Superar limites, inclusive os seus próprios, é algo que está enraizado na história do ser humano. E é justamente esse o principal objetivo dos esportes de marca: bater marcas.
Assim, no artigo de hoje, vamos falar sobre os esportes de marca mais comuns e dar um panorama sobre cada um deles. Você também vai ficar sabendo características gerais dessa modalidade, sua importância, origem e benefícios para a saúde física e mental.
O que são esportes de marca?
Existem vários tipos de esportes, que são classificados dependendo do tipo de competição e objetivo da prática. Nesse sentido, os mais comuns são os esportes de:
- Marca;
- Precisão;
- Parede;
- Combate;
- Campo e taco;
- Invasão;
- Rede;
- E ainda os esportes técnico-combinatórios.
Cada uma dessas categorias apresenta características próprias, como você já deve ter imaginado. Mas aqui vamos focar nos esportes de marca. Eles consistem em atividades onde os competidores comparam suas marcas entre si.
O objetivo é atingir e superar metas, sempre buscando a melhor marca. Em uma maratona, por exemplo, o vencedor será aquele que realizar o percurso no menor tempo, superando os concorrentes. Em esportes de arremessos, o competidor que arremessar a uma maior distância, vence o jogo. E assim por diante.
Desse modo, quando falamos nos esportes de marca mais comuns, falamos especialmente em competitividade e superação. E, mesmo se você for um amador ou iniciante, pode praticar esse tipo de esporte, para bater as próprias marcas e evoluir na modalidade.
Quais os esportes de marca mais comuns?
Agora chega de conversa e vamos ver quais os esportes de marca mais comuns atualmente.
Atletismo
Nossa lista de esportes de marca mais comuns não poderia deixar de começar com o atletismo. Praticado há milhares de anos, essa modalidade é competição pura e símbolo do maior evento esportivo do mundo: as Olimpíadas. No atletismo temos dezenas de esportes. Os principais são:
- Corridas;
- Marcha atlética;
- Saltos;
- Arremessos e lançamentos;
- Revezamentos.
Natação
Mundialmente popular e com cenário de destaque aqui no Brasil, a natação vem ganhando adeptos a cada dia que passa. Temos 4 tipos de provas envolvendo essa modalidade:
- Crawl: provas que variam de distância, entre 50m e 1500m ou no formato 4x100m e 4x200m;
- Costas: distância de 100m a 200m;
- Peito: distância de 100m a 200m;
- Borboleta: também variam de 100m a 200m.
Há ainda provas que combinam todos esses estilos. Elas são chamadas de Medley. A natação pode ser disputada individualmente ou em equipe. Em competições oficiais, é preciso utilizar uma piscina olímpica, que deve atingir 50m de comprimento e ao menos 3 de profundidade.
Triatlo
O triatlo é um dos esportes de marca mais comuns porque combina 3 modalidades populares: natação, ciclismo e corrida. Em 1981, o triatlo chegou ao Brasil, mas apenas em 2000 ele começou a ser disputado em Olimpíadas. Existem várias provas de triatlo, que variam de acordo com a distância percorrida em cada atividade.
Por exemplo, na Sprint, o atleta precisa cumprir 700m de natação, 20km de ciclismo e ainda 5km de corrida. Já a prova de triatlo mais curta é a Mixes Relay, onde o atleta precisa cumprir 300m de natação, 8km de ciclismo e ainda 2km de corrida.
Vela
Com certeza você já ouviu falar em nomes como Torben Grael, Robert Scheidt, Martine Grael e Kahena Kunze. Todos são atletas brasileiros que fazem bonito na vela.
Na prova de vela, o barco, movido à vento, precisa percorrer certa distância e chegar ao seu objetivo antes dos adversários. A competição consiste na realização de 10 a 12 regatas. Mas, para ela ser viável, é fundamental ter vento no local.
Por isso a vela não pode ser praticada em qualquer localidade. Além disso, como o vento muda constantemente durante uma prova, o esporte exige muita habilidade, força e inteligências dos atletas.
Vale destacar também que existem vários tipos de vela, que são classificadas de acordo com o tamanho e peso. Mas, em uma prova, todos os barcos devem ter as mesmas características.
Halterofilismo
Popularmente conhecido como levantamento de peso, esse é mais um esporte de marca famosíssimo. Praticado na China antes mesmo de Cristo, a modalidade era usada para a escolha dos solados mais fortes.
