Aqui você encontrará algumas curiosidades do tênis de mesa, incluindo benefícios de jogar, sua história e fatos sobre as Olimpíadas, Europa e China.
Quais São as Curiosidades do Tênis de Mesa?
- O tênis de mesa é um esporte que pode ser praticado durante toda sua vida e que coloca menos estresse em suas articulações se for praticado de forma recreativa enquanto se exercita. Você pode ser homem ou mulher, jovem ou idoso, deficiente ou com deficiência e pode competir um contra o outro. Em torneios de tênis de mesa, um homem de 80 anos pode jogar com uma garota de 8 anos se ela estiver na mesma categoria.
- Os benefícios de jogar tênis de mesa são imensos. Tem sido chamado o melhor esporte do cérebro na KQED, CBS e outros veículos de notícias. De acordo com pesquisas, o tênis de mesa ativa mais partes do cérebro do que qualquer outro esporte. Os médicos recomendaram o tênis de mesa a pacientes idosos para combater doenças mentais, como Alzheimer e demência. O exercício físico mantém o corpo jovem e um grande benefício do tênis de mesa é que ele mantém o cérebro jovem.
- O tênis de mesa é o terceiro maior esporte de participação no mundo, depois do futebol e do críquete.
- O maior rally de tênis de mesa do Guinness Book of World Record é de 8 horas e 40 minutos feito pelo pai e filho Peter e Daniel Ives da Inglaterra. O rali durou um total de 32.000 hits.
- Quer você esteja jogando duplas ou individuais, tênis de mesa ou ping pong, pode ser um esporte competitivo de ritmo rápido. Quando jogado a um ritmo intenso, outro benefício do tênis de mesa é queimar calorias e deixar você em forma.
- O tênis de mesa estreou nos Jogos Olímpicos em 1988.
- Os países que conquistaram medalhas durante os Jogos Olímpicos de tênis de mesa são China, Coréia do Sul, Japão, Coréia do Norte, Alemanha, Suécia, França, Singapura, Iugoslávia, Dinamarca, Hong Kong e Taipé Chinês.
- A Federação Internacional de Tênis de Mesa (ITTF) tem 226 associações membros, que é o número mais alto entre todas as federações sob o Compromisso Olímpico Internacional (COI).
- De acordo com o ex-técnico da seleção masculina americana, os atletas de tênis de mesa das potências mundiais, como China, Japão, Coréia, Alemanha, França e Suécia, são os atletas mais bem condicionados de todos os esportes olímpicos para seus países.
- De acordo com o ex-técnico da seleção masculina dos Estados Unidos, os atletas de tênis de mesa das principais nações do mundo têm a maior força de pernas de todos os atletas olímpicos para seus países. Os velocistas podem ter mais 100 metros de força e os maratonistas podem ter mais resistência, mas os atletas de tênis de mesa têm a mais forte força geral das pernas. Quando o treinador chefe da Academia de Tênis de Mesa Fremont Shashin Shodhan fez testes de força nas pernas em um campo da seleção nacional em 1998, quando ele estava treinando seriamente e fazendo musculação, sua força nas pernas era mais de 50% mais forte do que a força média dos atletas olímpicos dos EUA em todos os esportes.
- O tênis de mesa é um dos primeiros esportes a se vender durante as Olimpíadas, inclusive durante as Olimpíadas de Atlanta de 1996.
- A equipe olímpica norte-americana consistiu tipicamente de jogadores classificados entre os 100 melhores, 200 melhores, ou 300 melhores no ranking mundial. A cada 4 anos, a NBA tem cerca de 1.000 jogadores e a NFL e a MLB têm 3.000-5.000 jogadores. Há mais jogadores de tênis de mesa no mundo todo e nem todos os jogadores de tênis de mesa são classificados no ranking mundial. Como existem apenas 3 vagas disponíveis para a América do Norte no tênis de mesa, tornar a equipe olímpica norte-americana é comparável em dificuldade ou possivelmente mais difícil do que tornar a principal liga esportiva profissional dos EUA. A grande diferença é que o atleta médio nos principais esportes dos EUA ganha muitos milhões a cada ano. O Comitê Olímpico Americano dá US$ 0 a qualquer pessoa que faça a Equipe Olímpica dos EUA e US$ 35.000 a qualquer medalhista olímpico dos EUA.
