Qual é a história do Taekwondo? Quais são as suas origens? De onde veio? Quem o inventou? Aqui está a história do Taekwondo.
Sobre o Taekwondo
O Taekwondo é uma arte marcial na qual o objetivo é marcar pontos chutando o adversário no tronco ou na cabeça, ou dando-lhe um soco no tronco.
Uma partida é ganha ou por nocaute, ou pelo atleta que tiver mais pontos. Os chutes e socos podem ser bastante fortes e, portanto, os atletas taekwondo usam almofadas protetoras nas áreas de pontuação.
Além de apenas proteger, as almofadas também ajudam os árbitros, os sensores no equipamento podem apontar quando um atleta foi atingido e, através de um sistema sem fio, ele informará o árbitro.
As almofadas também ajudam os observadores a distinguir os dois competidores, pois um atleta usará uma almofada vermelha e o outro uma azul. Além de apenas marcar, os atletas também podem receber penalidades por fazerem coisas ilegais, perdendo assim um ponto.
Qual a História do Taekwondo?
O Taekwondo começou na Coreia do Sul, muito recentemente. No entanto, a história do esporte se mistura com a do país. Um tipo de arte marcial conhecido como Subak Do, onde os lutadores usavam principalmente seus pés já existia na região hoje conhecida como a Península Coreana, já nos anos a.C., no reino de Silla. A partir daí, a arte foi difundida para a China.
De 1910 a 1945 a Coreia foi ocupada pelo Japão, e as artes marciais só podiam ser praticadas pelos militares, e assim a prática de Subak Do declinou. No entanto, japoneses e coreanos trocaram sua cultura e artes marciais.
Os coreanos foram ensinados Karate, Aikido e Judô, o que influenciou muito o estilo das artes marciais coreanas. Com o fim da ocupação japonesa, as artes marciais coreanas foram novamente permitidas ao povo em geral, e dentro de poucos anos nasceu o Taekwondo, inspirado na arte marcial desarmada onde os pés eram as principais armas.
O taekwondo moderno começou a se desenvolver em 1945, uma vez que o Japão deixou a Coreia. Várias academias ensinando diferentes versões de uma antiga arte marcial coreana chamada Taek Kyon foram fundadas.
O Taek Kyon enfatizava o uso dos pés e das mãos. Entretanto, cada academia ensinava uma variação diferente, todas com nomes diferentes.
Em 1955, em uma conferência de mestres da Taek Kyon, foi acordado que todos os estilos seriam fundidos para o benefício de todos, e o novo estilo seria aquele a ser ensinado em todas as academias.
Assim, em 1955, o taekwondo foi oficialmente estabelecido como a arte marcial coreana oficial, inspirada por uma antiga arte marcial, que após um longo hiato começou novamente em 1945, e evoluiu para se tornar o que conhecemos hoje.
Quem Inventou o Taekwondo?
O Taekwondo moderno foi inventado pelo general do exército sul-coreano Choi Hong Hi. Depois que os japoneses deixaram a Coréia, muitas academias foram fundadas em toda a Coréia ensinando diferentes artes marciais, com grandes influências das artes marciais japonesas, chinesas e coreanas antigas.
A falta de consistência no estilo ensinado pelas academias levou a um empurrão para unificar todos em um, e criar uma nova arte marcial coreana. O General Choi fez parte dessa criação, e surgiu com o nome taekwondo.
Como general do exército, Choi ensinou o taekwondo aos militares sul-coreanos, formou instrutores e eventualmente fundou a Federação Internacional de Taekwondo. Choi acabou entrando em conflito com o governo coreano que, segundo ele, estava tentando usar a arte marcial como uma ferramenta política.
Choi deixou a Coréia e seu antigo país estabeleceu uma federação rival de taekwondo, a Federação Mundial de Taekwondo. Ainda assim, existe uma certa animosidade entre a ITF de Choi e a WTF, e embora ambas tomem “taekwondo” em seus nomes existem certas diferenças entre o que cada federação ensina.
Popularidade do Taekwondo
O ensino de artes marciais já era popular na Coreia do Sul antes do taekwondo ser oficialmente iniciado. Assim, quando os mestres da academia se reuniram para unificar as artes marciais para criar o taekwondo, não havia dúvidas de que o novo esporte se tornaria instantaneamente popular, como aconteceu com o taekwondo. Para o resto do mundo, foi um esforço das autoridades coreanas para mostrar a arte marcial do país.
Um capítulo particularmente importante dessa história aconteceu em 1963, quando uma manifestação de taekwondo foi realizada na sede da ONU em Nova York. Isso desencadeou a criação da Associação de Taekwondo dos Estados Unidos, em 1967.
A partir daí, o esporte tornou-se muito popular na América, onde é a arte marcial mais praticada. Em 1988, o COI reconheceu o taekwondo como um esporte de demonstração nas Olimpíadas de Seul, e o incluiria como esporte medalhista em 2000.