Será que grávida pode fazer natação? Quando se trata de exercício durante a gravidez, nadar é uma das escolhas mais seguras e benéficas. Natação durante a gravidez oferece excelentes benefícios à saúde e à forma física, assim como alívio do estresse e prazer.
Dar algumas voltas de estilo livre ou talvez até mesmo um nado de peito é uma maneira divertida de obter algum exercício aeróbico de baixo impacto enquanto melhora sua circulação e aumenta seus níveis de oxigênio – exatamente o que seu corpo precisa quando você está grávida.
Nadar trabalha todos os músculos de seu corpo, e como você não tem peso na água, é um exercício que você pode continuar com segurança e conforto durante toda a sua gravidez.
Grávida Pode Fazer Natação?
Sim, grávida pode fazer natação, pois não há realmente nenhum perigo específico. Nadar é um esporte de baixo impacto onde não há risco de queda ou lesão de alto impacto.
Por outro lado, tome cuidado extra ao caminhar em um deck da piscina molhado e escorregadio ou ao sair da piscina. É uma boa ideia usar as escadas da piscina quando estiver grávida.
Quando é que nadar não é seguro na gravidez?
Há algumas questões de segurança a serem levadas em conta quando se trata de nadar com um bebê no caminho.
Não é seguro estar imerso em água muito quente [e você deve] evitar banhos quentes, porque o superaquecimento pode causar complicações na gravidez, especialmente no primeiro trimestre.
Enquanto as piscinas com cloro são completamente seguras durante a gravidez, você deve garantir que qualquer corpo de água em que nade esteja limpo e não vai colocá-lo em risco de qualquer doença transmitida pela água. Isso não significa que você não possa nadar em lagos ou no oceano.
Você só quer ter certeza de que não vai entrar em nenhum tipo de água que possa estar contaminada de alguma forma. Por exemplo, mesmo exposições curtas à água infestada podem ser arriscadas.
Embora nadar seja geralmente considerado seguro, você deve sempre verificar com seu médico para obter autorização para qualquer tipo de exercício quando você estiver grávida.
Benefícios de nadar enquanto grávida
A natação é uma forma maravilhosamente suave de exercício de baixo impacto que pode aliviar muitas das dores e dores comuns da gravidez.
Nadar é um grande exercício em geral, pois tira a pressão das articulações que suportam o peso, de modo que seria o dobro para uma mulher grávida. Muitas mulheres ganham muito peso quando estão grávidas, o que coloca pressão adicional sobre as articulações que suportam o peso do corpo.
Muitas mulheres grávidas desenvolvem edema, inchaço relacionado à gravidez, em suas extremidades inferiores, que piora depois de ficar de pé e andar por longos períodos de tempo.
Assim, exercícios que não envolvam o suporte de peso não contribuem e podem até ajudar a aliviar parte desse inchaço. Alguns benefícios incluem:
- Alivia as náuseas, que podem ser agravadas por outras formas de exercício.
- Ajuda a mantê-lo frio durante o exercício e evita o superaquecimento.
- A flutuabilidade alivia a pressão da barriga do seu bebê e da parte inferior das costas, proporcionando um alívio muito necessário.
- Melhora a circulação sanguínea.
- Alivia o inchaço e o desconforto dos membros inferiores.
- Fortalece os músculos abdominais centrais.
- Alivia a dor nas costas.
- Pode melhorar a saúde cardiovascular e a flexibilidade.
- Pode levar a uma gravidez, parto e parto mais fáceis e suaves.
Qual trimestre é o melhor para nadar?
A natação é benéfica e geralmente segura durante todos os trimestres da gravidez. A água lhe dá mais flutuabilidade, permitindo-lhe continuar este esporte mesmo quando uma barriga crescente pode impedir que você participe confortavelmente de outros tipos de exercícios.
Muitas vezes, quanto mais adiante sua gravidez progride, mais difíceis se tornam os diferentes tipos de exercícios. A natação é a exceção, já que a água proporciona flutuabilidade, não importa quanto peso você ganhe. Portanto, o terceiro trimestre é um momento excepcionalmente benéfico para se entrar na água.
Mais tarde, durante a gravidez, é comum desenvolver dores no joelho, que são exacerbadas por subir escadas, e entrar e sair das cadeiras. À medida que você ganha peso, exercícios como caminhar subindo morros, subir escadas e agachar-se podem se tornar desconfortáveis ou simplesmente impraticáveis. Nadar pode ser uma maneira agradável de continuar ativo durante todos os nove meses.