A pontuação no boxe é feito pelos juízes e cada round. Na pontuação olímpica, cinco juízes pontuam com base em socos, registrando eletronicamente cada soco.
Na Pontuação Profissional dos EUA, três juízes pontuam a cada rodada, geralmente dando dez pontos ao vencedor e nove ao perdedor, com 10-10 para um empate.
O boxe não tem um único órgão internacional de decisão e, portanto, existem vários tipos de boxe e pontuação de boxe em todo o mundo. Ao longo dos anos, dois tipos principais de pontuação têm sido usados em anéis de boxe profissional.
O método olímpico de pontuação por socos foi utilizado nos Jogos Olímpicos anteriores a 2016, bem como em alguns outros eventos de boxe amador.
O sistema de pontuação por socos é usado em organizações profissionais de boxe como a Associação Mundial de Boxe (WBA), Organização Mundial de Boxe (WBO), e também tem sido usado nas Olimpíadas desde 2016.
Como Funciona a Pontuação no Boxe?
Boxe Profissional
A pontuação no boxe profissional, como no WBO, WBA e WBC, é baseada no número de rounds ganhos por cada lutador. A maioria das lutas dura doze rounds.
Um grupo de três juízes de anéis pontua cada rodada, marcando cada rodada em uma escala de dez antes de escolher um vencedor e um perdedor, normalmente o vencedor recebe dez pontos, enquanto o perdedor recebe nove pontos.
Se os juízes acreditarem que a rodada é um empate, eles marcarão 10-10, enquanto que se acreditarem que um boxeador controlou dominantemente toda a rodada, eles podem marcar 10-8.
Os nocautes também podem mudar a pontuação. Se o lutador derrotado for derrubado uma vez em um round, o placar será 10-8, enquanto duas vezes será 10-7, e assim por diante.
Os nocautes de ambos os lutadores no mesmo round normalmente serão cancelados, resultando em um round de 10-9 a favor do boxeador que os juízes acharam melhor. Na pontuação profissional, os pontos podem ser deduzidos dos lutadores por golpes ilegais, tais como golpes na nuca ou abaixo do cinto, mesmo que o lutador ganhe o round.
Boxe Olímpico
Existem dois tipos de pontuação de boxe olímpico, um dos quais foi utilizado até os Jogos de 2016 e um novo sistema que tem sido utilizado desde então. A partir de 2016, o sistema de pontuação para o boxe olímpico mudou para se lembrar mais da pontuação profissional atual.
Agora, como no boxe profissional, a pontuação é calculada com base nas rodadas, com cada boxeador recebendo uma pontuação por seu desempenho nessa rodada em uma escala de 10 pontos. Como há cinco juízes, nenhum jogo de boxe olímpico pode terminar em empate.
No antigo sistema de pontuação olímpico, a pontuação não se baseava em rodadas, mas sim em socos acertados. Cinco juízes sentados anéis cada um tinha botões eletrônicos, e sempre que os lutadores davam um soco na cabeça do adversário ou na seção intermediária, os juízes pressionavam seu botão para registrar que o soco tinha pousado.
Os socos nos braços, abaixo do cinto ou atrás da cabeça não foram registrados. Para que o soco fosse contado oficialmente, pelo menos três dos cinco juízes tinham que apertar seus botões, registrando um soco.
No final da luta, que consistiu em três rounds de três minutos cada, o lutador com o maior número de socos foi declarado o vencedor.
Nocautes Comuns e Nocautes Técnicos
Os nocautes são uma das formas mais emocionantes de ganhar uma partida de boxe. Se um pugilista é eliminado pelo adversário durante um round, ele perde a luta.
Isto se aplica tanto ao boxe profissional quanto ao amador (olímpico). Se o pugilista for derrubado, ele tem dez segundos para voltar aos seus pés e estar pronto para lutar novamente. Se o pugilista não conseguir recuperar sua compostura dentro desses dez segundos, o árbitro terminará a luta por nocaute.
Se um árbitro ou médico considerar que um lutador é incapaz de continuar a luta devido a lesões ou razões de segurança, ele tem autoridade para parar a luta durante a ação ao vivo, concedendo a vitória a seu oponente. Isto é conhecido como um nocaute técnico.