O sistema defensivo do Handebol é comumente referido por um esquema tático de numeração que indica quantos defensores estão jogando perto da linha de 6 metros e quantos defensores estão jogando 2-3 metros acima do arco.

Como Funciona o Sistema Defensivo do Handebol?

Defesa 6-0

Este é o sistema defensivo do handebol a nível básico, no qual se baseiam os outras duas variantes:

Clássico

Usado pela maioria das equipes nos anos 70 e 80. Os 6 jogadores se movimentam ao longo da linha (usando passos laterais) junto com a bola e permanecem bastante passivos, a menos que um defensor precise impedir que seu adversário penetre na defesa ou bloqueie um chute.

Moderno

Baseado na versão clássica. Entretanto, junto com o movimento da bola, os defensores avançam para a linha de 9m para perturbar seu respectivo adversário. Quando a bola é passada adiante, o defensor volta para a linha dos 6m, enquanto outro defensor avança para encontrar o novo manipulador de bola.

Quando a bola se move da esquerda para a direita e para trás novamente, a defesa se move em um padrão de ondas para enfrentar a ameaça.

O 6-0 moderno é amplamente utilizado no handebol, principalmente por equipes europeias que podem confiar na altura de seus jogadores para bloquear chutes por costas opostas.

Defesa 5-1

Nesta defesa, 5 defensores permanecem perto do arco de 6 metros, enquanto um defensor permanece mais alto, geralmente perto do arco de 9 metros. Normalmente, este ponto do defensor está no centro e procura perturbar os jogadores ofensivos da retaguarda.

Defesa 3-2-1

Similar à defesa 5-1, exceto que os dois jogadores que defendem a retaguarda esquerda e direita também se estendem mais dos 6 metros a 7,5 metros tipicamente, de modo que estão mais prontos para se defender contra os saltos da retaguarda. (ou seja, 3 jogadores estão essencialmente na linha dos 6 metros, 2 jogadores estão a aproximadamente 7,5 metros e 1 jogador está a 9 metros; portanto, 3-2-1).

Como os jogadores ofensivos se movem de um lado para o outro, os defensores ficarão com os jogadores ofensivos atacantes por mais tempo do que ficariam em uma defesa de 6-0. Isto porque o nível desigual da defesa torna a transferência de responsabilidade mais desafiadora, pois há mais espaço aberto entre os defensores.

A vantagem deste sistema defensivo do handebol é que os saltos a 9 ou 10 metros são mais bem defendidos. A desvantagem desta defesa é que a abertura da defesa a torna mais propensa a avanços e é também mais exigente fisicamente. Esta defesa é frequentemente utilizada por equipes que são mais curtas e/ou mais rápidas do que seus adversários.

Defesa 4-2

Similar à defesa 5-1, exceto que dois jogadores permanecem na linha de 9m, geralmente defendendo contra a retaguarda direita e esquerda. Raramente utilizado.

Marcação

Similar à defesa 5-1, exceto que o defensor de ponto joga de homem para homem contra um jogador específico. Isto é semelhante a uma defesa “box-1” no basquete e é normalmente feito contra uma equipe na qual um jogador está fazendo a maior parte do placar.

Em alguns casos, o jogador marcado no ataque fica a cerca de 12 metros e deixa seu time jogar 5 contra 5. A lógica é que 5 em 5 é uma vantagem significativa para o ataque, já que cada jogador defensivo tem mais espaço ao redor do arco para cobrir. A marcação também pode ser feita em 2 jogadores, sendo o resultado semelhante a um 4-2.

De Homem para Homem

Uma defesa homem a homem estilo basquete, na qual cada defensor é designado a um determinado jogador para guardar, às vezes é usada como último recurso nos minutos de jogo minúsculos durante um jogo fechado.

Confira:

Autor

Previous

Quanto Tempo Dura uma Partida de Handebol?

Next

Como Funciona o Pivô no Handebol?