O que é Esgrima em Cadeiras de Rodas e como funciona? Prepare-se para aprender sobre a Esgrima para Cadeiras de Rodas e descobrir como ser um fã, jogador ou treinador.
Como Funciona a Esgrima em Cadeira de Rodas?
A esgrima em cadeiras de rodas é uma adaptação da esgrima projetada para que as pessoas com deficiência possam praticar o esporte. Como a esgrima é um esporte onde o trabalho e o movimento das pernas é muito importante, qualquer impedimento dos membros inferiores ou da medula espinhal dificultará a prática do esporte.
A esgrima em cadeira de rodas resolve esse problema, tendo atletas sentados em uma cadeira de rodas o tempo todo, que é fixa e não se move. O esporte foi apresentado pela primeira vez em 1954, e tornou-se parte dos Jogos Paraolímpicos pouco depois, em 1960.
O objetivo da esgrima é usar uma arma semelhante a uma espada para tocar seu oponente e marcar um ponto. Assim como a esgrima de corpo capaz, existem três armas diferentes; espada, sabre e florete, em esgrima para cadeiras de rodas, cada uma com regras diferentes e áreas-alvo válidas.
Na cadeiras de rodas, as pernas não são uma área de toque válida em nenhuma das armas. Para se defenderem de serem tocadas, os atletas devem usar suas armas e o movimento do tronco.
Como o controle do tronco é uma parte tão grande do esporte, a esgrima em cadeira de rodas é dividida em duas categorias; uma para atletas com bom controle do tronco e outra para atletas com controle limitado do tronco.
A esgrima para cadeiras de rodas requer movimento extremamente rápido do braço e controle de armas. Como os esgrimistas estão sempre tão próximos, há sempre ação acontecendo em uma partida e é difícil encontrar um esporte no qual os atletas envolvidos estejam em uma batalha mais próxima e mais disputada do que em uma esgrima em cadeira de rodas.
Confira: