Por mais crucial que seja treinar com outros e um instrutor de qualidade, há muitos benefícios em treinar Muay Thai sozinho – e todos deveriam, de vez em quando.
Ele permite que você se concentre em si mesmo, em vez de um parceiro ou instrutor. Nestas sessões calmas e retrospectivas, você pode afinar as técnicas que aprendeu na aula e na luta para estar melhor preparado para a coisa real.
Como Treinar Muay Thai Sozinho?
Uma das grandes coisas do treinamento sozinho é que você não está à mercê do ritmo de outra pessoa. Há um tempo para ir, e há um tempo para diminuir um pouco a velocidade.
Ao desacelerar, você é capaz de se ajustar e reajustar de acordo com o que você precisa, algo que nem sempre pode ser concedido em termos de tempo nas aulas em grupo. Ao levar as coisas um pouco mais devagar, você pode se reunir mentalmente e anotar melhor seus erros e formas que precisa melhorar.
Mas não se engane: desacelerar não significa ir devagar. Ela simplesmente permite que você se identifique consigo mesmo e se mantenha enraizado na realidade. Você ainda deve se esforçar a 100% de uma forma ou de outra, seja em termos de potência, técnica ou velocidade.
Treine o que Precisa
Treinar sozinho é o momento de jogar seus movimentos favoritos de novo e de novo. Não só é divertido, mas você ganhará confiança para jogá-los durante as lutas e lutas. É também o momento de ser real consigo mesmo e trabalhar nas coisas em que você não é tão afiado.
A beleza de só ter que se preocupar com você mesmo é que você pode fazer uma broca vezes sem conta pelo tempo que quiser até acertar (ou pelo menos até ver alguma melhora).
Use as dicas que você aprendeu na aula e faça os movimentos repetidamente da maneira mais correta possível para fortalecer sua memória muscular para esses movimentos. Quanto mais você fizer isso, mais eficiente você se tornará nisso.
Use o Saco de Pancada
O saco de pancada é o melhor amigo do praticante solitário. Há inúmeros exercícios e exercícios que você pode fazer em um saco pesado, mas talvez um dos mais negligenciados seja apenas trabalhar na potência e no tempo.
Embora isto possa não parecer tão legal quanto rasgar combinação após combinação no saco, será uma completa mudança de jogo quando você for capaz de dar murros e chutes com mais força.
Com chutes, chute com a melhor forma que você conheça e volte à sua posição de luta. Respire fundo ou dois e repita. Isto permite que você dê 100% de esforço a cada chute, aumentando o limite da força que você pode dar.
O mesmo vale para os socos, joelhos e cotovelos. Não se esqueça que em uma luta, você marcará pontos nos combos rápidos, mas os nocauteamentos vêm dos tiros de força.
Da próxima vez que você tiver uma ou duas horas em suas mãos, vá para onde houver um saco pesado e um espelho. Filme-se para depois poder fazer críticas.
Como sempre, aqueça corretamente antes de treinar e arrefeça/alongue quando terminar. As sessões individuais podem fazer parte da jornada de todos e são uma ótima maneira de colocar em trabalho extra.
Exercícios para Treinar Muay Thai Sozinho
Pular corda
Além de uma corda de salto e algum espaço, você não precisa muito para fazer este exercício enquanto sua vida está em pausa.
Saltar corda ajuda você a se aquecer antes de passar a exercícios mais rigorosos. Também fortalece seus pés e tornozelos, o que os tornará mais resistentes a lesões enquanto chutam.
“Ele também nos ajuda a nos concentrar porque devemos nos concentrar no ritmo do movimento de nossos pés enquanto nossa mão gira a corda continuamente”. Isto também ajuda nosso cérebro e nosso nervo a funcionar, se feito regularmente”. Com o tempo, nossos vários órgãos funcionarão de forma mais harmoniosa”.
Se você não tiver uma corda de salto, você pode obter alguns dos mesmos benefícios ao imitar os movimentos.
Bloqueio e chute de Combos
Esta é outra técnica de Muay Thai que você pode fazer em casa sem nenhum equipamento.
Comece pelo shadowboxing como se você estivesse bloqueando chutes para a esquerda e para a direita. Enquanto você está em pé, com o outro para bloquear, mantenha essa posição por três segundos, e depois lance um chute de empurrão (ou teep, em tailandês).
Depois de executar suas combinações, trabalhe em seus chutes. Alguma vez você já teve alguém que pegou seu chute no sparring? Isso é exatamente o que você quer emular.
Faça um chute, imagine alguém pegando-o e segure-o lá por 10 segundos ou mais, se puder. Alterne entre pontapés esquerdo e direito.
Socar e Correr
Ao treinar Muay Thai sozinho, é recomendado exercícios de socar e correr. Durante a primeira rodada, faça três minutos de golpes de jab-cross retos com sprints de intervalo. Durante os primeiros 30 segundos de seu sprint, pense nisso como uma corrida. Durante os próximos 30 segundos, corra o mais rápido que puder.
Faça isso durante dois rounds – e se os rounds de três minutos não forem suficientes, então aumente o tempo para cinco minutos por round.
Abdominais
Além de serem conhecidos por seu incrível condicionamento, os atletas tailandeses também são conhecidos por seus abdominais.
Felizmente, não é genética – você só tem que se comprometer a fazer centenas de abdominais todos os dias. E, como você está isolado em casa, você tem muitas razões para chegar a esses números.
Os abdominais ajudam a prevenir lesões na coluna vertebral e podem reduzir as dores nas costas. Eles também ajudam o corpo a se mover melhor, seja em pé, andando ou sentado.
Por fim, os abdominais sentados ajudam a aumentar a eficiência ao praticar outros esportes ou apenas se exercitar”. Comece com uma meta de 200 abdominais, e veja se você pode trabalhar até 500 por dia.