Como funcionam as piscinas de natação? Como elas diferem em tamanho e para quais eventos são mais adequadas?
Prepare-se para aprender sobre as diferentes variedades de piscinas. Você não precisa ter nenhum conhecimento prévio a respeito do esporte da natação.
Como Funcionam as Piscinas de Natação?
Enquanto as piscinas existem em muitas formas e dimensões diferentes, a maioria delas se encaixa em uma de duas categorias. A primeira é de piscinas longas e a segunda é de piscinas curtas.
Ambos os tipos têm o mesmo aspecto estrutural a olho nu, porém são tamanhos visivelmente diferentes e cada um tem seu próprio conjunto único de especificações que são adaptadas para diferentes usos e eventos.
Piscinas Curtas
As piscinas curtas têm 25 metros de comprimento. Por serem mais compactas e fáceis de construir em espaços menores, elas são mais comumente encontradas em terrenos públicos e escolas médias/altas.
A profundidade da água de cada piscina curta tende a variar de acordo com a localização e o usuário alvo. Piscinas encontradas em locais recreativos geralmente têm uma extremidade rasa de um lado e uma extremidade profunda do outro.
Piscinas Longas
As piscinas longas têm 50 metros de comprimento, o que significa que têm o dobro do comprimento dos cursos curtos. Elas são frequentemente chamadas de tamanho olímpico, pois são o padrão estabelecido para os eventos de natação olímpica.
De modo geral, as piscinas longas são orientadas para competições, tornando-as mais comuns em instalações de alto nível (isto é, arenas) e universidades com equipes de natação.
A maioria das piscinas longas são uniformemente profundas de uma extremidade à outra, com uma altura de água recomendada de pouco menos de 30 cm.
Finalidades das Piscinas
As piscinas curtas estão amplamente disponíveis para o público em geral e tendem a ser utilizadas para o lazer.
Elas são mais adequadas para nadadores casuais que simplesmente procuram se refrescar ou aproveitar a água, assim como atletas que procuram treinar para eventos de curta distância onde os tempos rápidos são essenciais.
Por outro lado, as piscinas curtas são voltadas para treinamento e eventos competitivos. Os nadadores sérios frequentemente as utilizam para aperfeiçoar seu ofício e praticar natação.
Praticamente todos os eventos olímpicos de natação acontecem em um percurso longo, incluindo revezamento de equipes e modalidades individuais.
Qual Piscina de Natação Usar?
A decisão de utilizar uma piscina curtas ou longas depende inteiramente das necessidades e tendências individuais de cada nadador.
Embora as diferentes piscinas não sejam especialmente reservadas para um tipo específico de nadador, aqueles que procuram nadar por diversão provavelmente se beneficiarão de uma piscina curta enquanto aqueles que precisam treinar ou praticar para um evento estão melhor utilizando uma piscina longa.
Isto não quer dizer que os atletas olímpicos e os competidores do ensino médio/universitário não possam se beneficiar do uso de uma piscina curta, no entanto, como muitos optam por treinar em piscinas curtas particulares para melhorar sua velocidade e resistência.