O montanhismo, também conhecido como alpinismo, é um esporte onde os alpinistas escalam grandes montanhas. É um esporte único porque não há muitas regras formais ou órgãos de governo. O alpinismo pode ser praticado sozinho, mas na maioria das vezes é feito em grupos.
História do Alpinismo
Os humanos escalaram montanhas antes da criação do esporte no século XIX, mas estas ascensões foram associadas a propósitos econômicos, políticos e religiosos.
Muitos picos foram conquistados no início do século XIX, mas o início do montanhismo é datado de 1854 no Reino Unido.
O esporte então se expandiu ao redor do mundo até os Himalaias. O Monte Everest, K2 e Shisapangma foram as últimas grandes montanhas a serem escaladas com sucesso em meados dos anos 50.
Local de Prática do Alpinismo
As grandes montanhas são o principal terreno para participar do montanhismo. Há dois tipos de superfícies que os alpinistas encontrarão ao subir. A maioria das montanhas é feita de rocha, o que requer escalada vertical.
O gelo também se torna um fator à medida que os alpinistas atingem altitudes mais elevadas, forçando uma mudança de marcha e técnica. Algumas montanhas têm caminhos criados por escaladas anteriores, mas os obstáculos são inevitáveis se o objetivo for atingir o pico.
Equipamentos do Alpinismo
Uma das partes mais importantes do montanhismo é lembrar de trazer todo o equipamento. Todas as ferramentas feitas para este esporte serão usadas para ajudar no processo de escalada. A lista abaixo destacará o equipamento necessário para o cume de uma montanha.
- Mochila
- Botas
- Mosquetões
- Grampos
- Arnês
- Capacete
- Eixos de gelo
- Corda
- Saco de dormir
- Tenda
- Água
Objetivo do Alpinismo
O único objetivo do montanhismo é ascender e descer a montanha escolhida com segurança. O objetivo final é alcançar o cume, mas é igualmente importante voltar ileso ao nível do solo.
Técnicas do Alpinismo
O montanhismo é uma combinação de caminhada e escalada. Portanto, são necessárias múltiplas técnicas para participar. O terreno de caminhada é conhecido como áreas onde não é necessário equipamento.
Os alpinistas devem seguir caminhos designados até atingir terrenos acidentados. A outra técnica é a escalada em rocha.
Um belayer fica no fundo da escalada e cria tensão na corda enquanto suporta uma possível queda.
O primeiro escalador se tornará um líder que cria uma âncora para o resto do grupo.
Alpinistas na História
Os melhores montanhistas são conhecidos por suas façanhas absurdas enquanto escalam os terrenos mais difíceis. Escalar 14 montanhas em 6 meses, descer montanhas traiçoeiras e não usar oxigênio extra são apenas algumas das performances fantásticas. A lista abaixo destacará alguns dos maiores nomes do montanhismo.
- Nirmal Purja
- Andrzej Bargiel
- Denis Urubko
- Conrad Anker
Alpinismo no Brasil
No Brasil, o alpinismo é praticado em algumas regiões montanhosas, como a Serra do Mar, a Serra da Mantiqueira e a Serra dos Órgãos, mas ainda é considerado um esporte de nicho e com pouca popularidade.
Apesar disso, o alpinismo tem ganhado mais visibilidade nos últimos anos no Brasil, com a realização de eventos e competições, bem como a participação de atletas brasileiros em competições internacionais. Além disso, algumas empresas têm investido em atividades de turismo de aventura que incluem a prática do alpinismo, o que tem ajudado a difundir o esporte no país.
No entanto, o acesso a montanhas com estrutura adequada para a prática do alpinismo ainda é limitado no Brasil, o que dificulta o desenvolvimento da modalidade. Além disso, a falta de incentivo e apoio financeiro aos atletas brasileiros também é um fator que limita o crescimento do esporte no país.
Confira: Como funciona o biatlo