Menos mal que hoje o halterofilismo é apenas um esporte… Bom, mas, nas competições, o atleta tem 3 tentativas para erguer uma barra de ferro de determinado peso. Na modalidade masculina, por exemplo, a série inicia com uma barra com pesos de 20kg.
Conforme o praticante vai tendo êxito, mais pesos (discos) são colocados na barra. Quem conseguir levantar mais peso, vence a prova. Mas existem dois tipos de levantamento de peso:
- Arranque: o competidor tem que levantar a barra com um único movimento e deixá-la por cima da cabeça por 2 segundos;
- Arremesso: são feitos dois movimentos. No primeiro, o atleta levanta a barra até a altura dos ombros. E, depois, ergue a barra até a altura da cabeça.
Remo
Esporte também muito popular no mundo olímpico. Praticado em um barco movido a remos, o objetivo é percorrer uma distância reta de 2km no menor tempo possível.
As competições variam muito. Ao todo, são 8 tipos, dependendo do número de remadores no barco (que pode ir de 1 a 8). E essa modalidade é muito antiga, estreando em Olimpíadas lá em 1900.
Hipismo
Neste esporte, homens e mulheres podem competir juntos. O objetivo é conduzir um cavalo treinador por certo percurso, passando por obstáculos em um menor tempo possível.
O hipismo conta com várias modalidades específicas, como o adestramento, enduro, atrelagem e saltos. Em provas de salto, por exemplo, o atleta precisa saltar por cima de obstáculos espalhados na pista.
Por sua vez, no adestramento, são avaliados movimentos executados pelo cavalo dentro de um espaço pré-determinado. Já o CCE, que significa Concurso Completo de Equitação, é uma prova mais longa, que dura 3 dias. Nela, o atleta precisa realizar diversas provas, que abrangem saltos, movimentos, etc.
Patinação de velocidade
Para fechar a lista dos esportes de marca mais comuns, vamos falar de uma modalidade praticada nas Olimpíadas de Inverno. A patinação de velocidade é disputada em pistas de gelo ovais, que medem até 400 metros.
Há diversas modalidades dentro da patinação de velocidade, classificadas de acordo com a distância que deve ser percorrida pelos atletas. Assim, temos a pista curta (distância de até 1500m) e pista longa (até 10 mil metros, inclui provas de perseguição e de sprint).
Qual a importância do esporte de marca?
O esporte de marca possui diversas vantagens para a saúde física e mental. As principais são:
- Melhor condicionamento físico de forma geral, o que contribui para a saúde, previne doenças e melhora o funcionamento geral do corpo humano;
- Alívio do estresse, ansiedade e de outras patologias oriundas da mente. O esporte de marca libera substâncias extremamente positivas para o nosso cérebro. Podemos dizer que ele funciona como um antidepressivo natural e 100% saudável;
- Estimula a boa prática esportiva, por meio da competitividade saudável, promovendo um crescimento pessoal e estimulando um bom convívio social;
- Pode ser indicado como complemento de tratamentos de saúde. É o caso do atletismo e natação, por exemplo.
Qual é a principal característica do esporte de marca?
A principal características desse tipo de esporte é que há uma comparação entre os resultados alcançados por cada atleta. Por isso o objetivo sempre será alcançar as melhores marcas, de acordo com a modalidade.
Ela pode ser feita, inclusive, entre as marcas do próprio atleta, visando a evolução dele dentro do esporte.
Qual a origem do esporte de marca?
Cada esporte de marca teve uma origem diferente. E, como vimos, muitas modalidades nem eram esportes no início. Por exemplo, o levantamento de peso era usado na China muito antes de Cristo como processo de seleção para novos soldados.
Já o remo surgiu inicialmente como uma necessidade, pois as pessoas precisavam atravessar rios de uma forma rápida e segura. Por outro lado, alguns esportes são mais recentes.
Mas, de forma geral, podemos dizer que a origem do esporte de marca remete a milhares de anos antes de Cristo. E, ao longo do tempo, as novas modalidades foram surgindo e se aperfeiçoando.
Nesse sentido, a Grécia Antiga já organizava usa própria Olimpíada. E, pasmem, isso remonta a 2.500 anos atrás! Por fim, em 1896 ocorreu a primeira edição dos Jogos Olímpicos Modernos, em Atenas, consolidando esse modo de disputa.
Confira: