O voleibol sentado é uma versão do voleibol que foi inventada na Holanda em 1956. O jogo foi introduzido nos Jogos Paraolímpicos em Toronto em 1976.
Desde sua introdução, tornou-se um esporte amplamente competitivo e é popular em mais de 60 países em todo o mundo.
Como Funciona o Voleibol Sentado?
Semelhante ao voleibol em pé, a bola deve ser tocada no máximo três vezes antes de ser enviada por cima da rede.
O time pode marcar pontos enviando a bola para a metade da quadra do outro time de uma forma impossível de retornar. Bloquear e servir são aspectos padrão do jogo que são ligeiramente alterados para o voleibol sentado.
Há várias regras diferentes que tornam o voleibol sentado diferente do voleibol de pé.
Saque
Em relação ao esforço inicial de saque, os jogadores de voleibol sentado podem bloquear ou tentar bloquear o saque do adversário.
Isto difere das regras do voleibol em pé, onde esta ação receberia uma penalidade. Eles devem permanecer atrás da linha de saque e não podem ultrapassar a linha de fundo até que a bola seja contatada.
Ataque
Se um jogador da fila da frente está batendo ou atacando a bola, a pélvis do jogador na zona frontal deve estar tocando o chão.
Eles não podem se levantar no ar para executar a tacada. Os jogadores na zona defensiva podem atacar a bola de uma maneira diferente.
Estes jogadores podem mandar a bola de volta por cima da rede ou espicaçá-la de qualquer altura acima da rede que desejarem, desde que estejam atrás da linha da zona de ataque.
Especificamente, sua pélvis não pode estar sobre ou na linha da zona de ataque enquanto contatam a bola para enviar por cima da rede a partir da linha de trás. Depois que o jogador acerta a bola, ele pode cruzar para a zona de ataque.
Defesa
Jogadores na defesa que estão fazendo qualquer jogo defensivo devem estar tocando o chão de alguma forma com qualquer parte do corpo entre a pélvis e os ombros.
Se os jogadores na metade de trás da quadra estiverem tentando salvar a bola, estes jogadores podem perder o contato com o solo por um curto período de tempo. Entretanto, os jogadores não podem ficar de pé, levantar o corpo ou dar qualquer passo.
Como este jogo envolve ser baixo até o chão e ter sua pélvis no chão a maior parte do tempo, a rede também é bastante baixa até o chão.
Por causa disso, há menos risco de lesão quando os jogadores vão acidentalmente para debaixo da rede para a metade da quadra do adversário, pois nenhum jogador pode pular na rede.
O contato com os pés ou pernas do time adversário no seu lado da quadra é, portanto, permitido, desde que a ação não interfira com o jogo em questão.
Os jogadores de voleibol sentado também podem contatar as mãos de seu oponente se parte de sua mão estiver tocando a linha central ou estiver bem acima dela.
Jogadores
O voleibol sentado pode ser jogado por jogadores com ou sem deficiências físicas. Jogadores sem qualquer deficiência são obrigados a não usar nenhuma parte de seu corpo abaixo da pélvis durante o jogo. Há dois graus de deficiência que são classificados no jogo: deficiência mínima (DM) e inválidos (incapaz).
- A classificação de deficiência mínima é dada aos jogadores que têm uma deficiência que os impede de poder jogar vôlei de pé.
- A classificação de inválido é dada àqueles com uma deficiência mais grave que impacta suas habilidades de jogo.
Há seis jogadores permitidos na quadra para cada equipe ao mesmo tempo. O próprio time pode ter uma lista de até 12 pessoas. Os seis jogadores restantes no banco terão a oportunidade de substituir os outros jogadores.
Um líbero também poderá ser substituído e não poderá fazer nenhum ataque da zona defensiva.
Equipamento
A quadra de voleibol sentado é uma forma retangular separada em duas metades iguais que têm as medidas de 5m por 6m. A quadra é separada por uma rede que os jogadores enviam a bola para frente e para trás.
A rede é baixa, quase tocando o chão, sendo sua altura no masculino é de 1,15m e a altura no feminino é de 1,05m. A bola é a mesma que a bola padrão usada no voleibol de pé, com um peso de cerca de 9-10 onças.
Cada equipe é obrigada a ter um uniforme composto de camisas e bermudas iguais. Para o líbero da equipe, uma camisa de cor diferente deve ser usada.
Para jogadores plenamente capacitados, são permitidos joelheiras e sapatos de vôlei.