Se você é novo no tênis, você provavelmente concordará com isso:
A terminologia do tênis e as vários golpes podem ficar confusos para um iniciante. Há tantos termos, definições, regras e tacadas que se você não cresceu jogando ou assistindo ao esporte, tudo isso pode parecer um pouco avassalador.
Percebendo que nem todos sabem o básico de como bater uma bola de tênis, decidi escrever este guia introdutório sobre os golpes do tênis, termos e definições. Para cada tacada também incluí uma simples explicação de como realizá-la.
Quais os Golpes do Tênis Mais Comuns?
Os golpes do tênis mais comuns são: o saque, backhand, o forehand, o voleio e o smash.
Os cinco movimentos básicos são fundamentais que um jogador executa para bater uma bola de tênis. Um “winner”, por outro lado, é o que acontece como resultado de uma golpe.
A diferença é sutil, mas importante. Especialmente se você é um iniciante que procura aprender e entender o jogo. Mas tudo o que você realmente precisa saber é que cada tiro como um tiro de lob ou drop shot, independentemente da rotação usada, vem de um dos seis golpes fundamentais.
Saque
Um serviço no tênis é a tacada usada para iniciar cada ponto de uma partida. É o único golpe no tênis sobre o qual um jogador tem controle total e é, portanto, um dos mais importantes tiros do jogo. Um bom saque permite que o jogador que serve possa afirmar algum controle sobre como o ponto se desdobra. Isto porque o servidor recebe o primeiro strike e com base na potência, rotação e colocação do tiro pode limitar o que o jogador que retorna pode fazer.
O primeiro ponto de qualquer jogo ou tie-break do jogador que serve (servidor) deve ficar atrás da linha de base para o lado direito da marca central quando estiver de frente para a rede. Para o segundo ponto de um jogo ou tie-break, o servidor fica à esquerda da marca central (ad/segunda quadra). Posteriormente, para cada ponto do mesmo jogo, o posicionamento do servidor é o oposto do ponto anterior.
Para ambas as posições de início da quadra, o sacador tem duas chances de bater a bola sobre a rede e para a caixa de serviço diagonalmente oposta. Se um jogador perder seu primeiro saque, ele tem outra oportunidade com um segundo saque. Se um jogador perder seu segundo saque, a culpa é dele e ele perde o ponto.
Se um saque tocar a rede mas ainda cair na caixa de saque correta, é considerado um let e o sacador recebe outra tentativa. Se o saque tocar na rede e não pousar na caixa de serviço, ele é eliminado e o servidor perde o ponto ou continua com seu segundo saque.
Forehand
Um forehand no tênis é um dos dois tipos de golpes do fundo de quadra. Refere-se a um tiro realizado a partir da linha de base com a raquete segurada em sua mão dominante.
Para um jogador destro, o forehand começa no lado direito do corpo, continua para frente e através do corpo quando você entra em contato com a bola (neste ponto, a palma da mão é virada para longe do corpo), e termina no lado esquerdo do corpo.
Backhand
Um backhand no tênis é o outro dos dois tipos de golpe de fundo. Pode ser um golpe com uma e/ou duas mãos. Assim como a forehand, o padrão básico de balanço começa em um lado do corpo, avança e atravessa, e termina no outro lado do corpo. Mas ao contrário da mão dianteira, a mão traseira é atingida com a parte de trás de sua mão dominante voltada para a direção do golpe.
Voleio
Um voleio é onde a bola é batida para fora do ar antes que ela quique na quadra. O termo “voleio” vale tanto para o forehand e o backhand.
Tecnicamente, um voleio pode ser jogado de praticamente qualquer posição, mas normalmente é atingido quando um jogador está mais próximo da rede. Se a bola salta antes que um jogador faça contato, o golpe é considerado uma pancada de fundo ou meia bola.
O voleio é um estilo de jogo inerentemente ofensivo, pois você está procurando encurtar agressivamente e ganhar o ponto rapidamente, reduzindo o tempo que seu adversário tem para reagir, se mover e se recuperar de sua posição anterior.
Velocidade, reflexos, toque e bom trabalho de pés são todos necessários para se tornar um grande voleador. Isto porque você tem menos tempo quando está perto da rede, por isso é fundamental encurtar o backswing e seguir adiante.
Smash (Overhead)
No tênis, um smash é um golpe em que o jogador entra em contato com a bola com a raquete acima de sua cabeça usando um movimento semelhante a um saque. Esta tacada é comumente chamada simplesmente de smash ou overhead e os dois termos são intercambiáveis.
O termo smash ou overhead geralmente se refere ao “forehand smash” ou “forehand overhead”, pois esta é a forma mais comum da tacada. O smash de backhand só é usado quando um jogador não consegue manobrar em uma posição para acertar usando o lado dominante.
Um smash é normalmente atingido quando um jogador está perto da rede ou no meio da quadra (ao redor da linha de serviço) antes que a bola salte.
Entretanto, um jogador pode optar por executar um golpe após o quique da bola. Isto geralmente é feito porque o adversário lançou um lob defensivo muito alto. Deixar a bola saltar uma vez nesta situação facilita muito mais o timing correto de seu golpe.