Sabe a diferença entre Muay Thai e Kickboxing? Duas artes maritais viram uma popularidade notável: Muay Thai e Kickboxing. Para o espectador médio, estas disciplinas parecem muito parecidas.
É verdade que existem exemplos de lutadores de MMA altamente bem-sucedidos que representam tanto o kickboxing quanto o Muay Thai como a parte mais marcante de seu treinamento, e muitas das técnicas ensinadas no Muay Thai e no kickboxing têm muito em comum.
A noção é compreensível, mas por outro lado, há também muitas diferenças marcantes entre o Muay Thai e o kickboxing que também devem ser levadas em conta quando se comparam os dois.
Este artigo vai analisar mais de perto tanto o kickboxing quanto o Muay Thai individualmente, as semelhanças que eles compartilham, e onde eles diferem.
Qual a Diferença entre Muay Thai e Kickboxing?
A primeira e mais óbvia diferença que você provavelmente notará entre o kickboxing e o Muay Thai é que esse é um sistema de oito membros que envolve golpes com cotovelos e joelhos, assim como chutes e socos, enquanto o kickboxing, por outro lado, é um sistema que ensina apenas golpes e chutes.
A segunda diferença está na maneira como os lutadores se movimentam e atacam. Com o Muay Thai, os lutadores estão se movendo quase que principalmente para frente. Os lutadores Muay Thai são ensinados a levar seu tempo até que um adversário lhes dê uma abertura e depois avance agressivamente para frente e ataque.
Muitas vezes, estas aberturas virão depois que um oponente tiver lançado um ataque próprio e os contra-ataques são uma parte fundamental do Muay Thai. Há pouco movimento de cabeça, tecelagem, e circulações como você verá no boxe e no kickboxing.
O movimento dos kickboxers geralmente tende a ser um pouco mais fluido e defensivo na natureza em comparação com o movimento dos lutadores Muay Thai. Os kickboxers usarão um pouco mais o trabalho de pés e ângulos para armar ataques em vez de depender de movimentos agressivos para frente e contra-ataques. Isso não quer dizer que o trabalho de pés fluido não seja encontrado no Muay Thai – mas pode-se dizer que ele é apenas um pouco mais proeminente no kickboxing.
Os tipos de golpes que você verá nas duas artes marciais também são diferentes. Há muito poucas greves artísticas ou exóticas ensinadas em Muay Thai. Em vez disso, o Muay Thai prefere greves simples e poderosas que não o desequilibrem tanto se elas falharem.
Com o kickboxing, no entanto, você aprenderá uma gama muito mais ampla de greves. Alguns dos golpes ensinados no kickboxing podem ser um pouco mais difíceis de serem feitos e podem desequilibrar mais se falharem, no entanto, eles contribuem para o arsenal de um kickboxer e podem ser altamente eficazes se um adversário não estiver esperando por eles.
Finalmente, a maneira como os lutadores de kickboxers e de Muay Thai lançam chute também difere. É muito raro dar pontapés com o pé ou com a canela inferior em Muay Thai.
Em vez disso, os lutadores Muay Thai são ensinados a acertar golpes usando a porção média de sua canela. Com o kickboxing, no entanto, há uma grande variedade de chutes que aterrissam usando o pé, a canela inferior e a canela do meio.
Fundamentos do Kickboxing
O Kickboxing ensina muitas das mesmas técnicas e fundamentos que o boxe puro. Um grande kickboxer provavelmente se sentiria bastante confortável dentro de um ringue de boxe lutando sob as regras normais do boxe. Isso você não pode realmente dizer sobre os lutadores Muay Thai.
É claro que o kickboxing também incorpora tanto chutes quanto socos como com o Muay Thai, mas o Kickboxing também coloca uma forte ênfase no trabalho de pés e no movimento em geral. Você verá com frequência eles circularem e avançarem para dentro e para fora com fluidez e facilidade.
O movimento da cabeça também é fundamental, e o kickboxing tende a incorporar uma gama muito ampla de golpes, às vezes se aproximando de golpes que são quase exóticos na natureza, como pontapés de machado e chutes de giro, para citar apenas alguns.
Semelhanças do Muay Thai e do Kickboxing
O Muay Thai e o kickboxing são ambos muito estratégicos, ensinando o trabalho com os pés, as configurações e outras técnicas necessárias para escapar dos golpes do adversário e dos golpes de terra.
Da mesma forma, muitas das técnicas ensinadas no Muay Thai são semelhantes às técnicas ensinadas no kickboxing, especialmente os fundamentos. Ambos os esportes são belas artes marciais e têm se mostrado eficazes nos mais altos níveis de competição várias vezes.
Conclusão
O Muay Thai é frequentemente visto como a arte marcial mais completa de todos eles, uma vez que incorpora o clinch, os golpes de cotovelo e os golpes de joelho enquanto o kickboxing não o faz. No entanto, uma pessoa ainda pode ter muito a ganhar se for treinada em ambas as artes marciais.
Os lutadores deMuay Thai poderiam usar o kickboxing para melhorar seus movimentos e aprender mais algumas das habilidades e técnicas ensinadas no boxe puro, a fim de acrescentar uma gama maior de ataques mais complexos ao seu arsenal.
Enquanto isso, um treinamento de kickboxer se beneficiaria muito dos contra-ataques e da natureza agressiva do Muay Thai, de como colocar um pouco mais de poder devastador atrás de seus golpes, e de como ser eficaz a partir do golpe e usar cotovelos e joelhos para punir um oponente de perto.
Em resumo, tanto o Muay Thai quanto o kickboxing são duas artes marciais altamente eficientes – sem dúvida, as duas melhores artes marciais disponíveis. Embora elas tenham uma série de diferenças importantes, não se pode realmente errar com nenhuma delas.