As faixas do jiu-jitsu são a melhor maneira de se manter motivado e se apegar a essa atividade específica. O jiu-jitsu brasileiro é o combate mais popular intacto.
Aliado a sua popularidade, os mestres introduziram uma maneira de encontrar a experiência, habilidades e progresso de um praticante de Jiu-Jitsu através das faixas.
Várias cores específicas significam a experiência e o conhecimento do praticante de Jiu-Jitsu.
Como Funcionam as Faixas do Jiu-Jistu?
Existem 8 faixas do jiu-jitsu para adultos:
- Faixa branca
- Faixa Azul
- Faixa roxa
- Faixa marrom
- Faixa preta
- Faixa Vermelho e Preto (Faixa Preta do Sétimo Grau)
- Faixa Vermelho e Branco (Faixa Preta do Oitavo Grau)
- Faixa Vermelho (Faixa Preta do Nono e Décimo Grau)
Enquanto a faixa preta é considerada o principal objetivo entre os praticantes de Jiu-Jitsu, as outras faixas antes da preta são as metas de curto prazo ou podem ser consideradas como os degraus de uma escada para alcançar o topo.
Bem, obter um faixa preta requer muito tempo, o que provavelmente é uma boa quantidade do número de anos de sua vida.
De qualquer forma, exceto por muito tempo, disciplina, dedicação e trabalho duro, a maioria deles é crucial para se tornar um campeão de faixa preta.
Leia mais para saber quantos cintos existem, como funciona a progressão de faixa no Jiu-Jitsu brasileiro, e o que você precisa fazer para obter o próximo cinto.
Quantas faixas existem no jiu-jitsu brasileiro e exigências?
As informações abaixo são seguidas pelo sistema de correias para adultos do IBJJF, que foi coletado de especialistas em Jiu-Jitsu Brasileiro. Com exceção do IBJJF, existem outros sistemas de correias, como a Federação Global de Jiu-Jitsu (JJGF).
A Federação Internacional de Jiu-Jitsu Brasileiro (IBJJF) é aclamada como uma organização autorizada que tem requisitos oficiais de correias na BJJJ.
Primeiramente, existem cinco correias brasileiras de jiu-jítsu: branca, azul, roxa, marrom e preta. Abaixo da faixa preta, há outras correias que normalmente levam quatro graus.
Os seis graus primários são mantidos pelas correias acima até a faixa preta. As outras três cinturas depois da faixa preta representam os 7º, 8º e 9º graus. O 10º grau é tomado pelo cinto vermelho, que é eventualmente o último.
Os praticantes com o cinturão vermelho do 10º grau são considerados como os pioneiros do Jiu-Jitsu brasileiro.
O reconhecimento de um praticante de Jiu-Jitsu só pode ser visto com o olho de uma águia. Somente um especialista pode reconhecer as verdadeiras habilidades.
Um instrutor qualificado atesta o praticante e o classifica de acordo com as suas habilidades. Ao contrário de outras artes marciais, um instrutor qualificado atesta a progressão e aumenta a classificação com base em múltiplos fatores como idade, habilidade e tempo.
Há limitações de tempo, idade e habilidades. Você precisa passar por todas elas para obter o próximo cinturão. Por exemplo: De acordo com o IBJJF, um cinto azul deve passar pelo menos dois anos antes de chegar ao próximo nível, que é um cinto roxo.
Portanto, a faixa preta é o nível mais alto contado com base nos graus de progressão. De acordo com o IBJJF, somente um cinturão negro de 2º grau credenciado pode promover um praticante de cinturão negro.
Leia e aprenda sobre o sistema de cinturão brasileiro de Jiu-Jitsu e os limites de idade e experiência com relação a todas as faixas.
Faixa branca
- Idade Mínima Requerida: Qualquer
- Tempo mínimo necessário neste cinto: Sem restrições de tempo mínimo
O cinto é basicamente o primeiro cinto e significa o primeiro passo no esporte.
De acordo com os especialistas, um estudante deve passar pelo menos 6 a 8 meses na faixa branca antes de passar para a faixa seguinte, que é a faixa azul. Provavelmente, leva quase 2 anos para passar para a faixa azul.
Faixa Azul
- Idade Mínima Requerida: 16 anos
- Tempo mínimo: 2 anos
A faixa azul é a primeira conquista que um praticante faz e ganha por mérito. Um cinturão azul provavelmente leva muito mais tempo do que qualquer outro cinturão para alcançar a faixa preta.
Ela se distingue pela experimentação e experimentação de múltiplas técnicas para descobrir o que funciona para você. O cinturão azul é geralmente mantido por 2 a 5 anos.
Faixa Roxa
- Idade Mínima Requerida: 16 anos
- Tempo mínimo: 5 anos
A faixa roxa vem depois da faixa azul e significa mais um passo mais próximo da faixa preta. De acordo com praticantes experientes, a faixa roxa deve ser difícil de ser alcançada e geralmente leva 5 anos para se ganhar esta faixa.
Faixa marrom
- Idade Mínima Requerida: 18 Anos
- Tempo mínimo: 1 ano
Uma faixa marrom é o último passo antes de chegar à faixa preta. De acordo com o livro de Saulo Ribeiro, Universidade de Jiu-Jitsu, um cinto marrom é a oportunidade de polir as bordas e descobrir as brechas antes de alcançar a faixa preta.
Embora, um cinto marrom seja superior a um cinto roxo, o que significa que eles têm autoridade para controlar e submeter as faixas roxas. No entanto, a faixa marrom é dominante para a faixa roxa.
Faixa Preta
- Idade Mínima Requerida: 19 Anos
- Tempo mínimo: 31 anos
Outros requisitos para se tornar uma faixa preta certificada pela Federação Internacional de Jiu-Jitsu Brasileiro (IBJJF):
- Deve fornecer um certificado de RCP e primeiros socorros
- Deve ser filiado pelo IBJJF
- Deve passar em um curso de arbitragem do IBJJF com pontuação acima de 60%.
- Deve ser o instrutor assistente ou o supervisor de uma academia do IBJJF
- Deve ser promovido por um instrutor de faixa preta de 2º grau credenciado pelo IBJJF
- Ganhar a faixa preta é comum, mas além da sombra de dúvida, é o objetivo mais difícil para os praticantes de BJJ.
Normalmente, é preciso ser adulto no desejo de alcançar a faixa preta. Alcançá-la é sem dúvida uma grande realização que um praticante faz. Mas a verdadeira jornada começa a partir daqui.
Ser faixa preta significa que você entrou agora na fase mais séria do aprendizado. Você não é apenas um campeão de faixa preta realizado, mas uma demonstração e um modelo para os outros.
Você está agora em uma fase em que sabe o suficiente para formular sua própria abordagem de desenvolvimento do jogo e começar a ensinar aos outros.
Assim, há múltiplas exigências para se tornar um faixa preta certificado pelo IBJJF. Passar o tempo mínimo exigido em cada faixa é um dos requisitos básicos.
Um faixa preta deve ser qualificado em primeiros socorros e arbitragem de competição.