Conhece as regras do Judô? O judô estava sendo usado inicialmente como uma técnica de autodefesa envolvendo muita prática mortífera. Mais tarde, foi modificado para a prática segura entre os estudantes. Assim, a Federação Internacional de Judô acrescentou muitas regras para torná-la segura.
Quais São as Regras do Judô?
Embora exista uma profunda tradição de filosofia oriental que sustenta a arte marcial, como esporte de competição o objetivo é simplesmente vencer seu oponente, embora com honra e graça.
Para ganhar um jogo, um jogador deve marcar mais pontos do que seu oponente, com pontos sendo concedidos por arremessos ou repescagens e penalidades por diversas infrações.
Lutadores
Cada judoca deve usar um gi (uniforme tradicional originário do quimono e outros trajes japoneses). O gi deve ser durável o suficiente para não rasgar facilmente e os braços e pernas não devem estar a mais de 5cm acima dos pulsos e tornozelos respectivamente quando os membros são estendidos. Deve ser usado um cinto que é enrolado ao redor do casaco e amarrado com o nó tradicional.
Vitória na Luta
Atletas, ou judocas, ganham uma partida ao alcançar ippon, ganhando duas pontuações de waza-ari (e portanto ippon) ou tendo acumulado mais pontos do que o adversário ao final de uma partida. Se as pontuações forem idênticas no final de um combate, segue-se um período de Pontuação de Ouro.
Neste período de prorrogação, a primeira pontuação de qualquer tipo ganha a partida para um atleta. Se a pontuação ainda estiver nivelada no final deste período, o resultado é decidido por Hantei, que é a decisão majoritária do árbitro e dos dois juízes de canto.
Segurança
- O dano intencional a um oponente é abandonado.
- Não se pode esmurrar ou chutar seu oponente.
- Não se pode tocar o rosto do oponente.
- Não é permitido atacar as articulações, a não ser os cotovelos.
- Também não são permitidos mergulhos na cabeça.
- Algumas técnicas como o Kawazu gake e o Kami basami não são permitidas.
- Nenhum dos concorrentes é permitido usar qualquer objeto metálico duro durante a competição.
Etiqueta no Judô
Antes de pisar no tapete, o concorrente deve fazer uma reverência. Antes de começar e depois de terminar o jogo, o competidor deve fazer uma reverência um ao outro e também à área de competição. Se alguém usar mau gesto corporal ou usar linguagem grosseira, então ele será excluído do torneio.
Não é permitido empatar no jogo. Também não se pode usar a postura defensiva. Se alguém desconsiderar a ordem do juiz, então será desqualificado para todo o torneio.
Área de competição
Deve ser tocado em um palco com um tamanho mínimo de 14×14 metros. As regras também dizem que o palco deve ser construído a partir de tatame. É um tapete que é usado para fins de piso das artes marciais tradicionais do Japão.
Penalidades
Geralmente, há dois tipos de penalidades no judô. Um é shido e o outro é hansoku. O Shido é concedido quando um concorrente permanece em um período mais longo de não agressão.
Ele também é concedido por violação menor das regras. Após dois avisos, um shido é concedido. O número de shidos decide o vencedor caso a partida termine em empate.
Por outro lado, quatro shidos farão um hansoku, uma violação de regra maior, o que pode levar a desclassificado do torneio.
Confira:
- História do Judô
- Quais são os golpes ilegais no Judô?
- A importância da técnica no Judô
- Curiosidades do Judô
- Oss no Judô
- Como funciona a vestimenta de Judô?
- Princípios do Judô
- Quedas no Judô
- Judô Paralímpico
- Diferença entre judô e karatê
- Diferença entre judô e jiu-jistu
- Ippon no Judô
- Wazari no Judô
- Benefícios do Judô