Um pênalti no futsal é concedido após uma infração grave ou intencional da regra na área de penalidades pela equipe defensiva.
Ele pode ser concedido independentemente da posição da bola, se a falta da equipe defensora for cometida na área do pênalti, porém não é concedido para infrações que exigem um pontapé livre indireto.
Como Funciona o Pênalti no Futsal?
- O pênalti pode ser cobrado por qualquer jogador do time ofendido no campo de jogo no momento da ofensiva.
- Todas as penalidades devem ser de um passo, ou seja, o jogador só pode dar um passo antes de chutar a bola.
- Todos os jogadores devem permanecer atrás da linha do meio campo, até que a bola seja chutada.
- Se um gol não for marcado, o jogador que chutou a bola não deve jogá-la novamente até que ela tenha sido tocada por outro jogador. A bola será considerada em jogo logo após ser chutada e se mover para frente.
- O goleiro adversário pode APENAS se mover lateralmente na sua própria linha de gol entre a postes de gol, até que a bola seja chutada.
Prorrogação e os Pênaltis
- As horas extras consistirão em UM período de “gol de ouro” de 3 minutos. O primeiro time a marcar um gol vencerá o jogo. A escolha dos finais e o pontapé inicial será decidido por um lançamento de moeda.
- Se o jogo permanecer empatado no final do período de prorrogação, o jogo prosseguirá para um tiroteio de 3 pessoas.
- Se o placar permanecer empatado após os primeiros três (3) lances de cada equipe, uma vitória súbita o tiroteio ocorrerá no qual o jogo será ganho se, após QUALQUER número igual de tiros, o empate
- está quebrado. A ordem de pontapés e jogadores envolvidos é restrita aos jogadores na quadra em o fim do período de horas extras.
Confira: