável.
Como manter uma bicicleta para iniciante em boas condições?
Alguns cuidados simples para isso farão toda a diferença. Entre eles se destacam, por exemplo:
- Manter o equipamento devidamente limpo e ajustado;
- Fazer revisões periódicas em suas peças mais importantes;
- Além disso, respeitar as características e especificidades da bicicleta;
- E claro, contar com profissionais de confiança para suporte e eventuais consertos.
Confira: