Conhece a história do Muay Thai? O Muay Thai é o esporte nacional da Tailândia com raízes originárias do uso militar que remontam a cerca do século XIII, durante a época do Reino Sukhothai.
O Muay Thai é conhecido como a “Arte dos 8 membros” porque faz uso de 8 pontos de contato, a saber, socos, cotovelos, joelhos e chutes.
Isto o diferencia de outros esportes de combate stand-up como boxe (2 pontos – punhos) e karatê (4 pontos – punhos e pés). Atualmente, o Muay Thai é praticado e competido não apenas na Tailândia, mas também em todo o mundo.
O que é o Muay Thai ou boxe tailandês?
“Muay” significa “boxe” em tailandês, então Muay Thai é literalmente boxe tailandês. Tomando elementos do Muay Boran, as artes marciais tradicionais tailandesas, o Muay Thai como um esporte de combate moderno foi formalizado pela primeira vez no início do século 20.
O esporte foi influenciado pelo boxe britânico, onde regras codificadas e o anel de boxe foram colocadas em prática. Durante este período, os lutadores também abandonaram o embrulho das mãos com cordas (“Kard Chuek”) e começaram a usar luvas de boxe nas competições.
O Muay Thai é um esporte marcante, com dois competidores no ringue jogando socos, cotovelos, joelhos e chutes um no outro. Também são permitidos golpes, varreduras e arremessos.
Além do contato de 8 pontos, uma diferença chave entre o Muay Thai e muitos outros esportes de combate stand-up é sua ênfase em elementos tradicionais como o ritual de dança pré-luta conhecido como Wai Kru Ram Muay, o vestido de cabeça (Mongkon) e a música Sarama que acompanha cada luta.
Leia este guia final do Muay Thai para descobrir tudo o que você precisa saber sobre o esporte.
Qual a História do Muay Thai?
A história de Muay Thai pode ser traçada historicamente até a dinastia Sukhothai da Tailândia por volta do século XIII. Como registrado na história tailandesa, o primeiro exército tailandês nasceu de uma necessidade de defender o reino e os soldados foram ensinados tanto a combater armados como desarmados. Com o tempo, a evolução desta arte marcial nos deu Muay Boran e Muay Thai como a conhecemos hoje.
Devido às guerras com reinos e tribos vizinhas ao longo dos séculos, Muay Thai tornou-se um modo de vida para o povo do Sião (como a Tailândia costumava ser chamada). Uma das histórias mais famosas de Muay Thai veio através do grande Nai Khanom Tom, durante o período Ayutthaya.
O conto narra como Nai Khanom Tom derrotou 9 combatentes birmaneses, um após o outro, durante sua prisão após o reino do Sião ter sido sitiado. O evento histórico (meio mergulhado no mito) é agora celebrado como o dia Muay Thai, que acontece todos os anos no dia 17 de março.
Durante a era do Reino Rattanakosin (por volta do século XVIII – início do século XX), o Muay Thai tornou-se formalmente um esporte nacional onde regras e regulamentos foram introduzidos.
A Era Sukhothai
Em 1238 (anos budistas), o primeiro exército tailandês foi criado na cidade do norte de Sukhothai, sendo o Sião sua capital. A história registrada mostra que a necessidade de defender a cidade capital foi gerada por muitas guerras travadas entre tribos e reinos vizinhos.
O exército siamês foi criado para proteger o governo e seus habitantes dentro da cidade e aldeias vizinhas. Os soldados foram ensinados a combater corpo a corpo e a usar armas, assim como a usar o corpo inteiro como arma. Seu treinamento foi o que eventualmente evoluiu para Muay Thai e Krabi Krabong.
O aprendizado das artes militares ou “Muay Thai” ficou enraizado na cultura do povo siamês primitivo. Com a constante ameaça de guerra, os centros de treinamento começaram a aparecer lentamente em todo o reino. Estes foram os primeiros acampamentos Muay Thai. Os jovens praticavam a forma de arte por várias razões: autodefesa, exercício, disciplina; monges até mesmo instruíam em muitos templos budistas, passando conhecimento e história de uma geração para a outra.
Como o Muay Thai se tornou popular entre os pobres e o povo comum, ele também se tornou um produto básico necessário para a alta classe e a realeza. Os dois filhos do rei Phokhun Sri Em Tharatit, o primeiro rei de Sukhothai, foram enviados para aprender no centro de treinamento Samakorn. A idéia comum era que bons guerreiros faziam líderes corajosos e isto os prepararia como futuros governantes do reino.
A universidade Phokhun Ram Khamhaeng recebeu o nome do escritor do primeiro texto antigo de Muay Thai. Ela está localizada em Bangkok, junto com a Autoridade Esportiva da Tailândia.
Era Krungsri Ayutthaya
Com muitas guerras sendo travadas entre os países em desenvolvimento da Tailândia, Birmânia (Myanmar) e Camboja, o desenvolvimento de grandes exércitos tornou-se necessário para proteger e garantir a sobrevivência do reino tailandês.
Os jovens foram treinados na guerra em centros de treinamento em todo o país, dedicando-se a aprender o combate corpo a corpo, a espada, o bastão e o bastão (“Krabi Krabong”).
O Centro Phudaisawan de espadas e braços de vara tornou-se o mais famoso destes centros de treinamento e foi considerado como o equivalente de uma faculdade ou educação universitária.
Era do Rei Naresuan
O rei Naresuan adorava Muay Thai e competições de luta. Ele acabaria se tornando uma lenda Muay Thai, apelando para os homens que haviam sido espancados e deslocados pelos guerreiros birmaneses para se tornarem batedores e soldados de guerra da selva que eventualmente libertariam a Tailândia de seus ocupantes birmaneses por volta de 1600.
Era do Rei Narai
Durante esta era o Muay Thai tornou-se um esporte nacional, desenvolvendo as tradições fundamentais que permaneceriam as mesmas durante os próximos 400 anos. O Mongkong (faixa de cabeça) e o pa-pra-jiat (braçadeira) foram ambos introduzidos e o primeiro “anel” foi feito colocando uma corda no chão em um quadrado ou círculo como uma área de luta designada.
Os lutadores usavam cordas e fios de cânhamo como coberturas de mão que envolviam as mãos e os antebraços. Um líquido espesso e rico em amido era às vezes usado para amarrar os fios e tornar a superfície de golpe mais dura. Agora, 400 anos depois, a TWINS é a fabricante número 1 da Tailândia de equipamentos Muay Thai.
Nas primeiras lutas profissionais, os lutadores não se igualavam pelo peso, altura, experiência ou idade. Não havia limites de tempo nas lutas; elas continuaram até que houvesse um vencedor definido.
Os campeões locais representavam sua cidade ou vila, e muitas vezes lutavam em nome de homens de negócios ricos ou da realeza como forma de resolver disputas.
Perder uma luta muitas vezes resultava na perda da face do lutador e/ou homem de negócios. Jogar em jogos Muay Thai era tão popular naquela época quanto é agora nos estádios de todo o país.
Era do Rei Prachao Sua
O rei Prachao Sua adorou competir em Muay Thai. Ele era conhecido por participar de torneios em pequenas cidades e vilarejos disfarçado de plebeu. Como ninguém o reconhecia como Rei, ele foi autorizado a participar de um torneio contra vários lutadores notáveis.
De acordo com a lenda, ele derrotou três lutadores chamados Nai Klan Madthai (Punhos Matadores), Nai Yai Madklek (Punhos de Ferro) e Nai Lek Madnok (Punhos Fortes). O “Rei Tigre” foi forçado a se disfarçar porque o povo tailandês tem um respeito tão grande por seu Rei que, por respeito, ninguém teria lutado contra ele.
Prachao Sua amava tanto o esporte que fez seus dois filhos, os príncipes da Tailândia, estudar Muay Thai, lutar com espadas e lutar com lutas. Durante este tempo, o Departamento de Boxe Real foi fundado com a responsabilidade de encontrar e recrutar homens dignos para lutar como entretenimento para a realeza e se tornar guardas em Thani Lir, a corte real.
Como guardas reais, eles também receberam a tarefa de treinar os membros da realeza em combate e Muay Thai, já que ainda estavam em guerra com o Camboja e a Birmânia.
Era Thonburi
Durante este período conhecido como a Era Thonburi, a Tailândia começou a ver a paz e o reino estava sendo lentamente reconstruído.
O treinamento em Muay Thai era geralmente para os soldados no exército e um passatempo favorecido para aqueles que não o eram. Com a nova paz encontrada no país, o esporte começou a se tornar mais competitivo.
Os acampamentos se igualavam aos melhores lutadores e se agarravam uns aos outros para se divertir. Como ainda não havia regras formais, elas duravam até que um vencedor claro fosse deixado de pé.
Era Ratanakosin
Na época do reinado de Rama I, Muay Thai havia se tornado uma arte de luta nacional e foram introduzidas regras e regulamentos. O esporte havia se tornado parte integrante das celebrações e festividades em todo o país. O comprimento de cada rodada era medido por um coco com um pequeno buraco que flutuava na água.
O enchimento do coco com água e o afundamento até o fundo do barril significava seu fim, embora ainda não houvesse limite para o número de rounds por luta. Os combatentes continuaram a lutar até que um vencedor claro fosse escolhido, ou uma pessoa fosse deixada de pé.
Muay Thai Moderno
Muay Thai tem crescido ao longo dos anos desde o período da Primeira Guerra Mundial para se tornar um esporte de combate amado e praticado em todo o mundo.
O Muay Thai moderno engloba elementos do boxe tradicional, incluindo o uso de luvas de boxe acolchoadas, 3 a 5 rounds com limite de tempo, regras definidas e acontecem dentro de um anel (plataforma quadrada).
O Muay Thai toma grande parte de suas greves e técnicas do antigo Muay Thai, também comumente conhecido como Muay Boran. O Muay Boran foi criado principalmente para o combate corpo a corpo durante a guerra. Conforme o esporte evolui, técnicas perigosas do Muay Boran que podem ser mortais tornaram-se proibidas no Muay Thai, tais como golpes nas articulações ou na parte de trás da cabeça.
Além das variações de socos como vistas no boxe ocidental (por exemplo, golpes, cruzes, ganchos, uppercuts), chutes, cotovelos e joelhos são usados no Muay Thai. Os golpes, varreduras e lançamentos também são usados estrategicamente no Muay Thai moderno para torná-lo uma arte de combate completa.
Devido ao contato de 8 pontos, o esporte provou ser uma das artes mais eficazes de stand-up striking e praticado por muitos artistas marciais mistos.
Os estádios de Lumpinee e Rajadamnern em Bangkok são considerados como as arenas mais prestigiosas de Muay Thai. Lutadores, locais e estrangeiros, aspiram a competir nos estádios.