O ciclismo no sentido esportivo é o termo usado para se referir às corridas com bicicletas. Existem vários tipos diferentes de ciclismo de competição, incluindo ciclismo de rua, ciclismo de pista, BMX, e mountain bike. O ciclismo é um esporte olímpico, e é também um dos esportes mais populares do mundo.

O Tour de France, o principal evento de ciclismo, traz 12-15 milhões de espectadores a cada ano, e é o maior evento esportivo do mundo.

O mundo do ciclismo é vasto e fascinante, portanto continue lendo para obter mais informações sobre tudo, desde a história do esporte até biografias sobre os melhores ciclistas de hoje.

O que é Ciclismo?

As bicicletas foram inventadas e popularizadas pela primeira vez no início do século XIX, e a primeira corrida de bicicletas registrada foi realizada em 1868, em Paris.

Esta corrida tinha 1,2 quilômetros de distância, e quando se compara com o Tour de France que tem mais de 3.000 quilômetros de comprimento (mais de 2.000 milhas), a primeira corrida de estrada foi pouco mais do que um sprint!

O esporte do ciclismo, particularmente as corridas de estrada, tornou-se popular internacionalmente muito rapidamente. Em 1903, uma corrida promocional para a revista francesa L’Auto foi realizada em seis etapas por toda a França.

Esta corrida acabaria se tornando o que conhecemos como o Tour de France. O ciclismo também foi realizado nos Jogos Olímpicos de verão desde que os jogos modernos começaram, em 1896.

Tipos de Ciclismo

Há muitas categorias diferentes de ciclismo, e cada uma é contestada em sua própria superfície única.

Existem dezenas de tipos de corrida formais e informais. Eles podem ser divididos em três categorias principais: ciclismo de rua, off-road e de pista.

Equipamentos

O ciclismo pode ser um esporte caro. Enquanto acessórios como garrafas de água e óculos de sol podem vir baratos, sua bicicleta, sapatos e capacete certamente não!

Dependendo de quão longe e onde você estiver pedalando, você pode precisar de diferentes quantidades de alimentos, líquidos ou roupas. Há algumas coisas essenciais que todo motociclista deve ter:

  • Bicicleta
  • Capacete
  • Garrafa de água
  • Óculos de sol ou óculos de proteção
  • Luvas
  • Meias-calças/calças
  • Camisa
  • Sapatos

Competição

Cada evento ciclístico se desenrola de maneiras incrivelmente diferentes. Por exemplo, como as provas de tempo são disputadas por uma única equipe ou corrida contra o relógio, os competidores devem aprender a se controlar e tirar o máximo proveito de seus corpos sem a ajuda da competição. As provas de tempo são esforços surpreendentes de vontade e velocidade individuais.

A maioria das provas de ciclismo tem “partidas em massa”, onde mais de centenas de competidores decolam da linha de partida de uma só vez. As largadas geralmente consistem em sprints para ganhar posição, porque se você não sair bem o suficiente, você pode se enredar antes que a corrida mal tenha começado!

As corridas mais longas podem jogar quase como jogos de xadrez, com diferentes equipes e corredores fazendo enormes subidas de colinas ou descidas a fim de se afastar do “pelotão”, a massa de ciclistas que seguem atrás do líder, e depois se aliviando novamente a fim de poupar suas forças para o resto da corrida.

A maioria das corridas de estrada acaba descendo para o arame, com vários ciclistas correndo o mais rápido que podem à medida que a linha de chegada se aproxima para ganhar uma vantagem de fração de segundo e agarrar a vitória.

Regras

A maioria das regras do ciclismo são bastante óbvias e autoexplicativas. Por exemplo, em geral, a primeira pessoa a cruzar a linha de chegada ganha, e você não pode derrubar seus adversários ou interferir com suas bicicletas.

Entretanto, existem algumas regras peculiares que definitivamente surgiram no passado. Por exemplo, embora possa ser óbvio para a maioria que você deve pedalar por conta própria, nem sempre foi tão claro!

Algumas pessoas realmente tentaram “pedalar” enquanto se agarravam a um carro dirigindo na beira da estrada para ajudá-las.

Autor

Previous

Quais São as Curiosidades da Esgrima?

Next

Qual a História do Ciclismo?