Para jogar futsal, existem cinco jogadores em cada lado. O campo interno é menor que um campo de futebol e é jogado em uma superfície dura que mede 25-42 m de comprimento x 15-25 m de largura.
Não há paredes – apenas linhas. A bola de futsal é menor do que uma bola de futebol, criando muito menos ressalto.
Como Jogar Futsal?
- Há duas metades de 20 minutos.
- Os jogadores não podem tocar a bola com os braços ou com as mãos (esperemos que você conhecesse esta).
- O goleiro só pode jogar a bola por quatro segundos em sua própria metade, e não pode tocar a bola outra vez em sua metade, a menos que seja tocado primeiro pelo adversário.
- Cada equipe tem um minuto de intervalo por metade quando a bola está na sua posse.
- As substituições podem ser feitas na mosca.
- Se o jogo estiver empatado no final, é a regra da morte súbita. O primeiro time a marcar no prolongamento ganha.
- Se a bola atingir o teto, ela estará fora dos limites.
- Os chutes livres são dados quando outro time empurra, toca, tropeça ou segura a bola.
Por que Jogar Futsal
Você pode estar se perguntando por que deveria experimentar o jogo. O futsal atrai muitos jogadores de futebol para os campos fechados, assim como outros atletas que procuram um novo jogo.
Continua sendo o único jogo de interior sancionado pela FIFA.
- Os jogadores de futsal frequentemente creditam o jogo por aumentar sua habilidade e técnica. Como não há paredes, você será forçado a trabalhar no controle da bola e no toque.
- Os jogadores de futsal têm um time muito menor com apenas cinco adversários em campo, o que significa que eles devem aprender a trabalhar com cada jogador em um nível mais alto.
- Pela mesma razão que acima, cada jogador recebe mais toques na bola e começa a trabalhar em suas habilidades de pé a um ritmo muito mais alto do que em um jogo normal de 11 jogadores. Se a bola não estiver a seus pés, porque há apenas outros quatro companheiros de equipe, você ainda é forçado a estar ultra-focado no jogo porque a bola pode voltar a você a qualquer momento.
- Os jogadores devem tomar decisões rápidas para manter a bola em jogo. Há uma excitação constante, pois o jogo é mais rápido do que o futebol normal e muitas vezes tem pontuações mais altas, mantendo até mesmo os espectadores mais entretidos.
Temos certeza de que você pode inventar inúmeras outras razões para jogar, mas achamos que as acima são ótimas razões para deixá-lo animado e começar a jogar!
Sobre o Futsal
Falando de modo geral, o futsal é uma versão indoor do futebol com algumas diferenças importantes. Por um lado, a quadra desce o campo tradicional, não tem paredes nas laterais e está próxima a uma quadra de basquete.
Além disso, você verá menos jogadores em campo – apenas cinco em cinco. A bola de futsal, por sua vez, é menor e mais dura com menos ressalto.
Mais importante ainda, por várias décadas, o futsal tem oferecido um ambiente interno para os jogadores crescerem e refinarem suas habilidades. Fora dos Estados Unidos, estas jogadas podem ser vistas no campo externo.
História do Futsal
Embora o futsal tenha seus maiores proponentes e fãs no Brasil, sua história remonta à década de 1930 no Uruguai. Lá, Juan Carlos Ceriani criou uma versão de futebol de salão para ser jogada nos YMCAs de Montevidéu. A FIFA reconheceu o sucesso do futsal na década de 1980, aprovando-o como uma forma oficial de futebol de salão.
Importância do Futsal
O futsal tem visto sua popularidade crescer constantemente nas últimas décadas e mais recentemente nos Estados Unidos por uma série de razões, inclusive:
- O tamanho menor incentiva uma técnica de futebol mais forte e mais concentrada, desde um melhor controle da bola até o jogo sem paredes e o reconhecimento dos limites do campo.
- Os jogadores têm que estar conscientes de onde estão chutando, considerando o tamanho do campo e o número de indivíduos presentes. Ao invés disso, aqueles que querem jogar bem futsal têm que desenvolver habilidades de passe e ser capazes de manobrar em uma área menor.
- Com maior atenção sendo jogada às concussões e lesões na cabeça no futebol, o futsal apresenta uma alternativa mais segura que elimina possíveis colisões na parede.