O boxe é um esporte que incorpora apenas o uso de seus braços, mas suas pernas são igualmente importantes para sair do caminho do perigo.
Pode parecer simples usar os punhos apenas quando se luta contra um adversário, mas existem muitos estilos e movimentos diferentes que compõem o esporte do boxe.
Quais os Golpes do Boxe?
Postura
Há duas posturas que um lutador pode adotar. A postura ortodoxa comum que seu pé esquerdo é sua liderança ou a postura oposta, onde seu pé direito está na frente. Estes são geralmente canhotos, embora isso nem sempre seja verdade, depende apenas da postura com a qual o lutador se sente natural.
Como um lutador decide ficar de pé ou manter suas mãos depende muito de seu estilo. Puros boxeadores/contra-atacantes às vezes mantinham as mãos baixas para atrair seus oponentes para dar um soco e falhar, então eles rapidamente atingiriam a abertura.
Os lutadores tendem a manter as mãos para cima para cobrir o rosto porque normalmente não têm os reflexos para evitar golpes com os pés ou movimentos do corpo.
Ataque
Há cinco golpes principais:
- Jab – O soco mais importante no boxe é o jab. É um soco que é dado com a mão de chumbo a partir de uma postura positiva. É o soco mais fraco, mas o mais eficaz, já que permite configurar socos de força e também manter seu oponente à distância. Alguns lutadores têm golpes muito fortes que atordoam seus oponentes enquanto outros têm um golpe de pata, que não faz nada mais do que medir a distância.
- Cruzado – Uma cruz é um soco reto dado pela mão de trás a partir de uma posição de posicionamento. De todos os socos de força, este é o mais eficaz à distância, pois viaja em linha reta, o que significa que atingirá o alvo mais rapidamente. O “um dois” é uma combinação clássica de um soco seguido por uma cruz.
- Gancho – O gancho é um soco semicircular que tem como objetivo pousar do lado do adversário. É um soco que pode gerar muita força e aumenta a chance de um golpe ou de uma pancada porque às vezes seu oponente não consegue ver o soco chegando (muitas vezes chamado de seu lado cego).
- Uppercut – Um soco uppercut sobe de baixo e é normalmente usado quando seu oponente coloca a cabeça dele muito baixa ou na frente do pé de chumbo. É também um soco arriscado porque se você falhar, estará desequilibrado e se deixará aberto para contra-atacar socos.
- Overhand – O overhand é um soco dado com a mão de trás e viaja sobre a cabeça de forma laçada. É um soco largo e perigoso que requer um bom timing para pousar, porque é mais fácil ver este soco vindo de longe.
Defesa
- Trabalho de pés – Um lutador externo depende de seu trabalho de pés para evitar socos. Eles precisam de pés rápidos para saltar para dentro para atacar e depois saltar para fora para defender. É uma maneira eficaz e segura de defender, mas requer muita energia.
- Desvios – Para dar um soco é preciso ter bons reflexos. Envolve virar ligeiramente os quadris e ombros para evitar que um soco venha em sua direção.
- Bobbing (mover a cabeça) and Weaving – Movimentar a cabeça para os lados e dobrar os joelhos para evitar os socos que chegam e depois voltar para cima em posição de dar um soco é chamado de técnica de bob and weave.
- Bloquear e Parry – Para bloquear efetivamente os socos, você precisa levar socos nos ombros, nos braços. Manter as mãos erguidas para dar socos é chamado de parrying, o que requer bons reflexos.
- Clinch / segurar – Esta forma de defesa não é bonita de se observar, mas às vezes é necessária, especialmente quando se está ferido ou atordoado. Prender envolve se aproximar de seu oponente e depois amarrar seus braços para que ele não possa dar nenhum soco.
É uma defesa temporária, já que o árbitro quebraria um soco para retomar a luta, mas lhe dá um tempo precioso para se recuperar. No entanto, alguns lutadores podem não se machucar, mas sim golpear como parte de sua estratégia ou estilo.
Estilos de Boxe
Boxeador Puro / Boxeador Contra-ataque
Esses tipos de lutadores encarnam toda a ciência do boxe. Eles usam seus espertos no ringue para manter uma distância segura entre eles e seus oponentes, e escolhem seus pontos para atacar.
Eles podem não ter poder de perfuração, embora nem sempre seja assim, ou estão cansados de ser atingidos e preferem lutar de forma defensiva.
A capacidade de controlar o ritmo de uma luta a seu favor é seu ponto forte e, em geral, este tipo de estilo seria favorecido contra outros. Grande trabalho de pés, reflexos, timing e inteligência de luta são seus atributos.
Socador
Um boxeador é semelhante a um boxeador puro no sentido de que eles têm a capacidade de boxear, mas também têm um bom poder de perfuração que eles utilizarão. Eles podem derrubar oponentes lentamente ou até mesmo derrubar seus oponentes com um único tiro bem colocado.
Eles são lutadores bem colocados com uma boa técnica, mas podem confiar muito em seu poder de perfuração às vezes, o que pode colocá-los em perigo de perder uma luta.
Agressivo
Talvez um dos estilos mais excitantes de se ver. Em geral, pode lhes faltar um ou mais dos seguintes: Grande trabalho de pés, habilidades defensivas, inteligência de anéis e velocidade.
No entanto, eles compensam isso usando pura agressão e pressão implacável para quebrar seu oponente. Muitas vezes, suas falhas defensivas e agressões os deixam abertos para contra-atacar, portanto, a capacidade de sofrer uma boa dose de punição é essencial.