Conhece os benefícios do basquete? O basquetebol tem fãs fiéis – e jogadores – de todos os níveis ao redor do mundo.

Não importa como você aprecia o esporte (se você adora rever a fita do jogo com amigos ou se joga um jogo casual nos fins de semana), o basquete atrai uma apreciação global devido a sua demanda em resistência, técnica e rapidez de raciocínio.

Aqui estão algumas razões pelas quais você pode querer jogar basquete – e por que ele tem apelo universal.

Quais São os Benefícios do Basquete?

Desenvolver habilidades fundamentais de movimento

Não importa a sua idade, as habilidades fundamentais de movimento – a base de toda atividade física – são a chave para um estilo de vida ativo. As habilidades fundamentais de movimento são categorizadas como habilidades locomotoras (pense: correr ou saltar), controle de objetos (pegar e arremessar) e estabilidade (equilíbrio e torção).

O basquetebol promove velocidade, agilidade, força, potência e resistência. Também foi demonstrado que aumenta a flexibilidade e a coordenação motora. Como resultado, o basquete é orientado de forma única para melhorar as habilidades motoras fundamentais que se mostram benéficas na promoção da saúde geral”.

Um estudo de 2012 sugeriu exercícios de basquetebol – como a manipulação de bola, passes no peito e bandejas – podem melhorar consideravelmente as habilidades fundamentais de movimento em crianças de 7 a 10 anos (as crianças normalmente desenvolvem essas habilidades entre 3 e 10 anos de idade).

Melhor densidade osso-mineral

Um estudo de 2020 comparando os jogadores de basquete com os atletas que participam de natação, futebol e vôlei, sugeriu que os jogadores de basquete têm uma das maiores densidades osso-minerais ou BMD. Um estudo de 2018 chegou a conclusões semelhantes, observando que jogar basquetebol a longo prazo pode ter um impacto positivo sobre o BMD nas pernas.

O basquetebol é um dos melhores esportes para a densidade óssea, pois quando envelhecemos, começamos a perder a densidade óssea. Podemos ajudar a diminuir a taxa de perda ao carregar o osso através de saltos, corrida e levantamento de peso, assim o basquetebol atinge quase todas as categorias.

Pesquisas também sugeriram que quando você faz exercícios de alto impacto e de peso (pense: pular, dançar e caminhar) em conjunto com exercícios de força ou de resistência (como agachamentos e levantamento terra), isso pode produzir um efeito positivo na saúde óssea geral. Embora tenha sido observado que o treinamento de resistência pode ter o maior efeito sobre o BMD.

Intensidades variadas

Como discutido na introdução de um estudo de 2021 em Frontiers in Psychology, um típico jogo de basquetebol consiste em períodos de exercício de alta e baixa intensidade. Pense sobre isso: num minuto você pode estar correndo pela quadra com a bola e no outro pode estar fazendo trotando. Uma das maneiras mais simples de aumentar a intensidade de um jogo de basquetebol é jogar quadra cheia.

Um estudo de 2012 descobriu que jogos de quadra cheia provocaram uma resposta mais forte, mas isso não significa que você não terá benefícios jogando em meia quadra. De fato, um estudo de 2018 sugeriu que jogar basquetebol melhora a saúde geral, quer você esteja jogando meia quadra ou quadra cheia.

Embora o basquetebol de quadra cheia proporcione um benefício maior que o basquetebol de meia quadra, [o estudo descobriu] que o basquetebol de meia quadra ainda era benéfico para a saúde dos participantes. [O estudo] analisou os efeitos sobre a pressão arterial, composição corporal, aptidão cardiovascular e absorção máxima de oxigênio.

Um benefício significativo foi observado no basquetebol de meia quadra, mas um benefício máximo foi observado nos participantes que estavam jogando quadra cheia.

Vida Ativa Prolongada

O benefício positivo mais significativo do basquete é [o] aumento da atividade que leva à idade adulta.

Um estudo de 2018 revelou que 74% das crianças e adolescentes relatam que sua principal razão para jogar basquetebol é se divertir. E a pesquisa descobriu que aqueles que são fisicamente ativos durante a infância são mais propensos a serem ativos na vida adulta do que aqueles que são mais sedentários quando crianças.

Melhor Comunicação

Este pode ser um dos benefícios menos óbvios de jogar basquetebol. Como o basquetebol é um esporte de equipe, requer que os jogadores se comuniquem uns com os outros, muitas vezes sem palavras.

Um estudo de 2010 apoia isto, observando os jogadores mudando continuamente os colegas de equipe com quem eles interagem enquanto jogam. Grande parte desta comunicação ocorreu através de passes de bola e alertas durante as jogadas.

Fora da quadra, a comunicação não verbal é utilizada em tudo, desde negócios até relações interpessoais. Embora a pesquisa varie, um estudo encontrado em uma edição de 2018 do The Hearing Journal estima que pelo menos 70% de toda a comunicação é não verbal (um número que se estende fora do esporte).

Outras habilidades adquiridas na transferência da quadra para a vida cotidiana: além de construir habilidades cruciais de comunicação, o basquete também tem um impacto positivo na coordenação mental, com a pesquisa de 2015 observando que os jogadores devem se adaptar constantemente ao jogo e mudar cognitivamente sua coordenação física para se manterem em dia.

Os psicólogos sugerem que a adaptabilidade vem com níveis mais altos de satisfação geral de vida, especialmente quando combinada com altos níveis de apoio social (como o apoio de amigos ao se estabelecerem em um novo emprego).

Autor

Previous

Como Funciona o Goaltending (Toco no Basquete)?

Next

Quantos Passos Pode Dar no Basquete?