O esporte do críquete é o segundo esporte mais popular no mundo, com mais de 2,5 bilhões de fãs, existindo há mais de 300 anos.

Duas equipes de onze jogadores se enfrentam para tentar vencer a outra. O esporte envolve um taco e uma bola. Um lançador joga a bola e o batedor tenta acertar a bola para marcar corridas. O críquete é um jogo muito tradicional, com muitas tradições de longa data.

No entanto, o esporte se adaptou aos tempos modernos ao ponto de existirem agora três estilos de cricket. Os três tipos são jogos de teste de cinco dias, críquete One-Day International e Twenty20. Por causa disso, o críquete se manteve relevante e ganhou bilhões de fãs.

História do Críquete

A história do críquete remonta ao século XVI, na Inglaterra, onde o esporte era jogado como um passatempo popular em vilas e cidades.

Os primeiros registros escritos do críquete datam de 1598, quando o esporte era jogado por camponeses em Guildford, na Inglaterra. Acredita-se que o termo “críquete” tenha vindo da palavra francesa “criquet”, que significa um pedaço de madeira.

Durante os séculos XVII e XVIII, o críquete tornou-se cada vez mais popular na Inglaterra, com muitos clubes locais sendo formados. Em 1744, a primeira partida registrada foi jogada entre Londres e Slindon, que agora é considerada a partida inaugural do críquete moderno.

No século XIX, o críquete se espalhou para outras partes do mundo, com as primeiras partidas registradas fora da Inglaterra ocorrendo na América do Norte, Austrália e Índia. O esporte também foi padronizado durante esse período, com a introdução de regras e regulamentos formais.

Durante o século XX, o críquete continuou a crescer em popularidade, com a formação de organizações internacionais, como o Conselho Internacional de Críquete (ICC), que governa o esporte em todo o mundo. O críquete agora é jogado em mais de 100 países, com destaque para competições internacionais como a Copa do Mundo de Críquete.

Arena de Disputa

O críquete é jogado em um campo oval chamado “ground”. Dentro desse campo oval está o campo exterior, feito de grama, onde se encontra a maioria dos jogadores, com bolas de campo que são atingidas por todos os lados. Dentro desse campo está o interior.

Ao contrário de um esporte como o beisebol, não há linhas para separar o campo interno ou externo, é apenas a distância do campo. O campo é uma mancha retangular de sujeira com pouco mais de 15 jardas. É aqui que estão os postigos e onde o lançador e o batedor estão.

Ao redor do exterior do campo é um limite. Nos estádios, isto geralmente é uma parede, mas nos jogos jogados em parques, uma linha de cones faz o trabalho. Dentro do limite não há nenhuma área que não esteja em jogo. Os batedores podem bater a bola diretamente atrás deles, na frente deles ou para qualquer um dos lados.

Funções dos Jogadores de Críquete

Existem duas principais posições no críquete: batedor e jogador de campo.

  1. Batedor: O objetivo do batedor é marcar corridas para a equipe. Existem duas posições principais no batedor: abridor e rebatedor. O abridor é o primeiro jogador a bater e é responsável por enfrentar a primeira bola do jogo. O rebatedor entra em ação depois que o abridor é eliminado ou quando a equipe precisa marcar mais corridas.
  2. Jogador de campo: O objetivo dos jogadores de campo é impedir que a equipe adversária marque corridas e eliminar os batedores adversários. Existem várias posições de campo no críquete, que são divididas em dois grupos principais:
  • Internas: incluem o goleiro (que fica atrás do batedor para pegar a bola se ela não for acertada), o primeiro, segundo e terceiro homens (que ficam próximos ao batedor para tentar pegar a bola) e o midwicket (que fica entre o batedor e o goleiro).
  • Externas: incluem o ponto (que fica na lateral do campo), o cover (que fica na diagonal do batedor), o mid-off e mid-on (que ficam na frente do batedor), o deep point (que fica mais longe do batedor) e o deep square leg (que fica na diagonal do batedor).

Cada posição de campo é importante para impedir que a equipe adversária marque corridas e eliminar os batedores. A posição de campo pode variar dependendo da estratégia da equipe e do tipo de bola que está sendo jogada.

Regras do Críquete

  1. O jogo é disputado por duas equipes de onze jogadores cada. Cada equipe tem a chance de bater e jogar a bola.
  2. O objetivo do jogo é marcar o maior número de corridas possível enquanto se defende o alvo (os três wickets, que são três postes de madeira fincados no solo, com duas pequenas estacas chamadas bail fixadas sobre eles).
  3. O batedor deve acertar a bola com sua raquete e correr entre os wickets (as duas extremidades do campo) para marcar uma corrida. Se a bola ultrapassar a linha de fronteira, a equipe marca automaticamente quatro corridas. Se a bola for acertada além da linha de fronteira sem tocar o chão, a equipe marca seis corridas.
  4. Se o batedor errar a bola, o jogador de campo tenta pegá-la e eliminá-lo antes que ele possa marcar uma corrida. Se a bola é pega no ar pela equipe adversária, o batedor está eliminado. Se a bola toca um dos três wickets e as duas bails caem, o batedor está eliminado.
  5. Cada equipe tem a chance de jogar a bola por um número limitado de vezes (overs). Um over consiste em seis bolas jogadas consecutivamente pelo mesmo jogador.
  6. A equipe que marcar o maior número de corridas após o término das duas entradas ganha o jogo.
  7. Existem vários tipos diferentes de partidas de críquete, incluindo partidas test (que duram cinco dias), partidas de um dia e partidas de T20 (que duram cerca de três horas).
  8. O uso de drogas de aprimoramento de desempenho e qualquer forma de corrupção no jogo é estritamente proibido e pode resultar em penalidades severas para os jogadores e equipes envolvidas.

Equipamentos de Críquete

  1. Raquete de críquete: também conhecida como bastão, é feita de madeira e tem uma parte superior achatada que é usada para bater na bola.
  2. Bola de críquete: é feita de cortiça e couro, pesa cerca de 160 gramas e tem um diâmetro de cerca de 9 centímetros.
  3. Proteção do jogador: os jogadores devem usar capacete para proteger a cabeça, luvas para proteger as mãos e caneleiras para proteger as pernas enquanto jogam.
  4. Equipamento de goleiro: o goleiro usa um equipamento de proteção que inclui capacete, protetor de caixa, colete, luvas e caneleiras.
  5. Uniforme de jogo: os jogadores usam uniformes que consistem em camisas de manga curta ou comprida, calças compridas e sapatos de críquete.
  6. Wickets: consistem em três postes de madeira fincados no solo, com duas pequenas estacas chamadas bail fixadas sobre eles. Os wickets são usados como alvo para os jogadores de campo.
  7. Tapete: O campo é coberto com um tapete de grama ou um material sintético, para ajudar na jogabilidade da bola.

Confira:

Autor

Previous

Como Funciona o Golbol?

Next

Dançar Emagrece Mesmo?