O combinado nórdico é um esporte que envolve saltos de esqui e esqui cross-country. Estas duas atividades são realizadas separadamente, mas são organizadas de forma a proporcionar um vencedor. A parte de saltos de esqui ocorre primeiro e os jogadores pontuam dependendo das distâncias que pulam.
Como resultado de suas pontuações, os jogadores começam a parte de esqui cross-country é escalonada com base em suas pontuações de saltos de esqui. Ele é um esporte internacional e um esporte olímpico.
História do Combinado Nórdico
O combinado nórdico se originou em meados de 1800. A primeira grande competição não ocorreu até 1892 em Oslo, Noruega.
A modalidade foi introduzida pela primeira vez nos Jogos Olímpicos de Inverno de 1942, e está nos jogos desde então. Originalmente, o esqui cross country era feito antes dos saltos de esqui. Estes dois eventos foram trocados nos anos 50.
Até recentemente, as competições femininas não eram aprovadas pela Federação Internacional de Esqui. Entretanto, em 2016 foram realizadas as primeiras competições e a Combinação Nórdica Feminina será incluída nos Jogos Olímpicos de Inverno de 2022.
Campo de Disputa
Primeiro, o tamanho do salto de esqui depende do evento. Há dois tamanhos de colinas no salto de esqui: colina normal e colina grande. A colina normal é de 90 metros enquanto a grande colina é de 120 metros.
Os participantes esquiam por uma longa pista com uma rampa no final. Quando a rampa chega ao fim, os esquiadores saltam e tentam voar o mais longe que podem, pousando em uma queda nevada.
O trecho de cross country acontece em uma pista completamente diferente. O esqui cross country ocorre em uma pista de neve montanhosa. O percurso é cheio de inclinações, declínios, curvas e retas.
Equipamento do Combinado Nórdico
Os atletas precisam de equipamento apropriado para dois eventos separados. Para participar, os jogadores precisam de esquis, amarrações, botas, óculos de proteção, roupas aerodinâmicas e proteção/cobertura para cada evento.
Para saltos de esqui, os competidores precisam de esquis longos e largos, óculos de proteção e capacetes. Enquanto isso, em cross country, os participantes usam esquis menores e mais ágeis, chapéus finos ou aquecedores de cabeça, e óculos de sol de desempenho.
Jogabilidade
O combinado nórdico começa com os saltos de esqui. Os competidores se revezam nos saltos, geralmente um ou dois saltos dependendo da competição. Eles saltam um de cada vez. Como resultado de seu salto ou distância de saltos, os competidores recebem uma pontuação.
Após os saltos de esqui, os jogadores se preparam para o evento de cross country. O competidor que teve a maior pontuação no salto de esqui começa primeiro o esqui cross-country. Dependendo da pontuação, os competidores são liberados de forma escalonada.
Os jogadores então trabalham para recuperar o terreno e vencer a corrida. O jogador que cruzar a linha de chegada primeiro ganha; não importa onde eles começaram.
Regulamentos do Combinado Nórdico
A principal regra na Combinação Nórdica é que o salto de esqui deve ser feito primeiro. Todos os jogadores devem começar seus saltos a partir da mesma distância.
Na parte do cross country, uma regra principal é que você deve permanecer dentro dos limites. Um jogador também pode ser desqualificado se receber assistência não autorizada, por impedir que outros competidores passem, por não terminar a corrida em seus esquis, ou por inúmeras outras razões.