O ciclismo de estrada é a forma mais difundida e popular de ciclismo. De profissionais com contratos multimilionários, a ávidos amadores que participam de corridas locais, a crianças pequenas que passeiam pelo parque com seus pais, o ciclismo de estrada é um esporte popular em todas as idades e em todos os níveis de conhecimento.
Mais de um bilhão de bicicletas são usadas de alguma forma todos os dias em todo o mundo. Continue lendo para obter mais informações sobre esta disciplina no mundo do ciclismo.
Como Funciona o Ciclismo de Estrada?
A história do ciclismo de estrada está intimamente ligada às origens do ciclismo como um todo. A primeira bicicleta foi construída em 1817, e a primeira bicicleta moderna foi inventada em 1880.
O esporte das corridas em bicicletas fez um enorme progresso quando o primeiro sistema de corrente e arco foi construído em 1885, permitindo que os ciclistas subissem e baixassem suas engrenagens quando subiam colinas duras ou se deslocavam em apartamentos fáceis.
O primeiro Tour de France aconteceu em 1903, e o ciclismo de estrada fez parte dos primeiros Jogos Olímpicos. Desde então, o esporte tem gradualmente desfrutado de maior popularidade, experimentando uma explosão de admiração nos anos 90 e início dos anos 2000, quando os campeões americanos Greg Lemond e Lance Armstrong se tornaram mais conhecidos.
Superfície de Competição
O ciclismo nas estradas acontece, é claro, nas estradas! A maioria das corridas passa por uma combinação de ruas urbanas, estradas rurais, e até mesmo montanhas.
A corrida rodoviária mais famosa de todas, a Tour de France, acontece em um percurso que atravessa o país inteiro e tem etapas em estradas sinuosas de montanha, os icônicos Champs Elysee, e através de cidades controladas pelo tráfego.
Algumas corridas atravessam o terreno mais acidentado de cascalho e pedras de paralelepípedos, embora muito para o desgosto dos melhores ciclistas do mundo.
O vencedor do Tour de France Bernard Hinault chamou as corridas de paralelepípedos de “bobagem”. Como a maioria dos ciclistas de topo não gosta dessas superfícies irregulares, essas corridas têm caído gradualmente em desgraça hoje em dia.
Equipamento
O ciclismo de estrada requer relativamente poucos equipamentos, mas eles podem ser bastante caros.
- Bicicleta
- Capacete
- Roupa de ciclista
- Garrafa de água
Competição
As corridas de estrada profissionais são uma maravilha a ser contemplada. Os ciclistas correm para sair em boas posições mais cedo, depois tentam ficar atrás de outros cavaleiros para conservar suas energias.
Grandes quebras no “pelotão” (ou no pacote principal) acontecem em subidas e descidas épicas, e muitas corridas descem para sprints insanos nos quilômetros finais.
Enquanto os profissionais podem participar de corridas de etapa de um mês, os iniciantes farão bem em encontrar corridas de cerca de 30-60 minutos, e a maioria das corridas amadoras são de um dia.
Posições e Responsabilidades
Em grandes corridas de estrada, equipes de ciclistas se unirão em um esforço para colocar um membro da equipe no estande da vitória. O melhor ciclista da equipe, chamado de “líder” ou “capitão”, será aquele em torno do qual todos os outros se reúnem.
Os colegas de equipe secundários chamados “domestiques” farão tudo o que estiver ao seu alcance para ajudar o líder a vencer, inclusive deixando que o líder se desprenda deles, fazendo surtos insanos para quebrar o campo e até mesmo sacrificando sua própria atuação para ajudar o capitão a alcançar a frente da corrida.
Outros membros importantes de uma equipe de ciclismo incluem o chefe de equipe que é responsável por praticamente tudo durante a corrida; o treinador de equipe que treina os atletas e as estratégias; e os treinadores, o pessoal nutricional e médico, e até mesmo os massagistas.
Arbitragem
Os árbitros de ciclismo são chamados de comissários. Els têm enormes responsabilidades e, devido à imensa popularidade do esporte (especialmente na Europa), é um trabalho bastante estressante.
Os comissários nas grandes corridas trabalham 24 horas por dia, reunindo-se para discutir as tarefas do dia com antecedência, trabalhando para garantir a segurança e o cumprimento durante o dia de competição e, em seguida, voltando a se reunir para tratar de quaisquer violações das regras, incidentes especiais ou acidentes.
Há, é claro, árbitros de nível inferior, dos quais os comissários dependem para realizar as importantes tarefas de controle de tráfego, cronometragem e julgamento final.
Regras
As regras do ciclismo de estrada podem variar ligeiramente dependendo do tipo de corrida e da organização que a promove, mas as principais regras são as seguintes:
- Os ciclistas devem seguir as leis e sinais de trânsito.
- As bicicletas devem estar em boas condições de funcionamento e segurança.
- Os ciclistas devem usar capacetes protetores.
- Os ciclistas não podem se segurar em veículos ou outros ciclistas durante a corrida.
- Os ciclistas devem permanecer no percurso designado e não podem cortar caminho.
- Os ciclistas devem seguir as instruções dos comissários da corrida.
- Os ciclistas não podem ser empurrados ou ajudados por qualquer pessoa ou objeto durante a corrida.
- Os ciclistas não podem usar equipamentos que proporcionem uma vantagem injusta, como bicicletas motorizadas ou peças aerodinâmicas proibidas.
- Os ciclistas devem manter uma distância segura entre si e outros ciclistas para evitar acidentes.
- Os ciclistas não podem obstruir ou impedir outros ciclistas durante a corrida.
- Os ciclistas que infringirem as regras podem ser penalizados ou desqualificados da corrida.