Você é um adulto que está apenas começando a andar de patins pela primeira vez? Talvez você tenha visto um vídeo do TikTok ou do YouTube com alguma criança mais jovem patinando e pensou: “Ei, eu gostaria de tentar!

Mas por onde você começa? Há tanta informação na web, como você escolhe?

Escrevi este artigo para ajudar você, o patinador iniciante (ou o patinador que volta depois de um longo hiato) a obter as informações pertinentes que você precisa para que você possa pegar seus patins e começar a rolar!

Quais os Melhores Patins para Iniciantes?

Como Escolher um Patins para Iniciantes?

Se você está apenas começando a aprender a patinar e está escolhendo seu primeiro par de patins, então este guia abaixo é para você.

Neste guia, oferecemos algumas dicas para escolher os melhores patins para iniciantes. Depois, passarei em revista a anatomia básica dos patins para que você entenda todas as partes que vão para sua confecção. É importante saber o que procurar antes de comprar, portanto, a razão para este guia.

Saiba seu nível de habilidade atual

Primeiro, você precisa compreender seu nível de habilidade atual. Sim, mesmo como iniciante há diferentes níveis de um iniciante. A maior pergunta que você precisa se fazer é o quão bom já é seu equilíbrio sem patins em seus pés.

Se você pratica ioga, patina no gelo ou esquia, então andar de patins pela primeira vez será mais fácil. Você já tem o bem mais importante que precisa – o equilíbrio. Por causa disso, você pode realmente considerar-se um iniciante mais avançado e tem um pouco mais de escolha quando se trata de escolher patins. Você pode até mesmo optar por patins em linha, se preferir.

Entretanto, se você ainda não tiver um bom equilíbrio, não se preocupe. Você ainda pode andar de patins. Só vai demorar um pouco mais porque você também precisa trabalhar seu equilíbrio. Preste atenção especial às dicas sobre botas e rodas abaixo para maximizar sua estabilidade.

Escolha um fabricante confiável

Obter um par de patins de boa qualidade é importante. Há tantas marcas de patins baratos hoje em dia que se desfazem com o uso contínuo. Esta é a razão pela qual você notará que minha lista acima realmente só vem de alguns poucos fabricantes selecionados.

Apenas lembre-se que o mais importante é que você receba patins de rodas. Portanto, qualquer marca serve especialmente para um iniciante. Não tenho nenhum julgamento de minha parte.

Tamanho

O mais importante é que você aprenda a dimensionar os patins, devendo caber confortavelmente como um par de sapatos, mas devem ser aconchegantes. O ideal é que você não queira muito abanar dentro de sua bota.

Eles devem caber bem e confortáveis, mas não devem beliscar você. Patins soltos com tornozelos e pés balançando em todos os lugares também não vão ajudar na sua estabilidade. Você também é mais propenso a bolhas se seus pés estiverem se movendo e se esfregando contra a bota enquanto patina. Você quer que os patins fiquem bem ajustados.

Minha melhor dica para o dimensionamento do skate é realmente ler as tabelas de tamanho dos patins dos fabricantes. Algumas empresas como a Riedell fazem um bom trabalho ao fornecer um guia que mostra exatamente como medir seu pé para obter o tamanho certo. Isto envolve o uso de uma fita métrica, lápis e pedaço de papel para obter as medidas corretas.

A maioria dos patins de rodas vem em tamanhos masculinos. É apenas o padrão que muitos dos fabricantes de patins seguem para facilitar o dimensionamento para eles. Assim, as senhoras muitas vezes têm que medir o tamanho de seus patins com um sapato completo para obter o ajuste correto. No entanto, isto nem sempre é verdade, já que alguns patins têm tamanhos tanto para homens quanto para mulheres, portanto, verifique cuidadosamente o site do varejista antes de comprar.

Portanto, leia sempre a descrição e perguntas/respostas no site da Amazon para entender o tamanho de seus patins antes de comprar.

Cano dos Patins

Em seguida, para iniciantes absolutos que precisam de estabilidade extra, recomendo que você vá com um patins de cano alto, pois proporcionam mais estabilidade do que as de cano baixo.

Os patins de cano alto se enrolam sobre o tornozelo mantendo o pé mais no lugar e, assim, mantendo-o mais estável. Muitos patins ao ar livre, de arte e ritmo vêm com botas superiores altas.

Para patinadores mais avançados ou iniciantes com melhor equilíbrio, você pode querer ir com uma bota de cano baixo, sendo usadas em esportes de patinação como roller derby, patinação de velocidade e jam skating porque permitem uma maior manobrabilidade do tornozelo. Isto permite que o patinador fique mais baixo até o chão para facilitar os crossovers e girar e cortar através da pista.

Rodas mais macias oferecem mais oportunidades de prática

Agora, vamos falar sobre patins de rodas. Há muitos tamanhos, cores e formas diferentes. Mas nesta dica, vou falar sobre a dureza das rodas. Para os iniciantes, recomendo que você vá com um conjunto de rodas de patins macios, ao ar livre.

Então, como você sabe o que é uma roda macia para exterior? Todas as rodas de uretano vêm com uma leitura de durômetro. Esta é uma escala de dureza de roda que está entre 1-100+ com a letra A anexada ao final da mesma. Portanto, uma roda 78A é mais macia que uma roda 103A, por exemplo.

Para iniciantes, recomendo que você vá com boas rodas ao ar livre, pois isso permite que você use seus patins tanto dentro como fora de casa. As rodas mais macias permitem que você use seus patins em superfícies ásperas ao ar livre como asfalto e calçadas.

Rodas duras sobre estas superfícies fazem suas pernas e pés balançarem mais – não ajudando na estabilidade. As rodas mais macias irão rolar mais suavemente e lidar mais facilmente com os detritos ao ar livre. As rodas macias também funcionam em ambientes internos.

