A história do Kickboxing é ligada a uma arte marcial híbrida japonesa composta basicamente de elementos de perfuração e pontapés. Foi desenvolvido adaptando técnicas de luta do Karatê, do boxe ocidental e do Muay Thai.
Teve sua origem nos anos 60 no Japão e ganhou praticantes na América durante os dez anos seguintes. Em 1974, sua popularidade nos Estados Unidos foi simbolizada com o primeiro Campeonato Mundial sendo realizado pela Associação Profissional de Karatê.
Nos anos 90, com a adição de mais técnicas de combate terrestres adaptadas do Jiu-Jitsu Brasileiro, contribuiu para o desenvolvimento das Artes Marciais Mistas.
Qual é a História do Kickboxing?
Início
Diz-se que o Kickboxing é uma versão evoluída da forma de arte marcial tailandesa Muay Thai. Durante os séculos XIII e XIV, os soldados siameses da Tailândia praticaram uma espécie de boxe conhecido como Muay Boran.
A arte marcial continuou a se desenvolver como um sistema de combate até o século 19, quando foi popularizada como uma forma de recreação, autodefesa e aptidão física. Ela também evoluiu para uma espécie de evento esportivo com regras e uso de acessórios de segurança, incluindo luvas. Na década de 1920, o estilo era proeminentemente conhecido como Muay Thai.
Alguns anos mais tarde, um especialista japonês em boxe Osamu Noguchi encontrou a arte do Muay Thai. Ele sempre quis desenvolver um tipo de técnica de luta que tivesse a alma do Karatê, mas permitisse um ataque total. Depois de estudar o Muay Thai, ele o fundiu com técnicas de contato total de Karatê e boxe, que acabou se tornando o que conhecemos hoje como Kickboxing.
Alguns anos mais tarde, a primeira organização de kickboxing, chamada Kickboxing Association, foi formada no Japão. Hoje o kickboxing está sendo praticado com uma série de movimentos únicos em todo o mundo.
Desenvolvimento do Kickboxing
Quando o kickboxing começou a surgir como um esporte nos EUA nos anos 70, os lutadores tiveram que aprender através de um processo de tentativa e erro. A maioria dos lutadores veio do Karatê e a luta contra os ataques de contato total destacou certas deficiências.
A quantidade de energia necessária para o kickboxing era enorme e eles descobriram que não estavam tão em forma quanto acreditavam. Seus socos e chutes não foram eficazes o suficiente e também lutaram para permanecer no ringue para lutar 10 rounds.
Isto foi em parte porque as escolas tradicionais de artes marciais ensinavam os alunos a recuar seus chutes e socos e também a luta de contato usando luvas era extremamente rara.
Para melhorar o esporte, os kickboxers voltaram-se para a luta, o treinamento e o condicionamento do boxe profissional ocidental. Eles aumentaram o número de rounds para a luta antes de um combate.
Eles pegaram o sparring de contato completo e levaram muitos socos em seu corpo, inclusive na cabeça. Isto fortaleceu tanto seu corpo quanto sua mente para suportar praticamente qualquer tipo de desafio no ringue.
O esporte se tornou mais poderoso à medida que os praticantes se tornaram mais em forma e mais fortes. E assim, a versão moderna e dinâmica do kickboxing emergiu em um jogo cheio de ação. Logo chegou ao circuito esportivo internacional e começou a se expandir em todo o mundo.
Ao contrário da maioria das outras artes marciais, o kickboxing consiste em usar sua energia, agilidade e reflexos para superar e dominar os adversários ao longo do tempo, e é por isso que seus jogos de campeonato são sempre um deleite para os espectadores.