A patinação de velocidade é uma forma de esporte de patinação no gelo que envolve corridas. Os atletas patinam ao redor de uma pista oval de gelo a várias distâncias.
O comprimento da pista de gelo é de 400 metros, o mesmo que uma pista ao ar livre. Esta forma de patinação de velocidade é chamada de patinação de velocidade em pista longa. Enquanto isso, a patinação de velocidade em pista curta ocorre em uma pista muito menor e é muito mais rápida.
História da Patinação de Velocidade
A patinação de velocidade originou-se na Holanda quando as pessoas patinavam através de rios e lagos congelados. Eventualmente, estes se transformaram em corridas. As origens remontam até os anos 1200.
Com o tempo, foram criadas pistas e pistas de corrida preparadas e as corridas organizadas se tornaram um esporte. A primeira competição oficial de patinação de velocidade foi realizada em 1863 na Noruega.
A patinação de velocidade tornou-se um esporte olímpico para os homens nas Olimpíadas de Inverno de 1942. A patinação de velocidade olímpica feminina foi introduzida pela primeira vez nos Jogos Olímpicos de Inverno de 1960.
Local de Disputa da Patinação de Velocidade
A patinação de velocidade em pista longa é feita em pistas de gelo de 400 metros de comprimento. Os jogadores competem dois de cada vez.
A pista é dividida em duas pistas, os competidores trocam entre as pistas durante toda a corrida. Os patinadores devem alternar as pistas em cada volta. Há uma área ou zona designada na qual os jogadores trocam de faixa de rodagem.
Equipamento da Patinação de Velocidade
Não são necessários muitos equipamentos na patinação de velocidade. Os concorrentes precisam de botas apropriadas, lâminas de patinação, luvas, proteção para os olhos e um traje de proteção para a pele. O elemento mais importante são os patins em si, que consistem em botas e lâminas. Os patins de pista longa têm lâminas muito longas.
A bota se desconecta da lâmina no calcanhar para que um concorrente possa obter o máximo empurrão de cada degrau. Outro elemento interessante são os óculos.
Os patinadores de corrida usam proteção para os olhos, geralmente algum tipo de óculos ou óculos, para prevenir seus olhos do vento frio. Os trajes de pele permitem que os atletas sejam mais aerodinâmicos e assim aumentem seu tempo.
Na competição tradicional e profissional, dois concorrentes patinam ao mesmo tempo. Há duas pistas na pista e os concorrentes devem alternar entre as pistas em cada volta.
Não há contato físico entre os concorrentes, e eles competem pelo melhor tempo possível. A duração das provas é muito diferente, variando de 500 metros a 10.000 metros.
Posições e Responsabilidades
Na patinação de velocidade, a única posição é como concorrente. Os dois competidores são as únicas duas pessoas no gelo no momento da corrida. O resultado da corrida depende quase inteiramente dos concorrentes.
Outro papel é o do técnico. O treinador, ou equipe técnica, é responsável por ajudar a planejar a corrida dos competidores.
Regras da Patinação de Velocidade
Um foco principal da regulamentação é a própria pista. É muito importante que o tamanho e a qualidade do gelo esteja ao mesmo nível.
Há também algumas chaves nas regras de concorrência. Uma falsa partida é permitida antes que um atleta possa ser desclassificado. O pé do patinador mais próximo de seu concorrente é permitido atravessar a pista enquanto o outro pé permanecer dentro de sua própria pista.
O patinador que se desloca da pista externa para a pista interna tem o direito de atravessar a pista.
Estratégia de Competição
Na patinação de velocidade, a principal estratégia é conservar energia para se adequar à corrida. Dependendo da duração da corrida, é importante que você se adapte ao ritmo da corrida. Um ponto chave para a tomada de decisões dentro da corrida é decidir quando cruzar as pistas.
É importante evitar seu adversário, mas às vezes é necessário ir na frente dele. Cabe ao concorrente decidir se deve cruzar na frente ou atrás.
Confira: