O Raquetebol é um esporte jogado em uma quadra com uma parede, dois ou quatro jogadores, raquetes e uma bola. Ele é semelhante ao tênis, handebol ou squash onde o objetivo é acertar a bola antes de dar um segundo pulo.
Os jogadores se revezarão para acertar a bola contra a parede. O objetivo é fazer com que a outra pessoa perca a bola. Se eles ganharem um ponto. O raquetebol é um esporte popular porque é rápido e relativamente fácil de jogar.
História do Raquetebol
Os esportes de raquete existem desde o século XII na França. O raquetebol em si surgiu nos Estados Unidos na década de 1940.
Joseph G. Sobek criou uma bola de borracha em seu trabalho em uma fábrica de borracha. Sobek adorava tênis e squash e achava que podia fazer um jogo rápido e divertido usando a bola de borracha.
Sobek criou a raquete usada no raquetebol e estabeleceu algumas das regras. O raquetebol tornou-se oficialmente um esporte em 1968, quando as regras foram escritas por Robert Kendler.
Área de Disputa
A parte mais importante da superfície de jogo do raquetebol é a parede. Você pode jogar raquetebol casualmente com os amigos, desde que tenha aquela parede para bater a bola. Para algo mais oficial, você precisa estar em uma parede fechada de quatro paredes. As quadras oficiais têm que ser de cerca de 40x20x20 pés.
Você pode ter alguma variação, 4,8 polegadas para o comprimento, 3 polegadas para a largura e altura. As quadras de raquetebol geralmente serão feitas de cimento se estiverem do lado de fora e de madeira dura por dentro. As quadras internas e oficiais terão marcas para a caixa de serviço, linhas curtas e paredes traseiras.
Equipamentos de Raquetebol
- Raquete: é a principal ferramenta do jogador, usada para bater na bola. Existem vários tipos de raquetes de raquetebol, que variam em peso, tamanho, formato e materiais utilizados em sua construção.
- Bola: a bola de raquetebol é esférica e feita de borracha. Ela é projetada para ter um bom quique na parede e ser fácil de ver em uma quadra de raquetebol.
- Óculos de proteção: é altamente recomendável que os jogadores usem óculos de proteção para evitar lesões nos olhos, já que a bola pode atingir a velocidades elevadas durante o jogo.
- Calçado adequado: sapatos específicos para raquetebol devem ser usados, pois eles possuem solas que permitem uma boa aderência à superfície da quadra e protegem o pé de lesões.
- Luva: embora não seja estritamente necessário, muitos jogadores de raquetebol usam luvas para ajudar na aderência da raquete e proteger as mãos.
Como o Raquetebol é Jogado?
Existem algumas modalidades de raquetebol. Existem as simples (um contra um), duplas (dois contra dois), e cutthroatball, também conhecida como raquetebol de 3 pessoas.
Os princípios básicos de jogo são os mesmos para todas as três versões de raquetebol. Um jogador serve de um lado da quadra, batendo a bola contra a parede frontal.
O jogador adversário tem que bater a bola de volta contra a parede antes de dar um segundo pulo. A bola pode bater em qualquer outra parede desde que toque a parede frontal antes de bater no chão.
Nas duplas, qualquer um dos jogadores pode bater a bola, desde que cada equipe se desligue para bater a bola. Os jogadores continuam até que um jogador não acerte a bola antes do segundo pulo ou eles não acertem a parede frontal.
Se o sacador ganhar a jogada, eles ganham um ponto. Se o não-sacador ganhar a jogada, eles podem servir. Só se consegue um ponto no raquetebol quando se serve.
Regulamentos do Raquetebol
As regras mais básicas da raquetebol é que cada pessoa tem que bater a bola contra a parede frontal antes que a bola faça um segundo salto.
Para um jogo casual, essas são praticamente as únicas regras de que você precisará. Você também pode sempre inventar suas próprias regras, desde que ambas as partes concordem com elas antes do início do jogo. No raquetebol oficial, as regras são mais complicadas.
- Impedimento: Um impedimento é o termo raquetebol para quando um jogador se atravessa no caminho de outro. Como ambos os jogadores estão na mesma quadra, é natural que isso aconteça às vezes. Embora dependa da situação, na maioria das vezes, quando ocorre um impedimento, basta repetir a jogada.
- Saque: Para sacar adequadamente, é preciso ter os dois pés dentro da área de serviço. A bola tem que cruzar a linha de recepção, e tem que saltar no chão no saque.
Arbitragem no Raquetebol
O principal árbitro para uma partida de raquetebol é o árbitro. Os árbitros são designados para uma quadra e são responsáveis pelas regras assim que os jogadores entram na quadra.
O árbitro tem total jurisdição sobre a partida. Eles observam do lado de fora procurando por um serviço adequado, saltos duplos, golpes ilegais e, o mais importante, impedimentos.
Os juízes de linha são usados para partidas mais avançadas jogos. Os juízes de linha ficam ao lado e observam as linhas especialmente nos saques.
Eles também podem fazer chamadas em saltos duplos, às vezes. Se um árbitro faz uma chamada com a qual um jogador não concorda, ele pode apelar. Se ambos os juízes de linha concordarem, eles podem anular a chamada do árbitro.