O jiu-jitsu brasileiro é um dos esportes de combate mais populares, crescendo em popularidade em todo o mundo com a abertura de academias em cada esquina.
Tornou-se bem conhecido principalmente por sua participação no MMA e por promover a autodefesa prática para que qualquer indivíduo aprenda. Esta é uma das muitas razões pelas quais a Jiu-Jitsu feminino está se tornando mais popular.
O esporte foi uma inovação do judô, depois do Jiu Jitsu – um estilo japonês de artes marciais, que foi apresentado pela primeira vez no Brasil à Família Gracie, entre outras.
O Jiu-Jitsu brasileiro foi projetado para focar mais na habilidade, técnica e alavancagem, em vez de força bruta na luta no solo. Esta é a principal razão pela qual há um crescimento das mulheres praticantes, especificamente nas faixas etárias mais jovens.
O esporte oferecido à geração mais jovem se tornou um nicho especialmente importante para o crescimento do esporte nos últimos anos. Ela ensina as crianças não apenas a se defenderem, mas a incutirem nelas autoconfiança através da interação contínua com seus colegas de equipe.
Mas os benefícios do Jiu-Jitsu feminino são de valor independentemente da idade dos praticantes. Aqui estão as 5 principais razões pelas quais as mulheres de todas as idades devem começar a treinar a Jiu-Jitsu.
Quais os Benefícios do Jiu-Jitsu Feminino?
Aprender a se proteger.
A maioria das mulheres descobrem Jiu-Jitsu porque estão interessadas em se proteger. As habilidades que você aprende são projetadas para permitir que uma pessoa menor possa se defender contra um atacante maior e mais poderoso.
Nem todas as artes marciais são feitas da mesma maneira. O Jiu-Jitsu Brasileiro tem sido aplicado no MMA, o que significa que é uma arte marcial atual testada em combate.
Ao contrário do que alguns podem pensar, não é necessário que alguém seja forte e atlético para aplicar as técnicas, podendo ser usado por qualquer indivíduo independentemente do peso e da altura. Esta é a principal razão pela qual muitas mulheres podem praticar a arte e se tornar excelentes nela.
Você não precisa ser rápido, forte ou explosivo para executar as técnicas. Através de alavancagem superior, movimentos fluidos e posicionamento do corpo, você pode usar o Jiu-Jitsu para controlar e até mesmo derrotar um atacante fisicamente superior.
O esporte se concentra na autopreservação da pessoa menor contra um atacante maior. Este princípio tem benefícios claros no que diz respeito à praticante do Jiu-Jitsu feminino, pois seu treinamento enfatiza a importância da técnica sobre a força.
Embora os praticantes menores possam lutar pelo sucesso no início de seu treinamento, porque os indivíduos menores também devem fazer a técnica funcionar para progredir, eles podem muitas vezes desenvolver um nível impressionante de técnica. Por sua vez, esta habilidade técnica pode ser usada para neutralizar a vantagem da força de um atacante maior sem treinamento.
Ganho de confiança.
Ao treinar Jiu-Jitsu e ganhar experiência lidando com seus desafios físicos e mentais, é comum sentir-se mais composto e em controle de situações estressantes dentro e fora dos tapetes. Além disso, ensina você a controlar sua respiração, suprimir seu instinto de luta ou vôo e acalmar suas emoções antes de agir.
Estas mesmas habilidades podem ser transferidas para um dia estressante no trabalho, na escola ou em casa – permitindo que você mantenha sua calma sob pressão.
O que é uma simples entrevista de trabalho ou um colega de trabalho incômodo em comparação com uma sessão de treinamento de Jiu-Jitsu para mulheres? Os desafios da vida entram em melhor perspectiva depois que você estiver dentro do tatame.
Melhor Saúde Mental.
O jiu-jitsu não é apenas autodefesa. É uma disciplina saudável que aguça a mente e, portanto, a alma. É também um jogo de xadrez problemático, jogado com partes físicas do corpo e parceiros de treinamento. Você vai querer utilizar muitas estratégias e técnicas para superar seus parceiros de treinamento.
Só porque o treinamento é físico, não se deve supor que não haja nenhum componente intelectual para o treinamento. Por um lado, Jiu-Jitsu feminino, como disciplina física, é bastante exigente, e os desafios físicos que você enfrentará em sua jornada são melhor enfrentados com uma mente forte. Por outro lado, onde você pode não ter “resistência mental”, o treinamento pode ajudá-lo a construir uma mente firme e flexível.
À medida que você superar os desafios de treinamento e os desafios que seu parceiro de treinamento coloca à sua frente, você começará a ver sua confiança crescer e sua resistência mental aumentar.
Depois de enfrentar os obstáculos no tapete, os desafios que a vida lhe lança parecem menos desafiadores do que seu parceiro de treinamento tentando lhe submeter.
Alívio do estresse.
Já teve um dia ruim que o fez sentir vontade de sufocar alguém? Durante sua aula de Jiu-Jitsu feminino, isso é encorajado! O tempo todo, tenho alunos que me dizem que estavam tendo um dia ruim até que entraram nas esteiras. Depois de aprender novas técnicas, treinar com alguns amigos e suar, eles foram para casa felizes.
Ademais, os pesquisadores científicos descobriram até mesmo que exercícios moderados a intensos, especialmente quando conduzidos por um instrutor que se certifica de que você os leva até o fim, têm muitos benefícios mentais, incluindo a redução ou mesmo a proteção contra a depressão. Muitos indivíduos têm usado Jiu-Jitsu para se ajudar a lidar com depressão, ansiedade e outros problemas de saúde mental.
Portanto, após um dia difícil não há nada como aliviar suas tensões com uma sessão dura sobre as esteiras. Você logo esquecerá o que seu chefe estava lhe incomodando enquanto você bate as mãos com seu parceiro de treinamento e entra em ação. A pia vazante, o chefe mal-humorado, os engarrafamentos de trânsito serão lembranças distantes enquanto você relaxa em uma aula.
Ficar em forma e permaneça saudável.
Muitas pessoas entram em Jiu-Jitsu porque estão procurando uma maneira de ficar em forma sem fazer um exercício chato, como correr em uma esteira.
Uma aula é um exercício de corpo inteiro que proporciona uma queima de corpo inteiro – o que significa que você estará queimando toneladas de calorias enquanto constrói força funcional, destreza e flexibilidade!
Uma vez que você entre no treinamento ao vivo, você aprenderá a usar seu corpo de maneiras com as quais a maioria das pessoas dificilmente pode sonhar.
Não importa o quão fora de forma ou descoordenado você pensa que é, temos métodos de ensino e treinamento que lhe permitirão aprender e melhorar em sua jornada de Jiu-Jitsu.
A beleza do Jiu Jitsu feminino é que as habilidades são tão variadas que podem ser aplicadas a qualquer forma ou tamanho de corpo. Isto permite que qualquer pessoa aprenda e construa um físico mais forte e mais saudável.
Ele irá melhorar seu peso, seu tônus muscular e você ganhará um brilho saudável com o exercício regular e a melhor parte é que você se divertirá fazendo isso.
Embora o esporte possa ajudá-lo a construir um corpo mais forte e saudável, ela também o ajudará a apreciar o que seu corpo é capaz de fazer, independentemente de onde você esteja começando.
O Jiu-Jitsu feminino não depende de atributos físicos para ser bem sucedida, apenas da aplicação de habilidade com alavancagem. Você estará apreciando seus exercícios muito antes de atingir seus objetivos físicos.
Isto ajudará a construir sua motivação para continuar trabalhando para atingir seus objetivos à medida que você aprende a usar seu corpo como o que você tem agora.