Como qualquer esporte, o karatê exige certas habilidades amplas que se sobrepõem a muitos outros esportes. Como arte marcial, o karatê também exige que os atletas possuam uma gama de habilidades e técnicas únicas para que possam ter um bom desempenho na competição. Continue lendo para aprender sobre os chutes mais importantes a serem aprendidas no karatê.
Como Funcionam os Chutes no Karatê?
Chute Frontal (Mae Geri )
Um dos chutes básicos no karatê, conhecido como Mae Geri em japonês, o chute frontal é muito versátil, pois pode ser usado rápida e nitidamente como um chute frontal de encaixe ou mais longo e mais poderoso como um chute frontal de empuxo.
Também pode ser executado a partir da perna traseira ou dianteira em uma posição de luta. Este chute segue os quatro passos básicos de qualquer chute: traga a perna que está chutando com um joelho e tornozelo dobrados, execute o chute e finalmente colocar a perna para baixo.
Chute Giratório (Mawashi Geri)
Conhecida como Mawashi Geri em japonês, uma casa redonda é um chute rápido que ganha força através da rotação dos quadris.
Segue os mesmos quatro passos básicos (câmara, chute, câmara, para baixo) e é feito fora da perna dianteira a partir do lado do alvo.
O chute da perna deve ser levantado, o joelho e o tornozelo dobrados, com uma linha reta desde o osso da canela até a parte superior do pé.
Isto é então liberado em um movimento de snapping, com o ponto de golpe sendo a parte superior do pé.
Chute Lateral
O pontapé lateral começa a ficar um pouco mais complicado porque vamos dar uma reviravolta lá dentro. Começando a mesma postura de luta que para um chute frontal, desta vez, ajoelhe-se de costas em direção ao ombro oposto, enquanto torce o pé da frente até que seus dedos dos pés estejam voltados para longe de seu oponente.
Mais uma vez, cubra o joelho o mais alto que puder para obter a maior potência possível. Agora, exploda para fora desta posição. Vire seu pé para o lado de modo que você esteja golpeando com a ponta da “faca” do pé.
Você também pode usar uma versão mais avançada deste chute quando precisar cobrir o chão entre você e seu oponente. Dê dois passos rápidos, pé de trás e depois pé da frente, e execute o chute.
Quando você for bom nestas duas primeiras versões, você pode adicionar o salto para o chute lateral voador retratado acima. Como você pode imaginar, um chute lateral voador perfeitamente colocado é devastador para seu oponente.
Chute Crescente
O chute em lua crescente é um chute rápido que serve como um poderoso ataque, bem como uma defesa eficaz. Da posição de luta, levante o joelho, estenda a perna e chute em um movimento circular.
Bata com o interior do seu pé. Se você estiver chutando com o pé direito, você se moverá no sentido anti-horário. Se você estiver chutando com o pé esquerdo, você se moverá no sentido dos ponteiros do relógio.
O chute em crescente do karatê explode em um chute potente na cabeça. Também é excelente como um movimento defensivo para paralizar um ataque se seu adversário lhe empurrar um bastão ou uma faca.
Você também pode chutar na direção oposta – no sentido horário com o pé direito e no sentido anti-horário com o pé esquerdo. Neste caso, você vai atacar com a borda externa do pé.
Mantenha o equilíbrio ao chutar
Manter o equilíbrio ao chutar não é tarefa fácil, mas é fundamental se você quiser executar e se recuperar de um chute básico de karatê.
A primeira coisa a saber é onde você está segurando seu peso no pé de apoio. Enquanto seu calcanhar não precisa estar no ar durante um chute, ele não deve ter muito peso sobre ele. Você pode manter melhor o equilíbrio e permanecer com os pés leves mantendo o peso sobre as bolas dos pés. Isto é verdade para qualquer momento em que você estiver lutando, mas é ainda mais importante ao chutar.
Você também pode usar seus braços e sua posição corporal para ajudar a manter o equilíbrio. Mantenha sua postura e mantenha-se equilibrado sobre sua perna de apoio. Para chutes laterais, pontapés redondos, etc., você pode estender o mesmo braço que sua perna de apoio para ajudar a manter o equilíbrio.