Conhece as regras da esgrima? Cada partida de esgrima ou “combate” consistirá em períodos de três, três minutos de duração. As pontuações de cada indivíduo no final de cada jogo são baseadas na quantidade de pontos ou toques ganhos. Cada jogo começa da mesma forma.
O árbitro perguntará a cada indivíduo se ele está pronto, e ele deverá responder “sim” uma vez que tenha se posicionado na posição “en garde”.
Esta posição parece um joelho ligeiramente dobrado, com o pé dominante do indivíduo voltado para frente e seu pé não dominante, ou para trás, voltado na direção perpendicular. Isto significa que seus quadris estarão em um ângulo de pouco mais de 90 graus.
Ao se mover durante a partida de esgrima, os jogadores devem se mover seguindo o pé que está na direção que você deseja mover. Portanto, se você quiser se mover para frente, primeiro moverá seu pé dominante e depois seguirá para trás com seu pé não dominante.
Quais as Regras da Esgrima?
Pontuação
Para marcar quaisquer pontos na vedação, é preciso usar o movimento de esgrima. Um movimento de esgrima, em termos simples, parece um passo muito exagerado para a frente.
Diferentes esgrimistas têm diferentes formas e técnicas de esgrima, mas todos eles devem usar este movimento para se aproximarem de seu oponente, para que possam alcançá-los com sua espada e, portanto, potencialmente ganhar um ponto.
Quando um ponto tiver sido marcado ou um jogador precisar parar o jogo, o árbitro pode parar a partida dizendo “pare” e, portanto, deixando ambos os atletas saberem que devem baixar suas armas.
Ao contrário de outros esportes, a pontuação da esgrima depende da arma escolhida e utilizada pelo indivíduo.
Toda pontuação também é baseada na quantidade de toques que um participante individual fez dentro do prazo de três minutos. O esgrimista com a maior quantidade de toques ganhará, ou em circunstâncias especiais se um jogador tiver marcado cinco toques, ele ganhará automaticamente a disputa.
Por sorte, com a tecnologia moderna, a maior parte da pontuação para a esgrima é feita eletronicamente. Usando sensores no terno e no equipamento de cada participante, os toques podem ser avaliados usando um computador com base na colocação do toque.
Penalizações
Como qualquer esporte, as penalidades na esgrima normalmente decorrem de qualquer tipo de contato físico corporal. A esgrima é um esporte muito particular e, portanto, os participantes e árbitros levam qualquer violação muito a sério.
Outras penalidades na esgrima podem incluir, mas não estão limitadas a, falhas nas inspeções do equipamento, não seguir as diretrizes dos árbitros, ou até mesmo de atrasar o início da competição.
Na esgrima, um sistema de cartões é usado para dar e explicar a violação que foi cometida. O árbitro começará dando uma advertência verbal ao indivíduo que tenha violado as regras. Após a advertência verbal virá um cartão amarelo, vermelho ou preto, dependendo da gravidade da infração.
Tipos de Espadas
Florete
A primeira e mais simples arma que pode ser usada na vedação é conhecida como o florete, a arma mais pesada que pode ser usada em esgrima, e é tipicamente a maior. Para que um indivíduo marque um ponto ou toque com o florete, ele deve tocar seu adversário ao lado da ponta da espada antes de ser atingido.
Como os esgrimistas de florete podem ganhar pontos por tocarem seus oponentes em qualquer lugar do corpo, é extremamente importante para o árbitro certificar-se de que eles não estão ganhando pontos por tocarem o chão.
Sabre
Quando um esgrimista usa um sabre para participar de uma partida de esgrima, ele tem a capacidade de usar qualquer parte de sua espada para ganhar um ponto. Isto significa que, ao contrário do florete ou espada, eles não estão limitados a ganhar pontos apenas usando a ponta de sua arma.
Dito isto, o esgrimista só pode usar qualquer parte da lâmina para acertar seu oponente. Como esta quantidade extra de espada pode ser usada, alvos mais específicos devem ser atingidos para que um ponto possa ser contado.
Ao usar um sabre, os esgrimistas devem acertar ou a cabeça, os braços ou o tronco para que seu toque possa ser contado para pontos.
Espada
No uso da espada, o esgrimista deve não apenas certificar-se de que usa a ponta de sua espada para tocar seu oponente, mas que ela também aterrissa no local apropriado. Além disso, deve-se tocar na virilha ou na área do tronco, caso contrário, não contará.
Para ajudar a distinguir estas regiões específicas nas quais o atleta deve se concentrar, normalmente um lamé cobrirá estas áreas. Um lamé é um material brilhante que sinalizará uma luz colorida quando um toque se qualificar para um ponto válido.
Dúvidas
Quais são os equipamentos de proteção utilizados na esgrima?
Os equipamentos de proteção utilizados na esgrima incluem uma máscara que cobre a cabeça e o rosto, uma jaqueta de proteção, luvas, protetores de antebraço e protetores de peito e coxa.
Como funciona o sistema de faltas na esgrima?
As faltas na esgrima são penalidades aplicadas quando um esgrimista comete uma infração às regras, como tocar na lâmina do adversário com a mão ou se mover além da área de combate. As faltas podem resultar em pontos para o adversário ou em desqualificação do esgrimista.