- De acordo com a formação de técnicos da Federação Internacional de Tênis de Mesa, são necessários 15 anos de treinamento sério para alcançar o nível da Equipe Olímpica Norte-Americana (uma classificação de 2.700 ou top 100-300 mundial) e 20 anos para estar no topo do mundo (uma classificação de 2.900 ou top 10 mundial).
- Normalmente são necessárias cerca de 10.000 horas de treino sério (20 horas/semana durante 10 anos) para ser um jogador de classe mundial ou medalhista em potencial no tênis de mesa nas Olimpíadas.
- De acordo com um estudo feito pela seleção chinesa, o máximo de rotações durante o jogo de uma bola de 40 mm é de cerca de 8.000 rotações por minuto (rpms). As bolas até as Olimpíadas de 2000 tinham 38 mm de diâmetro e essas bolas atingiram um máximo de 9.000 rpms.
Benefícios do Tênis de Mesa
- O jogo melhora a coordenação mãos-olhos e estimula o alerta mental, a concentração e a estratégia tática. Isto faz dele o jogo perfeito para os jovens afiarem os reflexos, e para os mais velhos afinarem as táticas.
- Desenvolve a acuidade mental. A velocidade, o giro e a colocação da bola são cruciais no tênis de mesa, e os praticantes são altamente habilidosos tanto na criação como na resolução de quebra-cabeças envolvendo estes três atributos.
- Melhora os reflexos. Devido à natureza rápida e de curta distância do esporte, tanto os movimentos musculares brutos quanto os finos são melhorados O jogo se distingue por explosões de esforço e recuperação, levando ao desenvolvimento de músculos de troca rápida.
- É fácil para as articulações. Você já fez cirurgia no joelho, problemas nas costas, cansado de torcer os tornozelos? Experimente o tênis de mesa. É uma ótima maneira de melhorar a força de sua perna, braço e núcleo sem sobrecarregar suas articulações.
- Queima calorias. Uma pessoa de 150 libras pode queimar 272 calorias jogando tênis de mesa por uma hora. Considerando o fato de que o esporte é divertido e viciante, pode ser uma maneira divertida e fácil de queimar calorias.
- Oferece uma saída social. Quer você jogue no centro comunitário ou em casa com amigos, o tênis de mesa oferece uma ótima maneira de criar laços com outras pessoas enquanto você perde peso. Como jovens e idosos podem jogar o jogo, ele pode ajudar a melhorar a comunicação e construir relacionamentos, independentemente da idade. Jogar em casa com irmãos ou pais pode aproximar os membros da família e permitir que eles passem mais tempo de qualidade uns com os outros.
- Mantém seu cérebro afiado. O Alzheimer Weekly relata um claro aumento nas habilidades motoras e na consciência cognitiva ao jogar tênis de mesa, após uma série de estudos clínicos preliminares no Japão descobrir que o tênis de mesa aumenta acentuadamente o fluxo de sangue para o cérebro, e pode até mesmo prevenir a demência.
- Melhora a coordenação. Seguir a bola de pingue-pongue enquanto ela se move rapidamente na sua direção, e seguir sua trajetória à medida que seu oponente bate, ajuda a melhorar a coordenação mão-olho.
- Melhora o equilíbrio. Manter-se equilibrado e ser capaz de mudar rapidamente de direção são a chave para ter sucesso em uma jogada de pingue-pongue. Isto é especialmente importante para os idosos.
- Estimula várias partes diferentes do cérebro. Ao antecipar um tiro do adversário, um jogador usa o córtex pré-frontal para o planejamento estratégico. O exercício aeróbico a partir da atividade física do jogo estimula o hipocampo, a parte do cérebro responsável por nos permitir formar e reter fatos e eventos a longo prazo.