No jogo de vôlei, você pode notar que o jogador mais alto do time está posicionado no meio na zona de ataque. Este é o central no vôlei, o bloqueador principal do time.
Como Funciona o Central no Vôlei?
O central é a primeira linha de defesa contra um ataque da equipe adversária, sendo responsáveis por lembrar como cada atacante está agindo no time adversário para poder se posicionar para o bloqueio. O central também é necessário ser um rebatedor habilidoso, pois eles receberão jogadas do levantador para acertar.
O central no vôlei joga no meio da quadra na zona de ataque e, muitas vezes, ele receberá as jogadas do levantador para manter o jogo rápido.
Como este jogador gira na linha da frente, ele voltará para a posição inicial do meio assim que a bola tiver sido servida. Eles precisam ser rápidos em seus pés e sempre saber onde vão bloquear. Este jogador não apenas bloqueia na frente, mas também bloqueia para toda a linha da frente, indo para a esquerda e direita para ajudar os jogadores com o bloqueio.
Regras do Central no Vôlei
Quando se joga na posição de central, há algumas regras que devem ser seguidas para não abrir mão de um ponto para a equipe adversária. Abaixo está uma lista dessas regras.
- O central não pode tocar na rede. O contato do corpo com a rede não é permitido entre as antenas e resultará em um ponto perdido.
- O central não pode passar por baixo da rede. O central não pode pisar sobre a linha do meio campo para o lado do adversário, a menos que parte do pé permaneça na linha.
- O central pode tocar a bola para além da rede enquanto bloqueia. O ponteiro pode bloquear a bola além da rede se ela não interferir no jogo do adversário antes ou durante uma pancada de ataque.
- O central não pode segurar a bola durante uma cortada ou bloqueio. O central deve ter cuidado para não segurar a bola por muito tempo ao bater e bloquear, caso contrário, o outro time receberá a bola de volta.
- O central deve trocar com outro jogador após o saque. Se o central estiver trocando com outro jogador da linha de frente para voltar à sua posição, eles devem esperar até que o saque deixe a mão do sacador.
- O central não pode bloquear um saque. Quando o adversário serve a bola, o central não pode bloqueá-la.
- O central pode bloquear o ataque adversário e depois passar a bola. Se o central bloquear a bola e ela acabar no lado deles da rede, eles podem passar a bola para outro jogador.
Responsabilidades do Central
Bloqueio
Um dos objetivos mais importantes do central é impedir que a bola venha por cima da rede da equipe adversária. O bloqueio é a primeira parede de defesa, e o central deve fazer todo o possível para evitar que a bola chegue à linha de fundo.
O jogador nesta posição transita rapidamente do meio para ambos os lados da quadra para ajudar os rebatedores externos a bloquear. Eles devem prestar atenção especial ao levantador do time adversário para ver onde a bola será colocada para os rebatedores adversários.
Um bom central se comunica com a linha da frente onde a bola vai ser batida, para que eles possam ajudá-los no bloqueio. Eles também precisam ter um bom timing no bloco para fazer a conexão com a bola.
Cortada
O central no vôlei também é responsável pelos golpes. Como eles geralmente são os jogadores mais altos do time, o central pode facilmente passar por cima do bloqueio adversário.
Normalmente, eles recebem jogadas do levantador, tornando mais difícil para o outro lado da quadra reagir a tempo de fazer um bloqueio.
Quando o central bate, é mais provável que a bola desça diretamente para a quadra por causa de sua altura, tornando assim mais difícil que a bola seja passada para cima pelo outro lado.
Cobrir a rede
Ser um central requer cobrir toda a rede de forma eficaz, pois os bloqueadores fazem isso prestando atenção ao outro lado da quadra e sendo rápidos em seus pés.
Eles devem ajudar os ponteiros, fazendo uma rápida transição para seu lado da quadra. Há um trabalho de pés que deve ser aprendido para que esta transição seja eficaz.
Quando o central não recebe uma jogada do levantador, eles devem cobrir o rebatedor que foi ajustado. Eles devem estar atentos ao outro time que está bloqueando a bola ou atacando rapidamente. Se isso acontecer, eles são responsáveis por passá-la de volta para o levantador.
Leitura dos Atacantes
Para poder ler os rebatedores do time adversário é necessário que o central seja muito observador dos outros jogadores do time.
Quando a bola é passada para o seu titular, o central observa para onde a jogada está indo e se comunica com os bloqueadores da zona de ataque onde o bloqueio vai acontecer. Se o bloqueio não estiver no meio, eles devem se mover rapidamente para o lado da quadra onde vai ser atingido.
Os centrais também observam como os rebatedores da equipe adversária estão acertando e comunicam isso à linha da frente.
Por exemplo, eles podem ter notado que um rebatedor em particular bate na cruzada na maior parte do tempo. O central se comunicará com o ponteiro, ajudando-o com o bloqueio a se ajustar a esse tipo de pancada.
Confira: