Ao longo dos anos, muitas técnicas têm sido desenvolvidas no tênis para tornar os tiros mais difíceis de serem atingidos.
Uma dessas técnicas é a fatia, que dá uma volta confusa a um saque ou retorno. Encontre mais informações sobre o slice no tênis logo abaixo.
Como Funciona o Slice no Tênis?
Um slice no tênis é um meio de acertar ou devolver a bola que coloca um determinado giro na bola. Ao executar um slice, o jogador balançará para baixo em um movimento de “fatia”, fazendo o ângulo da raquete em qualquer lugar entre totalmente plana e totalmente diagonal.
Quando a raquete e a bola fazem contato, a raquete deve estar se movendo continuamente em uma direção próxima à perpendicular à bola.
Vantagem do Slice no Tênis
Quando um slice é feita corretamente, a raquete acrescenta um backspin à bola quando ela é atingida. Devido a este giro adicional, a bola ricocheteará com uma altura significativamente menor ao atingir o lado adversário.
A bola que salta com menos altura então torna mais difícil para o adversário retorná-lo, já que ele terá muito menos tempo para alcançar a bola de onde esperava o retorno.
O slice também pode ser usada como um meio de auxiliar no retorno de lances difíceis ou poderosos. Cortando a bola, isto contrariará os efeitos de uma golpe poderoso ou que tenha muito giro, tornando assim o retorno muito mais viável do que com uma tentativa padrão de retorno.
Bola Fica Baixa
Se lhe perguntassem de onde você idealmente estaria recebendo, então você provavelmente diria um alto forehand dentro da linha de fundo.
Visto que é aí que a maioria das pessoas quer jogar a bola, o slice é uma ótima opção porque faz com que seus adversários joguem a bola de baixo do quadril, e esperançosamente abaixo do joelho.
O efeito contrário no slice significa que a bola desliza para fora da quadra, rematando para frente em vez de para cima como um topspin faria.
Difícil de Atacar
Como a bola permanece mais baixa, ela torna mais difícil o ataque.
Pense nos golpes em que você pode injetar mais força na bola – o saque e o smash – é porque você pode acertar a bola praticamente direto para baixo.
Quando você está jogando contra um slice, você sempre tem que ter certeza de que a bola sobe e desce se ela vai pousar na quadra, o que torna um pouco mais difícil atacar com força.
Ótimo no Approach
Uma das vezes em que a fatia vem a calhar é o approach.
Quando você entra na rede, seu oponente está querendo passar por você ou colocar a bola em baixo de seus pés para dificultar seu voleio.
Mas se você se aproximar com slice, isso significa que eles têm que colocar a bola para cima e para baixo em um espaço de tempo muito mais curto.
Muitas vezes você se beneficiará disto ao se encontrar com um voleio alto que você pode facilmente colocar de lado.
Quem é o Melhor no Slice?
Roger Federer era um dos grandes tenistas conhecidos por sua inegável habilidade de fatiar. Ele era um dos melhores tenistas modernos, e era conhecido por sua habilidade de controlar a bola com elegância e graça inigualáveis.
Ele usava a técnica de fatiar com muita freqência para superar seus adversários nos mais altos estágios internacionais do esporte.