As regras do boxe existem para governar o esporte a fim de torná-lo justo, seguro e competitivo para os lutadores. Como esporte de combate, a natureza do boxe pode colocar seus competidores em sério perigo sem regras específicas para controlar a partida.
Elas incluem a restrição do tipo de golpe que os competidores podem usar, onde são autorizados a acertar adversários, faltas e outros procedimentos de partida. Além disso, podem variar dependendo da jurisdição na qual a luta ocorre e se é uma partida de boxe amador ou profissional.
Quais São as Regras do Boxe?
Existem algumas regras universais que são extremamente importantes para o esporte e são geralmente aceitas em todos os jogos de boxe. Estas regras se aplicam somente aos jogos de boxe e não aos esportes de combate similares como o kickboxing ou o MMA.
- Os caças não podem bater abaixo da cintura, tropeçar, segurar, chutar, dar cabeçadas, morder, empurrar ou cuspir nos adversários.
- Não se pode bater com a cabeça, antebraço ou cotovelos.
- Não se pode bater com uma luva aberta, pulso ou mão traseira, apenas socos de punho fechados. Os lutadores não podem bater no oponente pelas costas, costas da cabeça, pescoço ou rins.
- Você não pode segurar e usar as cordas para ganhar vantagem para um soco.
- Quando o árbitro sinaliza para uma pausa, os lutadores devem obrigar, dar um passo atrás e se abster de dar socos.
- Você não pode acertar um adversário uma vez que ele seja derrubado.
- Um pugilista no chão tem 10 segundos para se levantar antes de ser declarado o perdedor por nocaute.
- Os pugilistas atingidos com um golpe baixo acidental terão um tempo específico para se recuperar (geralmente 5 minutos), se não forem capazes no final de seu tempo, então serão desclassificados.
- Todos os golpes são pontuados por três juízes.
Quantos Rounds Tem uma Luta de Boxe?
O número exato de rounds programadas depende da situação. Hoje em dia, a maioria das lutas dura entre 4-12 rounds de 3 minutos (no masculino) e 2 minutos (no feminino).
Doze rounds são predominantemente utilizados quando um campeonato mundial ou outro título importante, como o europeu ou título mundial provisório, está em jogo.
Em outras circunstâncias, tais como quando um novo boxeador estreia ou ainda está trabalhando para subir nas fileiras, os promotores de ambos os lutadores envolvidos podem concordar que uma distância mais curta é apropriada.
Muitos estreantes começam com lutas de quatro rounds e trabalham para subir de nível através de seis, oito e 10 rounds até estarem prontos para as disputas do campeonato.
Penalidades
A quebra das regras do boxe é chamada de falta e pode ter consequências variáveis.
Uma falta pode resultar em uma advertência, redução de pontos ou mesmo desqualificação. Se um lutador comete uma falta que fere o adversário e o torna incapaz de competir, o lutador que cometeu a falta será desclassificado.
Se um lutador comete uma falta que fere seu oponente mas a luta continua, o árbitro pode sinalizar aos juízes para deduzir automaticamente dois pontos do lutador que cometeu a falta.
Pontuação
A pontuação é talvez a maior diferença entre o boxe amador e o boxe profissional. Os dois níveis de habilidade são pontuados de duas maneiras muito diferentes.
O boxe amador é avaliado com base no número de golpes que cai comparativamente, o que significa que o lutador que mais golpes costuma ganhar.
O boxe profissional, por outro lado, usa um sistema de 10 pontos para julgar os golpes. O sistema de 10 pontos é baseado em quem ganha mais rounds, com o vencedor recebendo 10 pontos e o perdedor recebendo 9.
Em situações raras em que um lutador domina, ou uma falta é cometida que resulta em deduções de pontos, o lutador derrotado poderia receber 8 pontos pelo round.
Premiação
Outra diferença significativa entre o boxe amador e o boxe profissional é a compensação que os lutadores recebem. Os pugilistas amadores não recebem compensação por luta, pois lutam pela experiência ou simplesmente pelo amor ao esporte.
Os pugilistas profissionais quase sempre recebem compensação por suas lutas. Os profissionais são pagos por patrocínios, participam da luta, ganham bônus, e muito mais. Alguns dos melhores pugilistas profissionais podem ganhar mais de milhões por apenas uma única luta!
Tipos de Decisão dos Juízes
- Decisão unânime: Todos os três juízes decidem a favor de um lutador. Geralmente significa que um lutador dominou o combate. O lutador que foi considerado o vencedor pelos três juízes ganha a partida.
- Decisão por Maioria: Dois juízes decidem a favor de um lutador enquanto o outro juiz decide sobre um empate. O lutador que recebeu duas decisões vencedoras, ganha a partida.
- Decisão dividida: Dois juízes decidem a favor de um lutador, enquanto o terceiro juiz decide a favor do outro. O lutador que recebeu duas decisões vencedoras ganha a partida.