O outro lado positivo das rodas macias é que elas rolam mais devagar. Isto pode ser ruim se você for um patinador profissional, mas para iniciantes isto é exatamente o que você quer – uma velocidade agradável, controlada e mais lenta.

Então, conforme você pratica e melhora, você pode facilmente comprar outro par de rodas mais duras e trocá-las para quando você patinar dentro de casa.

Acessórios de segurança

Finalmente, certifique-se de obter o equipamento de segurança correto. Joelheiras, protetores de pulso, cotoveleiras de patinação e um capacete de patinação devem ser realmente usados por todos, mas especialmente por iniciantes.

Eu patino há mais de 30 anos e ainda uso patins e capacete de patins de rodas a maior parte do tempo quando patino ao ar livre. É difícil prever quando uma pedra, detritos ou algum outro obstáculo imprevisto pode derrubar você – mesmo para o patinador mais experiente.

Materiais

Os patins vêm em dois tipos primários de materiais – couro e vinil / sintético.

Um patins de vinil durável vai ser um pouco mais dura e não vai quebrar tanto quanto as de couro. Isto significa que o conforto das sintéticas é praticamente o mesmo de quando você as compra. Elas vão quebrar em algumas, mas não tanto quanto as botas de couro.

A maior vantagem dos patins sintéticos é que elas são mais baratas. Tipicamente 2x mais baratas do que suas contrapartes de couro. A outra vantagem das sintéticas é que elas não precisavam matar nenhum animal para fabricá-las. Portanto, é um ganho para todos nesse aspecto.

Os verdadeiros patins de couro, por outro lado, serão mais difíceis quando você as pegar pela primeira vez e depois quebrarão com o tempo. Elas acabarão se encaixando mais como uma luva, quanto mais e mais você as usar. Elas são mais caras, mas se você quiser o melhor e puder arcar com isso, então este é o material para você.

Rodas

A seguir, temos as rodas – a peça mais importante no patins.

Diâmetro

A altura (ou diâmetro) de sua roda determina a velocidade e o tempo que você pode percorrer. As rodas de uretano mais altas demoram um pouco mais para acelerar, mas rolam em velocidades máximas por um período de tempo maior.

É por isso que os patinadores profissionais usam patins em linha com rodas super altas em linha de velocidade (algumas com até 125mm de altura). Quanto maior a roda, mais rápido você irá. Assim, o patinador profissional que está em linha patinando a velocidade normalmente irá com uma roda realmente alta. As rodas menores, por outro lado, irão devagar e são as melhores rodas de skate para iniciantes.

As rodas mais altas, porém, têm o inconveniente de serem muito mais difíceis de se manterem estáveis. Nenhum iniciante deve jamais tentar patinar sobre rodas de 125mm em linha – a menos que você goste de cair. Elas são até mesmo difíceis para patinadores avançados que não estão acostumados a tanta altura em suas rodas.

Rodas menores proporcionam mais estabilidade para o iniciante e mais manobrabilidade para o patinador de derby avançado. Rodas mais altas proporcionam mais velocidade, mas menos manobrabilidade e estabilidade.

Largura

A largura (ou perfil) de sua roda determina quanto de sua roda está tocando a superfície de patinação. Quanto mais larga a roda, mais estável você se sentirá.

Eles também têm o benefício adicional de lhe dar mais transferência de potência a cada empurrão. Uma roda mais estreita, entretanto, lhe dará mais capacidade de manobra.

Para os iniciantes, você não quer uma roda estreita. Fique com rodas padrão a largas. A maioria das rodas quádruplas que você vai me recomendar são perfeitas para iniciantes.

Chapas

A seguir, temos a chapas dos patins. Esta é a peça de plástico ou metal que se prende nos patins. Ela tem eixos na frente e atrás da placa para onde as rodas com rolamentos irão.

Ao escolher os patins acima, as chapas já são escolhidas pelo fabricante, variando entre nylon e alumínio. Basta selecionar seus patins e começar a patinar.

Chapas de nylon

O nylon é mais barato e faz com que o skate seja mais leve em geral, mas transfere menos energia de cada empurrão para as rodas.

Também tem uma chance muito pequena de quebrar. No passado isto era muito mais comum, mas hoje a maioria das placas de nylon vendidas em pacotes de skate são reforçadas com fibra de vidro ou outro material para evitar que isto aconteça.

Chapas de alumínio

No lado oposto, uma chapa metálica de alumínio é mais cara, tipicamente mais pesada e mais resistente. Elas proporcionam um bom passeio e fornecem mais potência de cada empurrão para suas rodas.

Para os patinadores que procuram patinar com mais agressividade ou velocidade, o alumínio é o caminho a seguir. Os patins de ponta são feitos com uma aeronave especial de alumínio que é leve como o nylon, mas robusto como o alumínio fundido pesado. Isto é o que você encontrará em muitos patins de alta velocidade e roller derby.

Entretanto, mais uma vez, para a maioria dos patins de partida, as placas de náilon se sairão muito bem. Se você tem o dinheiro e quer a melhor qualidade final, porém, não deixe que eu o impeça.

Rolamentos

A seguir, temos os rolamentos de patins. O mais importante a lembrar sobre os rolamentos é que eles precisam ser limpos e lubrificados para assegurar um passeio suave. Todos os rolamentos que vêm nos patins acima terão rolamentos limpos e lubrificados, portanto você estará pronto para ir.

Há, é claro, muito mais para os rolamentos do que apenas eles estarem limpos. Entretanto, para a maioria dos iniciantes, isto é a coisa número um a ter em mente.

Autor

Previous

O que é Patins (Rollerblading)?

Next

Como Funciona o Patins Downhill?