O revezamento no atletismo é um tipo de corrida em que os atletas competem em equipe, sendo as modalidades de 4 x 100m e 4 x 400m as mais comuns, nas quais quatro atletas correm 100m e 400m cada uma, respectivamente.
Um revezamento menos comum é o revezamento de sprint medley, geralmente consistindo de quatro corridas em distâncias de 400, 200, 200, e 800 metros. O último evento a ser adicionado ao programa de atletismo é a prova mista 4x400m (2 homens, 2 mulheres).
Como Funciona o Revezamento no Atletismo?
O aspecto principal de uma corrida de revezamento no atletismo é o bastão. O primeiro corredor de cada equipe inicia a corrida com um bastão. Após o primeiro corredor completar sua parte da corrida, o bastão tem que ser passado para o próximo corredor da equipe. Isto continua até o último corredor terminar a corrida com o bastão na mão.
Durante cada troca, o atleta que recebe o bastão pode estar em movimento antes de receber o bastão, mas não pode ir além de 10m sem o bastão. Se algum atleta deixar cair o bastão, ou o corredor exceder o limite de 10m, a equipe será desclassificada.
Para o revezamento de 100m, os corredores têm que permanecer em sua pista durante toda a corrida, enquanto que para a corrida de 400m, o primeiro corredor permanece em sua raia, o segundo se desloca para as pistas internas depois de correr sua primeira curva.
A corrida de revezamento faz parte dos eventos de pista e campo, e é disputada durante os Jogos Olímpicos e o Campeonato Mundial.
Tipos de Revezamento no Atletismo
4 x 100 m
A corrida 4 x 100 m é a modalidades mais curta e é percorrido em uma volta ao redor da pista padrão. Uma equipe de revezamento de 4 x 100 m consiste em quatro corredores, com cada membro correndo à vez 100 m enquanto segura um bastão.
O atual recorde mundial para o revezamento mais rápido de 4 x 100 m foi estabelecido pela equipe masculina jamaicana nos Jogos Olímpicos de Verão de 2012 em 36,84 segundos. Esta verdadeira equipe foi a única a ter ultrapassado a marca dos 37 segundos.
4 x 200 m
O 4 x 200 m é o segundo evento de revezamento mais curto, e acontece em duas voltas ao redor da pista padrão. Uma equipe de revezamento de 4 x 200 m consiste em quatro corredores, com cada membro correndo à vez 200 m enquanto segura um bastão.
O atual recorde mundial para o revezamento mais rápido de 4 x 200 m foi estabelecido pela equipe masculina jamaicana no IAAF World Relays 2014 com um tempo de 1 minuto e 18,63 segundos.
4 x 400 m
O 4 x 400 m é o segundo evento de revezamento mais longo, e acontece em quatro voltas ao redor da pista padrão. Uma equipe de revezamento de 4 x 400 m consiste em quatro corredores, com cada membro fazendo revezamentos de 400 m enquanto segura um bastão.
O atual recorde mundial para o revezamento mais rápido de 4 x 400 m foi estabelecido pela equipe masculina dos EUA no Campeonato Mundial IAAF de 1993, com um tempo de 2 minutos e 54,29 segundos.
Uma corrida mista de revezamento de 4 x 400 m, o primeiro evento misto em pista e campo, foi introduzida pela primeira vez no Mundial de Estafetas da IAAF de 2017, e será acrescentada ao Campeonato Mundial da IAAF a partir de 2019, e aos Jogos Olímpicos de Verão a partir de 2020.
4 x 800 m
Os 4 x 800 m são o evento de revezamento mais longo na pista e no campo, e acontece em oito voltas ao redor da pista padrão. Uma equipe de revezamento de 4 x 800 m consiste em quatro corredores, com cada membro fazendo turnos de 800 m enquanto segura um bastão.
O atual recorde mundial para o revezamento no atletismo mais rápido de 4 x 800 m foi estabelecido pela equipe masculina queniana no Memorial Van Damme 2006 na Bélgica com um tempo de 7 minutos e 2,43 segundos.
Sobre as Raias
Todos os corredores dos 4 x 100 m e dos 4 x 200 m, assim como os primeiros corredores dos 4 x 400 m, devem permanecer em suas raias designadas para a totalidade de suas pernas. Isto é definido como permanecer dentro dos limites, e se aplica a todas as partes do corpo e roupas do concorrente.
Um atleta que simplesmente pisar na linha da faixa branca é considerado como tendo deixado sua faixa e, portanto, será automaticamente desclassificado. Além disso, obstruir ou cruzar a faixa de outro concorrente é considerado uma ofensa grave, e também resultará na desclassificação imediata.
Corrida Fora das Raias
Uma vez recebido o bastão de seu colega de equipe anterior, o terceiro e quarto corredores dos 4 x 400 m, assim como o segundo, terceiro e quarto corredores dos 4 x 800 m, são livres para começar suas corrida na raia que preferirem.
Eles também podem mudar de raia em qualquer ponto da corrida, quantas vezes quiserem. Entretanto, um concorrente que obstruir deliberadamente o caminho de outro corredor, ou interferir de qualquer forma, será imediatamente desclassificado.
Sobre o Bastão
O concorrente deve completar a perna inteira enquanto segura o bastão. Um concorrente que deixar cair o bastão em qualquer ponto de sua perna, ou cruzar a linha de chegada sem segurar o bastão, enfrentará desclassificação imediata.