O Taekwondo é uma arte marcial tradicional da Coreia, conhecida por seu “chute poderoso” e incrível habilidade de golpear o corpo ou a cabeça do adversário de quase todas as posições, de uma maneira muito divertida.
As demonstrações de Taekwondo são alguns dos espetáculos mais bonitos do mundo das artes marciais, mas muitos chutes também podem machucá-lo muito.
Os chutes no Taekwondo são os melhores do mundo das artes marciais. Este artigo focalizará os nomes e descrições detalhadas deles.
Como Funcionam os Chutes no Taekwondo?
Cada chute aterrissa em sua marca e faz uma quantidade significativa de danos, se feito corretamente. O Taekwondo é muito mais do que um chute bonito, é um estilo de vida e o melhor estilo de chutes no mundo das artes marciais por uma razão!
Chute Lateral (옆 차기, “Yeop Chagi”)
Yeop chagi ou chute lateral visa o estômago ou a cabeça do adversário. É uma das melhores técnicas de interceptação quando seu inimigo marcha para frente. Mas não o faça com sua perna de trás na luta, por favor, leva muito tempo. É um dos primeiros chutes que você vai aprender.
Chute Giratório (돌려 차기, “Dollyo Chagi”)
Esse chute visa o plexo solar, o meio do estômago ou a cabeça do adversário. Você pode ver tantas variações nas competições de Taekwondo, desde as defensivas até as ofensivas.
O chute mais perigoso é aquele que cai na cabeça quando o adversário o ataca. Se ele atingir o ponto doce, leva a uma parada por nocaute.
Também é chamado de bandal chagi (para o corpo) ou dollyo chagi (para a cabeça). O bandal chagi líder marca pontos, enquanto o outro pode levar a uma vitória por nocaute (técnico). O chute dollyo chagi é uma variação muito rápida de um chute de casa redonda que pode colocá-lo para dormir instantaneamente.
Outra versão de ataque popular do chute girat´rio é o chamado “chute brasileiro” ou uma versão modificada do chute dollyo chagi.
É difícil de bloquear, pois viaja ao redor do guarda e bate no templo, especialmente quando se faz com uma perna traseira, o que o coloca na lista dos pontapés mais perigosos do Taekwondo. Você também pode vê-lo em Muay Thai ou em karatê japonês.
Chute de Trás (뒷 차기, “Dwit Chagi”)
Esta é uma das melhores maneiras de contra-atacar um kickboxer ou um grande boxeador que se deixa aberto ao marchar para frente. Além disso, se você atacar o plexo solar ou o fígado corretamente, o dwi chagi pode levar a um golpe final de luta.
Dwi chagi é predominantemente uma técnica defensiva quando alguém ataca o lado aberto de sua posição de luta, mas serve bem para o ataque também. Pode atingir a cabeça também, mas somente se você for suficientemente flexível.
Chute Lateral Reverso (반대 옆 차기, “Bandae Yeop Chagi”)
Muitos a chamam de sub-variação de um “chute de costas giratórias”, pois está em algum lugar entre um chute de casa redonda e um chute de volta. Há duas diferenças – o calcanhar bate no adversário, e você não troca de posição de luta após o chute, você devolve sua perna chutando para a mesma estrofe.
Chute Crescente (“An Chagi / Bakkat Chagi”)
O chute crescente é um grande golpe, especialmente quando os dois atletas de Taekwondo lutam a curta distância. Mas não tente no boxe ou no MMA, você pode ser derrubado com um grande soco ou cotovelo.
Um chute crescente por dentro, ou “um chagi”, é excelente quando os lutadores estão na mesma posição. Um chute em crescente por fora funciona quando os dois estão na posição oposta. Raramente você verá um lutador fingindo antes de dar um chute em lua crescente, pois é rápido como um raio, não um chute poderoso.
Qualquer tipo de chute crescente trará três pontos em um torneio de Taekwondo. Os mestres do jogo podem combiná-lo com um chute de empurrão ou um chute frontal e falsificar o adversário para cair em uma “armadilha de chute crescente” mais fácil. Nota: os chutes em lua crescente são fáceis de dominar a pontuação, não os golpes de nocaute!
Chute Gancho (후려 차기, “Huryeo Chagi”)
O chute gancho é a marca registrada da ITF Taekwondo, e muitos concorrentes da ITF marcam toneladas de pontos com um pontapé de gancho líder (huryeo chagi).
A versão avançada é hook kick dollyo chagi, onde o lutador perde intencionalmente com um hook kick e retorna a mesma perna pelo mesmo caminho, visando a cabeça do inimigo com um chute no pé.
Não se pode esperar um nocaute com um huryeo chagi em Taekwondo, mas um chute de empurrão para um pontapé de anzol soa como uma grande jogada de finta para marcar pontos e ultrapassar o adversário na competição.
반대 돌려 차기, “Bandae Dollyeo Chagi”
O chute virado invertido lembra uma versão Muay Thai, já que a perna reta viaja em direção à barriga ou cabeça do adversário e você a devolve à mesma estrofe. Ele pode causar uma quantidade significativa de danos, mas se você errar, você estará em grandes problemas. É uma das técnicas mais complicadas do Taekwondo.
Por outro lado, há outra versão de bandae dollyo chagi, que é um pouco mais de um chute de estalo.
Chute Machado (내려 차기, “Naeryeo Chagi”)
O chute machado é um golpe muito complicado para kickboxers ou outros especialistas em artes marciais.
Um chute machado pode ferir gravemente o adversário se ele tentar se abaixar, mas mover sua cabeça para o lado funciona bem para a defesa. Naeryeo chagi também pode quebrar o osso da clavícula em alguns casos.
Chute Tesoura (“Kawi Chagi”)
O chute tesoura é uma técnica demonstrativa, mas é melhor não experimentá-la em combate. Você desperdiçará muita energia e, se você perder seu kawi chagi, o inimigo poderá contra-atacar e te derrubar.
A chance de acertar seu adversário é muito pequena, além de não ser um chute poderoso.