Conhece o famoso rodízio no voleibol? No voleibol, há seis jogadores na quadra para cada equipe, cada um começando em um local específico, mas estes locais não devem ser confundidos com as posições dos jogadores (levantador, bloqueador do meio, ponta, oposto ou líbero).
Cada jogador, com exceção do líbero, irá girar para cada local no sentido horário antes de cada saque.
Como Funciona no Rodízio no Voleibol?
Posições da Zona de Ataque:
- 2 – Lado direito ou saída de rede
- 3 – Central
- 4 – Lado esquerdo ou entrada de rede
Posições da Zona de Defesa:
- 1 – Lado direito (Sacador)
- 6 – Centro
- 5 – Lado esquerdo
Os jogadores da linha da ataque ficam mais próximos da rede e são responsáveis por bloquear ou atacar, enquanto os jogadores da zona de defesa ficam posicionados no meio ou atrás da quadra e são responsáveis pela recuperação da bola ou defesa.
Os jogadores da zona de trás (com exceção do líbero) podem atacar a bola desde que pulem para o ataque antes da zona (e linha) de ataque.
Cada vez que um time ganha um ponto ou antes de iniciar o saque, o time de saque gira no sentido horário.
Se os jogadores saírem de seus locais antes do saque, eles serão chamados para sobreposição ou de estarem fora de posição. Um ponto é então concedido ao outro time.
Se o time com erros na posição estiver servindo, a bola será passada para o time adversário para serviço. Os jogadores precisam estar atentos à sua localização e ter certeza de que estão no lugar certo em relação aos seus companheiros de equipe.
As posições dos jogadores são julgadas pela colocação de seus pés. Cada jogador da primeira linha (zona de ataque) deve ter um pé na quadra mais perto da rede do que os pés do jogador diretamente atrás dele.
Os jogadores irão girar os locais cada vez que seu time fizer um saque, com o jogador no local do RB normalmente o servidor. Se o time de saque ganhar o ponto, o jogador que serviu a bola o fará até perder um ponto.