Asa delta é um esporte aéreo onde os pilotos pilotam uma aeronave leve, não motorizada, conhecida como planador. Os planadores são velas largas, em forma de delta, que utilizam a gravidade e as atualizações térmicas para manter o voo.

História da Asa Delta

O asa delta foi inventado pela primeira vez nos anos 1890 por alguns dos pioneiros das viagens aéreas. Em 1891, o aviador alemão Otto Lilienthal iniciou uma série de milhares de voos bem-sucedidos usando um planador antes de perecer em um acidente com um planador fatal em 1896.

Lilienthal era conhecido por seus voos repetidos e bem-sucedidos, e antes de sua morte, seus projetos foram publicados, juntamente com kits para outros fazerem seus próprios planadores. Estes primeiros planadores eram biplanos, o que significava que tinham dois conjuntos de asas e eram controlados por um piloto pendurado em uma barra paralela sob a embarcação pelas axilas.

A versão moderna de asa delta surgiu nos anos 60, substituindo o desenho de biplano de Lilienthal por uma vela mais aerodinâmica, em forma de delta, inspirada nos desenhos de pipa de Francis e Gertrude Rogallo.

Inicialmente, estes planadores eram usados para deslizar pelas dunas costeiras das praias da Califórnia ou rebocados atrás de lanchas rápidas na Austrália, semelhante ao parapente.

A moderna asa delta foi inventada por John Dickenson, um australiano, que adicionou um assento de balanço ao desenho do papagaio Rogallo.

O asa delta rapidamente aumentou em popularidade em todos os Estados Unidos nos anos 70, e melhorias contínuas ao esporte foram feitas desde então.

Como Funciona a Asa Delta?

Os asa delta usam a gravidade como meio de propulsão, o que significa que a embarcação está sempre voando para baixo desde seu ponto de partida. No entanto, ao localizar e voar em correntes térmicas, os planadores podem permanecer no alto por longos períodos de tempo, mesmo horas, antes de pousar.

Em 1999, a distância de voo recorde mundial para uma asa delta chegou a 308 milhas. A asa delta internacional é supervisionada pela Fédération Aéronautique Internationale (FAI), que organiza muitos campeonatos mundiais para as asas delta. As atividades de asa delta americana são supervisionadas pela Associação de Asa Delta e Parapente dos Estados Unidos (USHPA).

Equipamentos de Asa Delta

Vários equipamentos são necessários a fim de pendurar a asa delta com segurança. O primeiro e mais crucial equipamento é o próprio planador, que consiste de uma vela apoiada por uma plataforma de tubos de alumínio com uma barra transversal e uma barra de controle.

Vários fios também ajudam o planador a manter a estabilidade e o funcionamento, permitindo manobras e aterrissagens seguras.

Além do planador, os pilotos são obrigados a usar um arnês que os prende ao planador, capacetes, óculos de proteção e muitas vezes um paraquedas de reserva, que pode ser aberto no caso de um mau funcionamento.

Alguns pilotos de asa delta escolhem usar instrumentos como um altímetro usado para medir a altitude, ou um variômetro, que acompanha a velocidade de subida ou descida da asa.

Melhores Lugares para Praticar Asa Delta

No Mundo

Há muitos lugares em todo o mundo que são destinos populares de asa delta. Nos Estados Unidos, Kitty Hawk, Carolina do Norte, é um destino popular devido a sua associação com a famosa dupla de irmãos de Orville e Wilbur Wright, que realizaram algumas das primeiras experiências de vôo dos Estados Unidos.

Outro ponto popular de asa delta é Fethiye, Turquia, onde os planadores podem decolar do Monte Babadag e sobrevoar a Lagoa Ölüdeniz, onde são realizados anualmente os Jogos Aéreos Ölüdeniz, como resultado do clima ideal de planagem.

No Brasil

  1. São Conrado, no Rio de Janeiro: A região oferece excelentes condições para a prática de asa delta, além de uma vista incrível do mar e da cidade do Rio, começando sobre a floresta tropical da Tijuca e passam por locais famosos como a Pedra da Gávea e a estátua do Cristo Redentor.
  2. Brasília, no Distrito Federal: A capital federal tem um dos maiores pontos de voo livre do mundo, o Vale do Paranã, que fica a cerca de 160 km de Brasília e oferece ótimas condições para a prática de asa delta.
  3. Governador Valadares, em Minas Gerais: A capital oferece uma grande variedade de rampas de decolagem e condições de voo para pilotos experientes e iniciantes.
  4. Baixo Guandu, no Espírito Santo: É uma das melhores regiões do país para voar de asa delta, com rampas de decolagem em meio a paisagens deslumbrantes e voos de longa duração.
  5. Quixadá, no Ceará: Sendo referência no Nordeste brasileiro, oferece condições de voo excelentes durante todo o ano e rampas de decolagem em meio a paisagens de tirar o fôlego.

Confira:

Autor

Previous

Como Funciona o Esqui Alpino?

Next

Quais os Esportes Radicais Mais Populares?