Muitos pugilistas iniciantes se perguntam: é permitido uppercut no boxe? A resposta simples é sim. O uppercut é frequentemente um dos golpes com os quais os boxeadores mais usam.
Combinações básicas de socos como o jab-cross (1-2) tornam-se uma segunda natureza para os lutadores, mas o uppercut é um soco que pode ser complicado de aprender, entretanto, é uma parte essencial do jogo de curta distância no boxe.
Quando você está bem na cara de seu oponente e só tem espaço para dar socos em looping, o uppercut se torna sua arma secreta para criar aberturas e dar socos em seu oponente.
Embora seja complicado, o básico de como lançar um soco uppercut não é tão difícil de se entender para iniciantes. Além disso, até mesmo o básico pode lhe dar uma perna para cima na competição.
O que é o Uppercut no Boxe?
O uppercut no boxe é um soco dado com um movimento para cima. Na maioria das vezes é usado no curto intervalo de luta, mas também é eficaz a meia distância. É quase nunca um soco que você usaria a longa distância (um uppercut normalmente termina com o antebraço perpendicular ao solo, o que limita a distância que você pode alvejar).
Você pode lançar o uppercut com qualquer mão. Raramente você verá um soco no corpo, mas tecnicamente você poderia lançar o soco, visando um ponto mais baixo do que o queixo de seu oponente.
Um Uppercut é Eficaz?
Você pode usar o uppercut para fazer uma variedade de coisas. A meia distância, você pode fazer com que seu oponente levante a guarda muito alto e se abra para disparos de corpo.
A pouca distância, um uppercut lançado sem força pode ser usado para levantar o queixo do adversário, permitindo uma abertura para ganchos, e como muitas vezes é difícil vê-lo chegar, lançado com força, pode ser um soco devastador.
O que é um Uppercut com a Mão da Frente?
Um uppercut com a mão da frente pode significar uma de duas coisas:
- O uppercut é o soco de chumbo jogado em uma combinação
- O uppercut é usado com sua mão principal/dianteira
Os conceitos básicos não são muito diferentes de um gancho:
- Comece em sua postura de boxe
- Imagine a cabeça de seu oponente a uma distância média a curta distância
- Desloque seu peso um pouco para o pé dianteiro, abaixe ligeiramente sua postura e solte seu braço dianteiro cerca de um pé para criar espaço suficiente para gerar energia
- Mantenha sua mão de costas para cima, protegendo seu queixo o tempo todo
- Gire seus quadris (ortodoxo → no sentido horário | southpaw → no sentido anti-horário), fazendo com que seu corpo crie força para cima enquanto retorna sua posição a uma altura regular
- Simultaneamente, exagere essa rotação ainda mais com seus ombros e dirija sua mão dianteira em um movimento quase reto para cima, com a palma da mão em direção ao rosto, na direção do queixo de seu oponente
- Ao final deste movimento, seu ombro dianteiro deve tocar/cobrir seu queixo
- Devolva sua mão dianteira à sua guarda e reinicie em sua posição o mais rápido possível
- Há uma variedade de opiniões sobre se se deve ou não girar com o pé direito, mas depende da situação. Para os iniciantes, provavelmente é mais fácil começar sem ele.
O uppercut no boxe é um soco que precisa ser montado com algum tipo de combinação de socos. Ele não é realmente eficaz quando jogado diretamente por conta própria. A configuração mais comum é:
- Pise com a perna dianteira (certifique-se de afastar a cabeça do centro)
- Faça o Uppercut
- Continue com um pequeno cruzado (e talvez terminar com um gancho dianteiro)