Faltas no voleibol são chamadas a um jogador que quebra as regras do vôlei definidas em um livro de regras. Cada um resulta em um time eliminado, o que é um ponto para o adversário na marcação e posse da bola.
Como Funcionam as Faltas no Voleibol?
Contatos Consecutivos
Um jogador não pode bater a bola 2 vezes consecutivas, exceto quando estiver bloqueado, desde que os contatos ocorram simultaneamente.
Entretanto, um jogador pode fazer contatos consecutivos no primeiro contato das equipes, desde que os contatos ocorram durante uma ação.
Quatro Toques
É uma violação para uma equipe bater a bola 4 vezes antes de devolvê-la.
Toque Assistido
É ilegal que um jogador ou qualquer objeto ajude um colega de equipe a jogar a bola.
Segurar a Bola
É ilegal pegar ou jogar a bola. A bola deve ricochetear da tacada.
Bola Atravessando a Rede Fora do Limite da Quadra
A bola deve cruzar a rede dentro do espaço de travessia. A bola deve atravessar a rede, entre as antenas e sua extensão imaginária, e sem entrar em contato com o teto.
Penetração sob a rede
É permitido que um jogador entre debaixo da rede na quadra adversária, desde que alguma parte da mão ou pé penetrante esteja em contato ou esteja diretamente acima da linha central.
Tocar na rede
O contato com a rede só é uma falha se o contato for feito durante a ação de jogar a bola ou se ela interferir no jogo.
Dupla Falta
No momento do contato de serviço, o sacador não deve tocar a quadra ou o solo fora da zona de serviço. Após o contato, ele pode pisar ou pousar fora da zona de serviço ou dentro da quadra.
Falta de Ataque
Um jogador da zona de defesa termina uma cortada de um atacante, se no momento do contato, a bola estiver totalmente acima do topo da rede.
Um adversário completa um ataque sobre uma bola servida, quando a bola está na zona frontal e a bola está inteiramente acima do topo da rede.
O líbero completa uma tacada de ataque, se no momento do contato, a bola estiver inteiramente acima do topo da rede.
Um jogador completa uma tacada de ataque de cima do topo da rede quando a bola está vindo de um passe de um dedo por cima da rede por um líbero na zona frontal.
Bloqueio dentro do espaço do adversário
Um bloqueador pode colocar suas mãos além da rede, desde que esta ação não interfira com o jogo dos adversários. É legal bloquear para além da rede, desde que a bola tenha atravessado a rede se não fosse tocada por um jogador e nenhum membro do time atacante estivesse em posição de fazer uma jogada.
A bola está caindo perto da rede e nenhum membro do time atacante está em posição de fazer uma jogada.
O contato com a bola é feito após 3 contatos da equipe.
Usar a Cabeça é Legal no Voleibol?
É importante conhecer as regras do voleibol para poder jogar efetivamente. Embora a cabeça de um jogador deva ser completamente coberta enquanto joga, é permitido tocar qualquer parte de seu corpo, desde que o contato seja legal.
Chutar e arremessar são duas formas válidas de enviar a bola; no entanto, manusear a bola com a cabeça não é considerado uma falta no voleibol. Certifique-se sempre de compreender quais partes de seu corpo estão fora dos limites antes de tomar posse da bola.
Fique de olho nos outros jogadores e fique atento ao que eles estão fazendo para poder jogar defensivamente sem penalidades.
Pode Chutar na Bola ao Sacar?
Para chutar eficazmente no voleibol, você precisa praticar muito, mas é ilegal chutar para servir no voleibol, não importa em que liga você jogue.
Certifique-se de que seu pé faz contato com a bola ao servir e evite qualquer outra parte do corpo de fazer contato com a bola.