O luge, a palavra francesa para “trenó”, é um trenó pequeno de uma ou duas pessoas onde o cavaleiro irá trenó de face para cima e pés primeiro. O luger dirige usando os músculos da panturrilha para flexionar os corredores do trenó.

As lugers podem atingir velocidades de 90 mph, e é um esporte olímpico muito popular. A corrida de Luge tem mais de 130 anos, e pode ser considerada um dos esportes mais precisamente cronometrados do mundo.

História do Luge

Luge é um esporte de origem suíça, pois foi desenvolvido no país com raízes que vão até os anos 1700. 300 anos depois, as primeiras trilhas de trenó foram construídas por hoteleiros suíços como uma forma de atender a turistas em busca de emoção.

A primeira corrida foi realizada em Davos em 1883, com concorrentes correndo ao longo de uma estrada gelada de 4 km entre Davos e o vilarejo de Klosters.

O primeiro Campeonato Mundial foi realizado em 1955, e nove anos mais tarde Luge fez sua estreia olímpica nos jogos de 1964.

Pista de Luge

A pista de atuação do luge é extremamente perigosa e gelada. Tem uma superfície muito firme, permitindo que os deslizadores desçam pela pista a velocidades extremamente altas. No luge, há dois tipos de trilhos: trilhos naturais e trilhos artificiais.

A pista natural é feita de neve embalada e gelo. A inclinação não é maior que 1,5%, o que significa que a cada 100 pés de pista, a mudança de elevação máxima é de um pé e meio. Uma pista natural de trenó pode ser feita por qualquer pessoa se ele ou ela tiver neve suficiente para trabalhar.

Um trilho de trenó artificial é muito mais íngreme e tem curvas elevadas, juntamente com uma inclinação média de 8 a 11%. As velocidades nestes trilhos chegam a 90 mph, ou até mais. Os tipos de pistas artificiais utilizadas nas Olimpíadas são estruturas que utilizam muita tecnologia, e há menos de duas dúzias de trilhos de trenó no planeta.

Equipamento de Luge

Apesar de o luge ser um esporte extremamente complexo quando se trata de navegar em um curso, o equipamento envolvido é relativamente limitado. O equipamento inclui luvas, botas, um trenó e um capacete.

O equipamento de Luge é projetado para a máxima aerodinâmica, fricção mínima e velocidade máxima. Um trenó de trenó de trenó é feito de fibra de vidro e aço, e é construído sob medida para o atleta com base em sua altura e peso.

Junto com o trenó, um slider usará um terno liso, emborrachado e estanque à pele, projetado para minimizar o atrito. As luvas que os competidores usam são fortificadas e proporcionam tração quando o deslizador está remando sobre o gelo no início da corrida.

Como Funciona o Luge?

No início de um curso de trenó, há um cabo em cada lâmina da pista. O deslizador agarra os cabos e rochas para frente e para trás para criar um impulso para a partida.

O deslizador precisa chegar à linha de chegada sem cair ou abandonar o trenó. Luge é cronometrado a um milésimo de segundo.

Cada trilha em trenó é diferente, por isso todos eles levam diferentes quantidades de tempo para chegar à linha de chegada. Portanto, não há registros mundiais em trenó, apenas registros de percurso.

Regras de Luge

Com o luge vem uma quantidade razoável de regras e regulamentos para garantir que haja fair play e que todos os concorrentes estejam seguros. Para participar de uma competição, os atletas devem adquirir uma licença da FIL e também devem atender aos requisitos técnicos para o manejo da pista.

Todos os atletas devem usar também o capacete de segurança da FIL. Os trenós só podem pesar cerca de 21 a 25 kg para um único trenó e 25 a 30 kg para um trenó duplo.

Confira:

Autor

Previous

Como Funciona o Salto de Esqui?

Next

Como Funciona o Lacrosse?